Literalmente, porque além do agrado em dobro do público e participantes, o número de atrações também dobrou em consequência do sucesso do primeiro… e de forma inesperada até para a própria Comissão Organizadora que quando resolveu oficialmente se preparar para a edição deste ano, divulgou um banner prevendo início do evento para às 10h e encerramento às 16h, supondo os mesmos participantes do primeiro.
Ledo engano! Com a repercussão se alastrando e mais interessados querendo participar, a Comissão Organizadora resolveu mudar o formato e convidando grupos de danças para se apresentarem, como também para enriquecerem as apresentações de alguns cantores. Acertaram! Por isso, mesmo com o número de atrações dobrado, bem como com alongamento de tempo muito maior da programação (das 9h às 18h), o evento foi o tempo todo muito dinâmico e contagiante satisfazendo inteiramente ao público presente.
Assim como no ano passado, o 2º Festival de Música Japonesa de Itariri foi realizado no kaikan da Associação Nipo-brasileira de Itariri, na Rua Prof. Maria Ribeiro Giglio, 111 – Centro, Itariri.
(Veja como foi a primeira edição pelo link abaixo:
https://www.portaloriente-se.com/acredite-a-comunidade-centenaria-de-itariri-realizou-seu-1o-festival-de-musica-japonesa/)Para a Coordenadora Geral do Evento, Célia Tamashiro, apesar do também trabalho em dobro que exigiu desgaste físico e psicológico, a satisfação pelo sucesso obtido compensou: “Coordenar o 2º Festival de Música Japonesa de Itariri na parte artística foi um grande desafio para mim. Exigiu muitas horas de trabalho, centenas de mensagens trocadas com os responsáveis pelos grupos de dança, Teresa Ahagon e Sensei Satie Akamine, dos cantores e do taikô”, revelou. “Felizmente pude contar com o primoroso auxílio dos amigos Leonardo Kubota e Masahiti Shimada que não pouparam tempo, tampouco dedicação para organizar toda a parte das mídias, deixando-me com mais tempo para me dedicar à programação das atrações artísticas”, reconheceu agradecida. “De antemão, já previa que o evento seria um sucesso porque tinha na programação cantores renomados e tantos outros de grande talento, além da participação dos grupos de dança e do taikô”, garantiu. “Por isso, só tenho que agradecer à diretoria da ANB de Itariri que, mais uma vez, confiou no meu trabalho e da minha equipe. Meus agradecimentos aos cantores, dançarinos, pessoal do taikô, do baiten, da limpeza, da sonoplastia, da decoração e arte, sem os quais o Festival não teria sido o sucesso que foi. Agradecimento especial a cada patrocinador pelo apoio financeiro dado para a realização deste Festival”, foi só gratidão.
Igualmente muito satisfeita, com o sucesso obtido nesta segunda edição, ficou a presidente da ANB de Itariri, Noriko Higa. “Ficamos felizes em ver o kaikan lotado o dia todo. Cantores, dançarinos, pessoal do taikô, da cozinha, das vendas de lembrancinhas e doces finos, e muitos que vieram assistir e prestigiar o festival”, mostrou ter estado atenta ao evento. “Nossos sinceros agradecimentos. Quero agradecer também a presença de vários presidentes dos kaikans de São Paulo e de municípios vizinhos que vieram nos prestigiar”, revelou agradecida. “O festival deste ano, mais uma vez, teve a coordenação da Célia Tamashiro e sua equipe que garantiram o pleno sucesso do evento com tantas belíssimas atrações artísticas. Nosso muito obrigado”, finalizou feliz.
Para a presidente do Fujinkai, Naoko Kian, que revelou ter a ideia do Festival surgido de uma conversa entre a presidente, ela e a vice do Fujinkai, Satoko Shinzato, e contando com o apoio técnico de quem acabou se tornado coordenadora geral, Célia Tamashiro, o resultado obtido na edição foi até inesperado. “O festival deste ano superou nossa expectativa, com belas apresentações o dia todo. Foi extraordinariamente muito bom”, não se conteve, mas também não se esqueceu da área que comanda, da cozinha e culinária tradicional. “Espero que tenham provado o tradicional Sobá de Itariri, além de terem gostado das demais comidas que estavam sendo vendidas em nosso baiten”, reforçou. “Obrigada a todos que vieram nos prestigiar!!”, agradeceu satisfeita.
O evento
Contando com uma Comissão Organizadora composta por pessoas experientes e amigas, tanto da própria associação como de fora da cidade, graças aos contatos da coordenadora geral no meio karaokê e artístico da comunidade nipo-brasileira, o evento transcorreu sem anormalidades, iniciando e se encerrando dentro do programado.
Dentro do espírito de confraternização dado ao evento desde sua origem, sem o formato de competição (taikai), a abertura inicial foi dada de forma descontraída, com uma curta saudação de boas-vindas ao público, pela apresentadora Kazue Takahira, para imediatamente anunciar a primeira atração do dia que foi o Hikari Team, formado, na sequência da foto, por Makoto Yoshioka, Célia Tamashiro, Leonardo Kubota, Margarida Saiki e Hugo Oshiro.
E as atrações programadas foram se apresentando ao público, sendo anunciadas, uma a uma, em sequência, por Leonardo Kubota, Makoto Yoshioka, Luzia Naomi Matsuo, Margarida Saiki e Kazue Takahira, intercaladas por apresentações dos cinco convidados especiais: Fusako Hara, Kazuko Kawai, Yuji Hiroishi, Fernando Asato e o dueto Leonardo Kubota & Masahiti Shimada.
Assim, a programação foi sendo cumprida normalmente, mesmo com as poucas ausências, de cantores que viriam de São Paulo. Tanto que uma Abertura Oficial, fora do programa, até acabou ocorrendo, igualmente de forma espontânea, quando num certo momento do evento, Neuza Sato, vice -presidente da UPK (União Paulista de Karaokê), mas também nativa de Itariri e que sempre fez parte ativa da comunidade nipo-brasileira da cidade, subiu ao palco com a coordenadora Célia Tamashiro, tomando a palavra e pedindo a presença das presidentes, Noriko Higa, da ANB Itariri; e, Naoko Kian, do Fujinkai, para realizarem esse ato formal, de saudação ao público que viera prestigiar o evento. Isso tudo levou cerca de 5 minutos sem prejuízo à programação do dia.
Pouco antes da apresentação da última atração do dia, por iniciativa da ANB de Itariri, subiram ao palco Marcelo Shimamoto, um dos conselheiros da ANB, acompanhado da presidente Noriko Higa e das responsáveis pelo Fujinkai, Naoko Kian e Satoko Shinzato para, em nome da ANB Itariri, prestarem homenagem de gratidão às irmãs Célia Tamashiro, Suely Tamashiro, Alice Tamaki e ao Rogério Tamaki, como responsáveis pela viabilização dessa segunda edição do festival.
Em seguida, foi a vez da Comissão Organizadora mostrar sua gratidão aos cinco apresentadores do dia, todos, vindos de fora de Itariri: Leonardo Kubota, Luzia Naomi Matsuo, Makoto Yoshioka, Margarida Saiki e Kazue Takahira… além da própria Célia Tamashiro, da parte dos membros da Comissão Organizadora pela dedicação desde a definição da realização dessa edição do festival.
Assim, na sequência houve a apresentação do último show do dia, com a dupla Leonardo Kubota & Masahiti Shimada, para se encerrar, logo em seguida, o 2º Festival de Música Japonesa de Itariri, com o retorno ao palco do Hikari Team cantando Arigatou, Arigatou e desejando ao público bom retorno às suas casas, bem como à próxima edição desse festival no ano que vem.
(Texto: Silvio Sano – Fotos: do próprio e de Issao Minami)
Deixe seu comentário