Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Nikkei não gosta mesmo de ler!

Montagem: Alex Endo

Pois é… Isso já não era novidade para mim desde bem muito antes e, agora, com o advento da Internet, com redes sociais, isso apenas reforçou! Minha opinião era baseada, não apenas no ouvir falar, mas também, diretamente, nas conversas com consanguíneos. Muito evidente!

Se bem que, em se tratando de Brasil, isso não é privilégio de nossa comunidade étnica, não. Mas isto é outra história.

A consolidação desse fato veio, para mim, no último Bingo da UPK, ocorrido no dia 23 de outubro passado. Como solicitaram contribuição de brindes ao mesmo, além de quatro bons (rs) que doei, para os casos de desempates resolvi doar também mais cinco exemplares de meu último livro (Kontos, Krônicas & Kanções), cujo teor é ele mesmo… o nikkei!!

No entanto, sem ser anunciado lógico que o público presente ao evento o desconheceria. E não foi anunciado!… o que, no fim, achei bom para essa constatação.

Como estava fazendo cobertura ao vivo, como sempre, postando tudo em minha página do Facebook, em minhas andanças pelo ambiente acabei achando pontos estratégicos para boas fotos, principalmente aos momentos de recebimento dos prêmios pelos contemplados, ao lado do palco.

Como nessa edição havia brindes demais, quando se tratava de mais de um contemplado ao mesmo prêmio, na hora do desempate, aos perdedores havia boas opções de escolhas, uma das quais… meu livro!… rs. Mas ninguém sabia disso. E como coloquei meus livros em sacos plásticos translúcidos, ficava evidente o que havia dentro.

E eu, ali do lado, observando.

Os perdedores, um a um, vinham até lá e escolhiam qualquer pacote bem embrulhado e brilhante, mesmo sem saber o que havia dentro, deixando meu evidente livro de lado. Às vezes, passavam rodadas sem ser um dos escolhidos.

Não que queira me gabar, mas se fosse anunciado ao público que se tratava de meu livro, tenho certeza de que a história seria diferente. Não o sendo, ficou evidente que quaisquer brindes lhes serviriam… a um livro. Né, não?!

A consequência? Já está no ar, nas conversas, mas também nas postagens em redes sociais, etc.

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ