Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Reiwa, período do novo imperador do Japão… e o romaji!

Reiwa - Ordem e Harmonia (divulgação)

O assunto do momento… na comunidade nikkei, é o nome da nova era que será adotado no calendário tradicional japonês devido à troca de imperador no trono daquele país, a partir de 1º de maio, quando o príncipe Naruhito assumirá o lugar do pai, Akihito.

O nome escolhido foi REIWA (ordem e harmonia), após pesquisa rigorosa feita por grupo de especialistas porque teria de ser conveniente ao novo imperador e ao momento japonês. Como foi escolha por quem entende e, três dias após, já muito difundido no meio da comunidade, decidi que não será tema aqui nesse aspecto.

Confesso que, tão logo o vi anunciado, pouco antes da meia noite do dia 31 de março, aqui, e 1º de abril, lá, de imediato, gostei do nome… e ainda gosto. Afirmo isso porque, naquela noite, pelo canal japonês, em língua japonesa, nada me soou estranho. Mas na manhã seguinte, ao ver as várias manifestações nas redes sociais… em português!, senti um impacto ao vê-lo em caracteres romanos, ou romaji.

Fui logo remetido ao desconhecimento, quase geral, dos nikkeis à leitura romaji. Sem contar como ouvimos apresentadores de telejornais pronunciarem erradamente a palavra tsunami, após a tragédia no nordeste japonês em 2011.

Ainda não começaram a repetir o mesmo ao dessa palavra até porque não foi tema de nenhum grande noticiário brasileiro, mas deverá sê-lo quando o novo imperador for anunciado ao mundo. Em áudio, até o momento, apenas comentários de nipo-brasileiros que vivem no Japão e, portanto, com pronúncias corretas. Vamos aguardar.

Se bem que, dessa vez, acho que será favorável ao aprendizado dessa leitura porque tsunami foi uma ocorrência temporal, enquanto a da nova era, se for tão longa quanto a maioria, pode estimular a curiosidade à leitura romaji.

Que tal começarmos já? Ou seja, a primeira sílaba em REIWA lê-se como a segunda em TIREI, e não como em português por vir no começo da palavra. O mesmo vale a “romaji”, com a primeira sílaba sendo lida como a segunda em “aroma”. Aliás, sua terceira também tem outra leitura… como “di” em dinheiro.

É isso aí!

 

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ