Encontro de Mestres japoneses e brasileiros na Universidade de São Paulo na manhã do dia 28 de junho, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e a presidente da ABIJA (Associação Brasileira do Imigrante Japonês), Miyoko Shakuda, visitaram o prédio da Reitoria e foram recebidos pelo reitor Vahan Agopyan. A visita foi para entregar ao dirigente a placa comemorativa da reforma do Jardim Japonês para celebrar os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
“Essa é uma oportunidade ímpar para aproximar ainda mais os dois países. A tradição japonesa no Brasil iniciou-se em 1908, com a chegada do primeiro navio japonês trazendo imigrantes. Hoje, vivemos um entrosamento entre os povos e não há mais uma comunidade japonesa no Brasil, mas sim uma comunidade nipo-brasileira”, afirmou o professor do Instituto de Ciências Biomédicas, Ii-Sei Watanabe, representando a comunidade japonesa.
O reitor agradeceu a homenagem e reforçou que “nós somos um caldeirão de culturas e aqui essas culturas se misturam rapidamente, de uma maneira bastante interessante. A mistura de raças é a grande riqueza do nosso País e, certamente, a USP se beneficiou muito dos descendentes da comunidade japonesa. Os nossos nikkeis se dedicam à Universidade de maneira muito intensa e contribuem para o desenvolvimento não apenas da USP, mas do País”.
Acompanhou a visita o chefe de Gabinete, Gerson Yukio Tomanari; a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, o Diretor Adjunto da Aucani, Valmor Alberto Augusto Tricoli, e o prefeito do Campus USP da Capital, Hermes Fajersztajn. Entre os representantes da comunidade japonesa, também estavam presentes o vice-presidente da ABIJA, Yukisada Oya, o diretor Shinichi Hatori, o conselheiro Koichi Nakazawa, e o empresário Oswaldo Takaki.
Deixe seu comentário