Cultura Entretenimento Karaokê Musica

Na volta ao taikai “Presencial”, a ACE Tucuruvi também extrapola e é sucesso!

Conforme vem ocorrendo aos eventos tradicionais interrompidos pela pandemia do Covid, que estão voltando ao formato Presencial, também o 36º Karaokê Taikai da ACE Tucuruvi, realizado no dia 28 de maio de 2023, em sua sede localizada na Rua Dr. Valentin Bouças, 338 – Jardim Tremembé, extrapolou em número de candidatos e também no sucesso obtido.

Tivemos 348 candidatos inscritos, conforme consta no livro-programa, mas como sempre tem aqueles pedidos de última hora que não conseguimos recusar, no fim o total foi de 352 cantores inscritos”, revelou com satisfação, Manabu Arakaki, coordenador geral do evento.Foi o primeiro taikai pós pandemia, e como pelo novo regulamento da UPK os cantores cantam somente uma estrofe, nas músicas normais, com isso diminuiu muito o tempo do evento em relação aos de antes da pandemia”, explicou essa nova realização. “E como o nosso kaikan (clube) já estava meio que abandonado e precisando de reformas, aproveitando que o evento foi marcado, nos mobilizamos para arrecadar fundos para reforma, pintura do salão e trocar as cortinas que estavam bem velhas, para bem recebermos nossos convidados num novo ambiente e mais agradável”, concluiu.
Também para Katsuyuki Sano, presidente do júri, o taikai realmente atingiu seu objetivo. “Foi um taikai muito bom após 3 anos de recesso, e bem organizado, pois fluiu com muita harmonia. O salão estava sempre cheio e a área externa sempre animada com encontros de pessoas que há muito tempo não se viam´”, explicou. “Por isso tudo que tenho observado nos recentes taikais presenciais, acredito que o karaokê deverá ainda ter muita continuidade, tais como nos últimos anos antes da pandemia”, afirmou com firmeza.
O taikai da ACE Tucuruvi é sempre feito com a participação de todos os colaboradores. Por isso até o presidente se empenha, arregaçando as mangas”, revelou Leni Yamashita, que não pertence à associação, mas que a conhece bem. “Acompanho o trabalho da comissão desde o início e sei que tiveram alguns acidentes de trabalho graves, mas com a ajuda de outros colaboradores, conseguiram manter a data do evento, resultando nesse belíssimo taikai. Notei o brilho de todo esse trabalho e ainda, como sempre, o palco foi enfeitado pela artista Silvia Kariya, que deu o toque de perfeição ao evento”, revelou. “O Kaikan do Tucuruvi conta com departamentos distintos, porém unidos. Por isso foi possível constatar muitos alunos do nihongako misturados na comissão, empenhados no trabalho”, complementou. “A plateia estava lotada desde o início, chegando até a faltar lugares para se sentar. Algumas pessoas ocuparam a área do refeitório. Foi um dia de muitos encontros e de muita alegria. O taikai foi bem tranquilo”, acrescentou. “Os cantores e visitantes aguardavam ansiosamente os taikais presenciais e, apesar da comissão mostrar preocupação em não alcançar quantidade suficiente de cantores, superou as expectativas. Vieram cantores de várias localidades graças ao trabalho de divulgação do diretor de karaokê, Manabu Arakaki. Notava-se bastante empenho dos cantores em suas apresentações”, concluiu.
O retorno ao presencial trouxe também novidades. “Uma das nossas apresentadoras, Mayumi Azuma, professora do nihongako no kaikan, que também deu aulas de karaoke aos alunos com a proximidade do nosso evento, conseguiu que um dos alunos participasse concurso pela primeira vez, na categoria doyo, disse que gostou da experiência que veio me pedir para avisá-la quando tiver outros taikais por perto para inscrevê-los novamente. Ou seja, precisamosde  mais desses casos para o futuro de karaokê, né”, deixou a questão no ar, o coordenador geral, Arakaki.
Foi com enorme prazer e de braços abertos que recebemos todos os participantes ao nosso 36º Karaokê Taikai da ACE Tucuruvi. Aos convidados e autoridades, o nosso muito obrigado pelo prestígio da Vossa Presença. Gratidão à toda diretoria da associação, departamento de karaokê, fujinkai, dansu, nihongako e judô que contribuíram para os preparativos. Agradecimento muito especial aos patrocinadores e todos os colaboradores voluntários que tornaram possível a realização desse evento. Muito obrigado”, Massaru Sato, presidente da ACET.

O taikai
O evento iniciou à 8h em ponto e se transcorria normalmente quando no período da tarde começaram a surgir muitos faltantes forçando a comissão a adotar alguns intervalos a fim de não prejudicar os cantores que chegariam de acordo com o cronograma divulgado. “Ainda assim o encerramento ocorreu com meia hora antes do programado, graças à nossa dedicada e eficiente Comissão Organizadora”, fez questão de enfatizar, Arakaki.

A contagem do evento ficou sob a responsabilidade da Hediu Takamoto e equipe, e a sonoplastia a cargo da Kitsuwa Som (Akira Kitsuwa).

A Comissão Julgadora foi composta por: Katsuyuki Sano (presidente), Elsa Fuchimi e Kazue Kakazu.

Os apresentadores foram: Tamie Aoyagui, Sérgio Yagura, Mayumi Azuma, Yumi Kariya e Leni Yamashita (convidada).
Compuseram a mesa na Abertura Oficial, pela ordem da esquerda para a direita na foto em anexo, Leni Yamashita, representando a UPK (União Paulista de Karaokê); Massaru Sato, presidente a ACE Tucuruvi; Katsuyuki Sano, president do Júri, Naomi Imaizumi, Assessora do ver. George Hato; Décio Oda, Assessor do ver. Aurélio Nomura; e, Manabu Arakaki, Coordenador Geral do evento.

Dentro da programação, o público pode ser brindado pela apresentação-show de Taís Iwano, que junto com o marido, Caio Suzuki, foi corresponsável pela Culinária Oriental desse dia, muito elogiada por todos, a ponto de venderem tudo.

Também, pela programação, houve sorteio de brindes. “Costumamos fazê-los, sempre, durante o evento e que complementamos com brindes oferecidos por alguns patrocinadores. Como a Ajinomoto que forneceu produtos tempero Ajinomoto e Hondashi. Mas sorteamos também para cantores, como a TV monitor de 24“, patrocinada pelo colégio VIP e quem ganhou TV foi a Shizuko Asato, da categoria B3-4”, revelou Arakaki

Após as fotos dos cantores está a Lista dos Campeões por categoria

Lista dos Campeões por Categoria

(Texto: Silvio Sano, com a colaboração de Manabu Arakaki – Fotos: Leni Yamashita, Cláudio da Silva, Jorge Anze e Silvia Kariya)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ