Através do celular, com tecnologia de ponta o Rio Matsuri proporcionou experiências inéditas no evento, com aplicativo o visitante pode tirar fotos com hologramas da Boneca Hello Kitty, Mapa de localização como GPS, também teve um painel grafitado uma imagem de uma mulher com características ocidentais no desenho, o aplicativo transformava a mulher e todo painel em oriental.
Os cariocas, fluminenses e turistas puderam assistir vários shows musicais, como “O Fantasma da Ópera” interpretado pelos cantores Pedro Mizutani e Angelaisa Toyota, “A Bela e a Fera” com Vilma Akemi Okamoto e Pedro Mizutani, apresentações de Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Himawari Taiko, Rio Nikkei Taiko, Cia Fujima.
O destaque foi à apresentação internacional do baterista japonês, Masamichi Kato, mais conhecido como Masa com um longo tubo de PVC moldou um didgeridoo. O instrumento de sopro, provavelmente o mais antigo do mundo, é tocado por aborígenes australianos há pelo menos mil e quinhentos anos. Com sua bateria sustentável e reciclagem de baldes e seu didgeridoo, surgiu o músico Masa, com seu show de percussão incomum, misturando gêneros e instrumentos, encantou e agitou o público.
O Rio Masuri em sua segunda edição registrou 40 mil pessoas que vieram conferir as tradições milenares da Cultura Japonesa. A Praça de Alimentação ficou lotada onde todos puderam degustar pratos típicos da culinária oriental, como Tempura de sorvete e até hambúrguer de Wagyu (hambúrguer japonês).
Também teve arena de artes marciais apresentações de atletas infantis, adolescentes e adultos.
Desfile de Cosplay foi à sensação das crianças, adolescentes e adultos que tiveram a oportunidade de estar próximos de seus personagens de quadrinhos japoneses (mangá), super heróis e vídeo games.
Para o organizador do evento, Sergio Takao Sato destaca que, “o Rio Matsuri veio somar mais um atrativo para o Rio de Janeiro. O festival no Riocentro, na Barra da Tijuca, em sua 2ª edição foi repleto de novidades e com a ampliação das áreas foi sucesso em público, mesmo com o tempo chuvoso”.
“As pessoas puderam reunir a amigos e família inteira num só lugar, como no espaço gastronômico, com comida realmente tradicional, muitas dificilmente encontradas nos restaurantes japoneses no Brasil – está duas vezes maior com preços acessível. Os shows encantaram a plateia lotada. Ano que vem pretendemos aumentar espaços que graças a Deus e aos esforços de todos foi um sucesso!”, contabiliza Takao.
Gratidão pela sua vinda e sua ótima publicação, querida Luci Júdice san!!! Alegria de vê-la trabalhando com entusiasmo: pena não termos tido tempo de conversar. Abraço carinhoso!!! Teruko, com admiração