“Ao ensejo de estarmos realizando este 48º Central Kayo Taikai e Seletiva para o 28º Paulistão (que será realizado nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2023, em local ainda não definido), após mais de dois anos de paralização devido à pandemia do Covid-19, é com imensa satisfação que estamos retomando as atividades normais dos concursos de karaokê”, assim se manifestou o presidente da União Central de Karaokê (UCK), Akira Ikawa, em sua saudação no livro-programa do dia. “Agradeço, do fundo do coração, a todos os envolvidos na realização deste evento, desejo sucesso e boa sorte a todos os cantores”, concluiu.
O evento foi realizado no auditório do Complexo Educacional Mirambava de Suzano, na Rua Campos Salles, 884 – Centro.
Os eventos: Seletiva ao Paulistão e Taikai
A Seletiva da Regional foi realizada como primeira parte da programação do dia, que contou com 50 cantores inscritos e, ao final, se classificaram trinta e cinco para o Paulistão 2023
Ao Kayo Taikai, segunda parte da programação do dia, foram 109 cantores inscritos, dentre o quais alguns vindos também de cidades vizinhas e, inclusive, da Capital.
A ambos os eventos, sob a coordenação da profª Masako Ishihara, os jurados foram os mesmos, Kiyomi Kodama (presidente), Koji Kuwahara, Toshiyuki Sano e Takahata Shoji.
As apresentadoras do dia, também a ambos os eventos foram Mayumi Takahashi e Cecília Sumie; a sonoplastia e informática ficou sob responsabilidade de Roberto Anraku que contou com os apoios de Cláudia Midori e Dulcilio Almeida.
Uma enxuta comissão organizadora levou ambos eventos ao cumprimento do cronograma que se transcorreu sem anormalidades, de modo que se iniciou às 9h30 para se encerrar às 18h30.
À Abertura Oficial, subiram ao palco, além do presidente da UCK, Akira Ikawa, o coordenador geral Sueo Maekawa e a convidada especial, presidente da União Paulista de Karaokê (UPK), Tiyomi Takase, que, depois de saudar público, mesa e jurados, parabenizou a toda Comissão Organizadora pela realização no formato presencial do 48º Kayo Taikai, bem como da Seletiva… “até porque todo Paulistão começa com o Yosen, daí a importância de fazê-lo”, justificou. “Apesar dos eventos presenciais ainda serem poucos, já estão cada vez mais concorridos porque todos estão saudosos desses reencontros”, completou.
No final do evento mostrou novamente satisfação por ter vindo. “Feliz porque ganhei flores, orquídeas, aliás distribuídos muitos, oferecimento do Orquidário do Ikawa-san”, mostrou-as. “Mas muito feliz por poder encontrar tantos amigos que há muito não os víamos”, conclui satisfeita.
Assim, a partir do número 51, deu-se início ao Taikai propriamente dito que nesse interim ainda recebeu mais 20 tobiiri (Inscrições em cima da hora) para se encerrar com sorteios e premiações dos classificados.
Encerrado o evento, o coordenador Geral Maekawa fez questão de enfatizar sobre algo que adotaram nesse evento e que poderá ser útil às associações que promovem taikais. “Neste concurso preparamos nossos jurados ao uso de tablets, de modo que bastavam a eles apenas digitarem as notas dos cantores que, automaticamente, iriam para uma central, agilizando bastante nosso trabalho, não havendo mais a necessidade de se ficar recolhendo os papéis deles, depois somar e digitar as notas para, no fim, dar resultado final”, explicou. “Deu certo trabalho no começo aos jurados, porque era novidade também para eles, mas, ao final, deu o resultado esperado”, concluiu satisfeito.
Listas dos Classificados da Seletiva ao Paulistão e dos campeões do 48º Central Kayo Taikai
(Texto: Silvio Sano – fotos: do próprio e de Mayumi Takahashi)
gostaria de me inscrever no concurdo de karaoke
gostaria de me inscrever no concurso de karaokê