Diferente das edições anteriores do Hana Matsuri que era distribuído amá-chá na Praça da Liberdade. Este ano os monges distribuem amá-chá em homenagem ao aniversário de Buda no Jardim Oriental no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo. O destaque do evento será no sábado (8), com a realização da Cerimônia Budista celebrada na Praça da Liberdade, onde será montado um palco a partir das 10 horas, após será distribuído ramos de flores. Em seguida ocorre o cortejo solene do “elefante branco” carregando a imagem do Buda Criança, com a participação de diversas escolas infantis e acompanhamento de grupo musical, outro destaque do festival. O evento é promovido pela Federação das Escolas Budistas do Brasil, a Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni, a Aliança Feminina Budista do Brasil e a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal).
Durante esta semana, milhares de pessoas vieram prestigiar a imagem de Buda, banhando com amá-chá fazendo pedidos no Jardim Oriental. Nesta 51ª edição do Hana Matsuri ou Festa das Flores – é comemorado os 2641 anos de nascimento do Buda “Xaquiamuni”, na Praça da Liberdade. Nesta data as crianças estarão vestidas tipicamente a caráter conforme a ocasião, representando através de seus trajes, as deusas do céu e da terra, pois segundo a lenda, o nascimento do Buda estas deidades vieram cortejá-lo, e o “elefante branco” que leva o Buda representa uma preciosidade única. O cortejo solene partirá da Praça da Liberdade, percorrendo a Rua Galvão Bueno, Rua Américo de Campos até a Avenida Liberdade nº. 365, sede da Acal.
Ritual – Em São Paulo, o Hana Matsuri é comemorado tradicionalmente na Praça da Liberdade e um altar é ornamentado com flores naturais, chamado “Hanamidô”, simbolizando o jardim onde o Buda nasceu que abriga em seu interior a imagem de Buda. Homenageia-se o Buda, espargindo sobre sua imagem chá adocicado (amá-chá), lembrando seu nascimento, que de acordo com a lenda, uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande aventurança. As flores desabrocharam e do céu caiu uma suave chuva de néctar, simbolizada pelo chá adocicado.
Conforme a crença popular, as pessoas que assim homenageiam são abençoadas e podem ter seus pedidos atendidos. Durante a semana de comemorações, não apenas fiéis budistas, mas o público em geral sobe ao palanque na Praça da Liberdade, saudando o Buda pelo seu nascimento.
Serviço:
51ª Edição Hana Matsuri – Festa das flores (Aniversário de Buda Xaquiamuni)
Onde: Praça da Liberdade.
Datas: 08 de Abril
Horas: 10h Cerimônia de Encerramento do 46º Hana Matsuri;
11h Cortejo Solene do Elefante Branco
Informações: (11) 3208-5090
Deixe seu comentário