O mundo fica perplexo com o assassinato do ex-primeiro ministro japonês Shinzo Abe durante um ato político na última sexta-feira (8) em Nara no Japão. Inacreditável tal ato barbárie, pois o povo japonês é considerado ser um povo pacífico e ter um sistema rigoroso a restringir o acesso de armas de fogo em todo o país.
No Brasil não foi diferente, a comunidade japonesa e o governo brasileiro estão consternados com o ocorrido. O presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Renato Ishikawa lamenta a perda. “É com grande tristeza que recebemos a notícia, um dia trágico, uma grande perda para o Japão e para a sociedade ocidental mundial”, diz.
“O ex-Primeiro Ministro Shinzo Abe era muito admirado por onde passava. Quando veio ao Brasil em 2014, visitou o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social falou sobre as conquistas dos japoneses como a credibilidade, um patrimônio e honra para o Japão. Também estimulou a comunidade Nipo-Brasileira, principalmente os jovens com três palavras ‘Liderar, Progredir e Inspirar’, o mundo perdeu um grande líder”, conclui o presidente Renato Ishikawa.
Nota do Ministério das Relações Exteriores
O Governo brasileiro recebeu, com tristeza e consternação, a notícia do falecimento do ex-Primeiro-Ministro do Japão Shinzo Abe, vítima de atentado na cidade de Nara. O Presidente da República Federativa do Brasil decretou luto oficial de três dias.
“O Brasil condena, nos mais fortes termos, o ataque covarde ao ex-Primeiro-Ministro e soma-se ao governo e ao povo do Japão no repúdio a todo tipo de violência política, que atenta contra nossos valores compartilhados de defesa da democracia e da paz.
O ex-Primeiro-Ministro Abe trabalhou de maneira incansável pelo aprofundamento da amizade Brasil-Japão. Durante seu governo, as relações bilaterais elevaram-se para o patamar de Parceria Estratégica e Global, revelando o reconhecimento da importância do relacionamento em todos os seus aspectos: político, econômico, humano. Abe sempre cultivou interlocução com o Brasil no mais alto nível, e sua presença na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 simbolizou o afeto entre os dois países.
O Governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família e aos amigos do ex-Primeiro-Ministro Abe, ao governo e ao povo do Japão”.
Shinzo Abe um político japonês que serviu quatro mandatos como primeiro-ministro de seu país. Membro do grupo nacionalista Nippon Kaigi, Abe foi considerado um político conservador, um
Deixe seu comentário