Não exatamente vinte e uma vezes, mas por dezenove teve sucesso pleno incontestável. Mesmo assim, as duas únicas vezes apenas não foram tão excepcionais, não corresponderam às expectativas. Por isso, com um histórico desse, a União Cultural e Esportiva Guarulhense (UCEG) realizou, e novamente com sucesso, o seu 21º Festival de Sukiyaki, no dia 03 de junho de 2023, em sua sede localizada na Rua Maria Zintl, 232 – Jardim Cocaia, em Guarulhos, com o salão das quadras de esportes, onde foi realizado, totalmente lotado!
Por se tratar de prato típico tradicional da culinária japonesa, sukiyaki, onde teoricamente cada um se serve ao próprio gosto, o formato foi de se disponibilizar uma panela com fogão a gás em cada mesa para seis pessoas se servirem. No total, pelo layout do salão, foram pouco mais de cem mesas, com mais de 95% delas plenamente ocupadas. E foram preparados 650 kits de sukiyaki, cujos restantes foram também totalmente vendidos.
Como, por essa característica, as pessoas nas mesas vão se preparando e já se servindo aleatoriamente, nesse interim, foi oferecido ao público um desfile de cantores, da própria associação e convidados de fora, num total de quinze, que cantaram os mais variados ritmos possibilitando com isso a participação por parte dos próprios convidados a dançarem à frente do palco, tornando a festa ainda mais animada.
Em seguida houve a apresentação “retumbante” do grupo Ryukyu Daikô, que animou bastante o público presente, principalmente crianças e jovens; e, para finalizar, Joe Hirata, principal atração do dia, e de quase todas as 21 edições, de que participa desde a primeira, em 2002.
Para o presidente da UCEG, Sérgio Mitsuru, também um dos coordenadores desse festival, juntamente com a esposa Marina e Hamilton Gaze… “O Festival do Sukiyaki é um evento tradicional da cultura que a associação procura preservar. Este ano foi a 21ª edição em que prevaleceu o encontro de muitas associações, amigos, parentes, onde além de saborear uma boa comida sacramentar o encontro de pessoas que há muito tempo não se viam”, lembrou o período da pandemia. “E tivemos também nessa edição a participação de vários cantores do meio karaokê que atenderam ao nosso convite. E para finalizar a parte musical, após os cantores, uma apresentação do grupo Ryukyu Daikô e, como sempre presente, show do grande Joe Hirata”, complementou. “Muitos prêmios ofertados pelos nossos patrocinadores foram sorteados entre os presentes”, prosseguiu. “Foi um trabalho árduo que começou a ser preparado desde há 3 meses, com muito carinho, em especial pelas senhoras do Fujinkai que trabalharam como nunca”, enfatizou. “Na verdade, todos contribuíram de alguma forma, os departamentos de Judô, de Futsal…e toda diretoria também se esforçaram para que tudo desse certo nesse encontro de amigos… que é, na verdade, o sentido do Festival”, concluiu.
“O Festival de Sukiyaki foi idealizado por um sócio, Dr Francisco Nishi, que unindo forças com os associados realizaram o Primeiro Festival de Sukiyaki da UCEG, em 2002, e já teve como convidado especial o cantor Joe Hirata”, revelou Rosana Sasaki, idealizadora do grupo Dancing Party e que também foi mestre de cerimônia na edição deste ano. “O projeto foi idealizado com o objetivo de proporcionar diversão aos associados, além, de angariar fundos para o clube e tem dado tão certo que o sucesso continua até hoje”, complementou. “Neste ano foram mais de 650 sukiyakis vendidos, numa festividade única de encontro com amigos”, concluiu.
Para Roberto Akita, que fez parceria como mestre de cerimônia com a esposa Rosana, a satisfação também foi grande. “Tive o privilégio de participar do 21º Festival de Sukiyaki da UCEG como apresentador, o que me contemplou com uma vista do alto do palco para presenciar as famílias e os amigos juntos cozinhando e degustando de uma refeição tão tradicional da culinária japonesa. Foi de uma felicidade imensa”, garantiu.
Um dos que mais participaram desse tradicional evento, e sempre como protagonista foi Joe Hirata, presente desde a concepção do mesmo. Dessa vez não foi diferente, a não ser na novidade a cada uma de suas apresentações marcadas, atualmente, com distribuição de muitos brindes e muita animação enquanto apresenta seu repertório. “Participo do Festival de Sukiyaki desde a primeira edição. Lembro-me de que na primeira vez o Festival já foi um grande sucesso”, confirmou. “Tenho um grande carinho e consideração pela UCEG que sempre prestigiou minha carreira. Agradeço ao presidente Sérgio e à Marina, em nome de todos os presidentes que já passaram, em especial ao saudoso Sr. Kokiti Ura que nos deixou ano passado. Tenho gratidão ao público que é sempre muito animado e dançam em meus shows”, enalteceu. “O Festival do Sukiyaki é um evento já consagrado e muito esperado todos os anos pela noite agradável e pelo delicioso sukiyaki preparado pelas senhoras e voluntários. Tenho certeza de que o evento ainda perdurará por muito tempo”, garantiu. “Até uma próxima!”, prometeu retornar.
Para o guarulhense Mitsuo do Bradesco, que já participa desse festival desde há muitos anos, não há outro afim tão igual. “Este Festival de Sukiyaki UCEG, na minha opinião, é um dos melhores em todos os sentidos, na organização, recepção, atrações tops e o melhor ainda, possibilitar encontrar e estar com os amigos. Achei ótimo ter participado novamente”, garantiu.
Assíduo frequentador de eventos da comunidade nipo-brasileira, Mário Hideshima veio pela segunda vez ao Festival. “A noite foi completa, muita comida e muitos shows de cantores renomados, sobretudo a animação do Joe Hirata, que fizeram o público interagir durante todo o jantar, além de muitos brindes para as crianças e adultos… sem falar no delicioso e principal motivação do dia, o sukiyaki, preparado na própria mesa pelo seus integrantes. Quem não sabia cozinhar, aprendeu…”, brincou. “Mas a chave de ouro foi o encontro com os amigos… um bate rápido papo aqui, outro ali, mas saciados pelo reencontro”, concluiu.
Para Leni Yamashita, também pela segunda vez, e uma das integrantes do grupo Dancing Party… “Os eventos da UCEG costumam ser realizados com bastante sucesso. Como o undokai, por exemplo, que teve uma explosão de pessoas. O Sergio está de parabéns! Marina também, que admiro muito”, revelou. “A UCEG tem promovido outros eventos, como o karaokê, e também excursões. Esse deve ser o segredo de tanto sucesso. Por isso o Festival de Sukiyaki, que é anual, é muito esperado. Parabéns à UCEG e Equipe Organizadora”, complementou. “Dessa vez, vim para ‘espionar’ o que rola nesse Sukiyaki que faz tanto sucesso. E acabei ficando”, confessou, sorrindo. “Por isso, desde já, estou na expectativa para o próximo”, prometeu.
Pela primeira vez
Mas quem veio pela primeira vez também aprovou. “Na verdade, ganhamos os convites do nosso amigo João Hirotsu!! Puxa! Já está na 21ª edição e nem a conhecíamos!!”, afirmou e admirada pela qualidade, Tereza Ahagon, da associação de Vila Alpina. “Foi delicioso encontrar amigos e saborear um prato tão maravilhoso, super caprichado e preparado com tanto carinho!! Com certeza, estaremos no próximo evento!! E convidaremos os amigos do nosso kaikan Vila Alpina!!”, garantiram. “Toda nossa turminha adorou e todos compraram os pratos para viagem!! Nós compramos 4 embalagens para levarmos aos nossos filhos!!”, concluíram.
“Noite perfeita, organização impecável e sukiyaki delicioso. Muita animação, camaradagem, música e belíssimas apresentações. Parabéns aos organizadores!”, expressou-se assim, Alejandro Pomponio que se apresentou no palco com a música ‘Porque no paras reloj’, em espanhol, ele que é argentino de nascença e um dos cantores do grupo Dancing Party. Veio pela primeira vez ao Festival, acompanhado da esposa Amarilis, que também o aprovou. “Mas já vim cantar algumas vezes no taikai da UCEG, viu”, fez questão de lembrar.
Para Kazue Takahira, também integrante do Dancing Party e japonesa de nascença, o festival foi uma grata surpresa. “Como japonesa que sou e que adora sukiyaki, por também ter uma panela elétrica para isso, imaginei que fosse possível realizar esse prato típico, com sucesso, para até umas vinte a trinta pessoas, não para seiscentas!”, afirmou admirada. “Para isso ocorrer e com pessoas vindas por vinte e um anos seguidos, só mesmo com ótima organização. E estava delicioso!”, garantiu. “Por isso parabenizo a comissão organizadora que soube também preencher todo esse tempo com cantorias, taikô e com quem não poderia deixar de faltar, o Joe Hirata, né”, concluiu.
O evento, com sukiyaki, cantores, sorteios de prêmios, taikô e… Joe Hirata:
Sorteio de Prêmios
Ryukyu Daikô
Joe Hirata
(Foto: Marina Mitsuru)
(Texto: Silvio Sano – fotos do próprio e de Marina Mitsuru)
Deixe seu comentário