Na noite de sexta-feira (24), no Salão Nobre do Hakka Eventos na Liberdade aconteceu um dos mais esperados eventos de solidariedade da comunidade Nipo-Brasileira, o grande “Jantar Beneficente das 4 Entidades (Enkyo Akebono, Ikoi-No-Sono, Kibo-No-Iê e Kodomo-No-Sono)” com o tema “Yuujou ou Amizade” que fez uma homenagem emocionante ao empresário aposentado Nelson Nakada.
Em sua 17ª Edição, o evento contou com os shows de Edson Saito, Joe Hirata, Karem Ito e Sergio Tanigawa, com apresentação do Coralmuru (Do Grupo de Escoteiro Caramuru) sob a regência da maestrina Kenia Muraoka dos Santos. Os convidados foram servidos pela tradicional gastronomia japonesa do Buffet Kuwazuru comandados pelos irmãos Gilberto Kuwazuru e Suehiro Kuwazuru.
Durante o jantar os cantores nikkeis emocionaram os convidados com apresentação de slides de fotos da família e amigos sobre a vida do homenageado da noite, Nelson Nakada.
E aos mesmo tempo cantando as canções: ‘O dia em que saí de casa’, ‘Esse cara sou eu’, ‘Meu querido, meu velho, meu amigo’, ‘Nossa Senhora’, ‘Amigo’ do rei Roberto Carlos, ‘Romaria’ de Renato Teixeira. O Coralmuru cantou as músicas: ‘Tegami’ de Angela Aki, ‘Nada sou sou’ de Himi Natsukawa, ‘Esperando na janela’ Gilberto Gil, ‘É preciso saber viver’ Erasmo Carlos e Roberto Carlos.
O homenageado recebeu uma placa de agradecimentos de dedicação por todos os 17 anos do evento sempre foi um doador anônimo e por sua solidariedade às 4 instituições. Nelson Kioshi Nakada, nasceu na pequena cidade de Lucélia, no Oeste paulista, e veio morar em São Paulo onde começou sua atividade de marreteiro, como vendedor de limão. As luzes da cidade ainda estavam acesas quando Nelson chegava à feira para ajudar os feirantes a descarregar as mercadorias do caminhão, e ajudar a montar as barracas. O que lhe garantia um trocado para comprar uma a duas caixas de limões. Seu cotidiano era muito movimentado, de segunda a segunda cheia de idas e vindas, no esforço contínuo na busca por mercadoria de qualidade, atendimento impecável e preço acessível, lhe garantiu a conquistar clientes fiéis nas feiras livres na zona Sul de São Paulo. Aos 18 anos de idade, Nelson conquistou sua primeira barraca de limão. E assim a sua trajetória do limão à conquista do sacolão. Hoje ajuda várias entidades, inclusive as 4 da comunidade Nipo-Brasileira.
Entre uma música e outra eram feitos sorteios de diversos prêmios, o mais cobiçado era o sorteio do carro. Quem faturou foi o sortudo okinawano Luis Kanashiro mais conhecido como “Tio Lu”.
O evento contou com a presença de várias lideranças da comunidade japonesa inclusive a do cônsul Takahiro Yamauchi, presidente da Jetro Hiroshi Hara, Hiroyuki Minami, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Olavo Mitsuo Kimura do Bradesco, Henry Nakaya do Grupo Sakura, a ceramista Hideko Honma, entre outros.
Deixe seu comentário