Com o objetivo de reduzir e se possível eliminar os resíduos sólidos que são irregularmente descartados nas ruas da região Central, a Prefeitura de São Paulo realiza a Operação Centro-Limpo. Ação conjunta da Prefeitura SP já emitiu mais de 33 multas.
Durante a primeira semana foi desenvolvida uma ação de conscientização pela Subprefeitura Sé, além de reuniões com os colaboradores e com a comunidade, informando da ação e solicitando auxílio na fiscalização, denunciando o descarte irregular.
Além das ações de limpeza, a fiscalização quanto a descarte irregular de lixo foi intensificada, desde o início da operação em 24 de abril. Até o momento, foram emitidas 33 multas de estabelecimentos que são grandes geradores e devem realizar a contratação individual do lixo produzido, no valor de R$ 2.081 reais cada, conforme a Lei 13.478/2002.
“Estamos empenhados com as nossas equipes para deixar o Centro realmente melhor. Pedimos a população e aos comerciantes que não coloquem o lixo na rua fora do horário e nos ajudem a fiscalizar quem fizer o contrário”, afirma o subprefeito da Sé, Alvaro Camilo.
Centro-Limpo é uma operação conjunta entre a Subprefeitura Sé, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) e as empresas de limpeza Loga São Paulo e Sustentare Saneamento.
Cerca de 100 colaboradores executam as ações de limpeza em diferentes pontos do Centro-Velho e Centro-Novo de São Paulo. Apenas nos primeiros três dias de operação, as empresas recolheram mais de 17 toneladas de resíduos na região Central.
Desde janeiro deste ano foram emitidas 374 multas de descarte irregular, como lixo domiciliar descartado fora de hora, grandes volumes e lixo em geral na via, em valores que podem chegar a R$ 25 mil reais, conforme a Lei 13.478/2002.
Deixe seu comentário