No dia 08 de abril realizada a 57ª edição do Hana Matsuri ou Festa das Flores – que foi comemorado os 2647 anos de nascimento do Buda “Xaquiamuni”, no bairro da Liberdade na capital paulista. Diferente das edições passadas com Hanamidô (um altar é ornamentado com flores naturais e uma estatueta de Buda criança) o cortejo do Elefante Branco não foi possível, devido a garoa.
Os dirigentes dos templos budistas optaram por celebrar na sede da ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, as crianças vestidas de BUDA criança é distribuição de cha e flores no Jardim Oriental. O Coral das Senhoras comandadas pela maestra Miriam Murakami Otachi.
O Hana Matsuri é comemorado tradicionalmente na Praça da Liberdade e com um altar é ornamentado com flores naturais, chamado “Hanamidô”, simbolizando o jardim onde o Buda nasceu que abriga em seu interior a imagem de Buda.
Homenageia-se o Buda, espargindo sobre sua imagem chá adocicado (amá-chá), lembrando seu nascimento, que de acordo com a lenda, uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande aventurança. As flores desabrocharam e do céu caiu uma suave chuva de néctar, simbolizada pelo chá adocicado.
Os convidados foram recepcionados pelo presidente da ACAL – Associação Cultural da Liberdade de Assistência, Pedro Yano.
Marcaram presença no evento o vereador Aurélio Nomura, cônsul de Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo Hiroyuki Ide, André Korosue, entre outros.
Deixe seu comentário