Foi realizado, em sua sede social, localizada na Rua Pedro de Toledo, 320 Paulicéia, São Bernardo do Campo, no dia 7 de julho de 2024, o XXX Karaokê Taikai da ACREPA, com a participação de 312 cantores inscritos, dos quais 32 foram por inscrições aceitas no dia (tobiiri).
O fato de ter havido tantas inscrições no dia só vem a confirmar o ambiente agradável que a comissão proporciona aos participantes, que já é uma marca desse evento, razão do sucesso consecutivo.
Para o coordenador do evento, Kunime Iwamoto, apesar do sucesso alcançado, o taikai serviu para reflexões sobre a realidade dessa modalidade de evento no meio da comunidade nipo-brasileira, se bem que mantendo o espírito da confraternização. “Cada Taikai realizado tem alguma particularidade. A positiva e a nem tanto. O que deixou a desejar, dessa vez, foi a quantidade de crianças. Apenas 4 inscrições, mas nenhuma compareceu, inclusive minha netinha Letícia que ainda estava convalescente de uma pneumonia. Isto causou-me uma certa frustação”, lamentou. “Por outro lado, tivemos 6 cantores com idade igual ou superior a 90 anos e 5 shinjins, todos premiados como sinal de incentivo”, compensou. ”Na Abertura do evento, a Sensei Kimico Hirai, pediu para fazermos um minuto de silêncio em homenagens às pessoas do Karaokê do nosso Kaikan que não estão mais conosco. Foi uma rememoração dos 30 anos desta atividade cultural na associação e na homenagem vieram lembranças das pessoas que convivemos, aos quais só tínhamos que agradecer por terem batalhado para a manutenção desta tradição”, lembrou. “Foi um momento muito relevante que reforçou nossa missão de dar continuidade à realização deste evento. De fato, realizar um Taikai dá muito trabalho, mas o nosso passado não nos dá o luxo de esmorecer. E temos hoje a consciência de que um Taikai, além de aproximar os amantes da música para travar uma competição saldável, além de possibilitar estreitamento de amizades, é também uma oportunidade de fortalecer a união da equipe que o realiza. Que venham mais 30 anos de Taikais da Acrepa!”, concluiu com ênfase.
Da parte da diretora do departamento de karaokê da Acrepa, Luzia Hebara, a satisfação foi refletida em gratidão. “Estamos muito satisfeitos. Agradecemos imensamente pela participação de mais de 300 cantores neste nosso evento. Nossos colegas que já nos deixaram devem estar muito orgulhosos pela nossa comemoração do 30º Taikai Acrepa. Agradecemos a todos que se envolveram na realização do mesmo e os esperamos no ano que vem, como sempre, no 1º domingo de julho, com essa alegria que refletiu a forma como oferecemos nosso evento a todos. Muita saúde é o mais importante e o que desejo a todos! Muito agradecida”.
O evento.
Contando com uma Comissão Organizadora eficiente, formada por apenas associados, o evento transcorreu de forma normal, sem incidentes, começando às 8h para se encerrar, a parte dos cantores, às 18h30, considerado bom horário.
O Corpo de Jurados foi formado por Irene Sacayemura (presidente), Yukihiro Sakai e Tadashi Watanabe.
Os apresentadores foram: Harumi Kanatani, Kazumi Kimura, Teruko Mitsunaga, Kunime Iwamoto, Luzia Hebara e Kimico Hirai.
A Sonoplastia ficou sob a responsabilidade da Fernando Sasaki Som e a Informática a cargo de Kimiko Taniguchi.
À Abertura Oficial, compuseram a mesa Luzia Hebara, diretora do departamento de Karaokê; Tiyomi Takase, presidente da UPK; Masahiro Nishikawa, presidente da Regional ABCDBx de Karaokê; Irene Sacayemura, presidente do Júri; Kimico Hirai, orientadora musical da Acrepa; e os assessores dos vereadores de São Paulo, Tomio Katsuragawa (Aurélio Nomura) e Roberto Sekiya (George Hato).
No intervalo para almoço houve as apresentações shows dos campeonísimos Enílio Goto e Tadashi Watanabe
Após as imagens seguintes referentes ao evento, confira a Lista dos Campeões por categoria e música.
Lista dos Campeões por Categoria e Música
E às 18h30, a diretora de Karaokê da ACREPA, Luzia Hebara, dá por encerrado oficialmente o evento, desejando a todos bom retorno aos seus lares e os convidando para o próximo ano.
(Texto: Silvio Sano – fotos: do próprio e de Sueli Ando e Kazumi Kimura)
Deixe seu comentário