Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Entretenimento Karaokê Musica

Superando muitas adversidades, a ACENBRA retoma Karaokê Taikai presencial com sucesso!

Superando todas as dificuldades causadas pela imobilização consequente da Pandemia, depois de três anos, a Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia (ACENBRA), por seu Departamento de Karaokê, finalmente, realizou o seu 33º Concurso da Canção Japonesa de Atibaia, no dia 2 de Abril de 2023, no auditório do Cine Itá Cultural, dessa cidade-estância, na Rua Visconde do Rio Branco, 51, com a participação de 252 candidatos inscritos, vindos de vários municípios do estado.

A primeira delas, superada graças ao apoio da Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia, que os atendeu à principal necessidade que era o local para sua realização. Foram contemplados com a utilização do Cine Itá Cultural, além do pátio à frente, juntamente com uma tenda de cobertura para Praça da Alimentação, muito prático aos participantes que vieram de localidades distantes, como da Capital, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Bragança Paulista, Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto e até Presidente Prudente.

Felizmente deu tudo certo!”, afirmou satisfeito e aliviado o diretor do Departamento de Karaokê da ACENBRA, Kanetoshi Makiyama, e que também cantou no evento. “Estávamos muito preocupados devido ao tempo que ficamos literalmente parados nesses três anos quando nem mesmo eventos virtuais realizamos. Além disso, tínhamos problemas financeiros e de pessoal”, explicou. “Mas graças aos apoios de associados, de nossa dedicada Comissão Organizadora e da Prefeitura, que nos disponibilizou esses espaços, mesmo com todas essas dificuldades conseguimos realizá-lo”, justificou aliviado. “Por isso, pedimos nossas desculpas aos participantes por algumas das falhas técnicas e contamos com V. retornos ao próximo evento”, concluiu satisfeito.
Caio Suzuki, um dos coordenadores, também jurado às categorias Minyô, bem como ajudou na apresentação de cantores ao palco, também viu méritos na superação das dificuldades para essa realização. “Depois de 3 anos, finalmente, conseguimos realizar nosso tradicional concurso de karaokê em Atibaia. Como sempre, voltamos a receber cantores de lugares bem distantes, como Ribeirão Preto, mas neste ano tivemos o prazer de receber também de Presidente Prudente, aliás, uma boa turma. E mais, por voltar a ser presencial, ficamos muito felizes por podermos rever velhos amigos em nosso evento”, justificou. “E aproveito para agradecer ao árduo trabalho dos professores Katsuyuki Sano, Shoji Takahata e Nobuhiro Hirata, bem como do Kusano Kenji sensei, no julgamento da categoria Minyô. Sem me esquecer do serviço de contagem de pontos, da Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita, e da sonoplastia, por conta do Sr Milton Hidani”, concluiu.
Também igualmente satisfeito, pelas razões comuns aos três, por terem convividos todas as dificuldades advindas da Pandemia, Nelson Kenji Kunitake, atual diretor de eventos da Acenbra e também um dos coordenadores deste evento, confirmou as dificuldades encontradas para a realização deste taikai.Como no período da Pandemia, nos anos 2020, 2021 e 2022 não realizamos nenhum concurso presencial e nem mesmo online, decidimos fazer o deste ano mesmo sem o número adequado de pessoal ou sem recurso financeiro no início”, revelou. “Mas graças à ajuda de muitos amigos que conhecemos via taikais online, somados aos nossos parceiros da Liga Centro-Oeste, mais apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia (Cine Itá e tendas) e da ACENBRA, o Departamento de Karaokê, com toda a dedicação de seus membros, conseguiu realizá-lo”, desabafou satisfeito. “Por isso, só temos a agradecer a todas as cidades que se inscreveram em nosso taikai contribuindo conosco para a preservação dessa tradição do karaokê no Brasil”, finalizou.

O evento:
Com início ocorrendo, portanto, às 8 horas, os cantores, de modo geral, foram julgados por um respeitado júri composto por Katsuyuki Sano (presidente), Takahata Shoji e Nobuhiro Hirata. Para os da categoria Minyô a Comissão Julgadora foi formada por: Kenji Kusano (presidente), Nobuhiro Hirata e Caio Suzuki.

Os apresentadores, responsáveis pela dinâmica do evento foram os versáteis: Taís Iwano, Tiemi Kunitake, Caio Suzuki e Kenji Kunitake.

A Sonoplastia ficou sob a responsabilidade da Hidani Som (Milton Hidani) e a Contagem pela KaHo Informática (Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita).

Na Abertura Oficial, ocorrida às 13h, compuseram a mesa o presidente da ACENBRA, Wilson Yamamoto; a representante da UPK, Eiko Hojo; o presidente do Júri, Katsuyuki Sano; e o diretor do Departamento de Karaokê, Kanetoshi Makiyama.

(Foto: Jane Mayumi Nishimura)

Em seguida a ACENBRA homenageou os cinco mais idosos participantes do taikai que foram: Noboru Mizutani (96), de Ribeirão Preto; Mitio Kawano (91), de Atibaia; Yoneko Yamashita (90), de Campinas, Paulo Suzuki (89), de Bragança Paulista; e, Shiro Iwami (89), de Atibaia.
A seguir, o público foi contemplado com a apresentação de shows dos professores Takahata Shoji, Nobuhiro Hirata e Caio Suzuki.
Sem nenhuma anormalidade na programação, há que se destacar as performances de Yuji Suzuki, filho de Caio Suzuki e Taís Iwano, que se apresentou em três categorias, e muito bem: Doyô, Tibiko e Minyô.


Por fim, encerrada as apresentações dos cantores, pouco após as 17h, antes das premiações finais do dia, Kanetoshi Makiyama, fez as saudações de despedida ao público, pedindo novamente desculpas por algum deslize ocorrido a alguns participantes e reiterando o convite a todos ao próximo evento.
Após as imagens das premiações está a Lista dos Campeões por categoria.

Lista dos Campeões

(Texto: Silvio Sano – fotos: do próprio e da Nair Mayumi Nishimura)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ