Aconteceu! Você viu? Cultura Entretenimento Musica

Interrompido pela Pandemia, ZENPAKU retorna impactante… para ficar!

O mais longo, de forma ininterrupta, dos eventos de música da comunidade nipo-brasileira idealizado pela Associação Nipo-Brasileira Cultural de Música – ONKYO, depois de 4 anos, retornou com o 68º Concurso Popular de Música Japonesa – Zenpaku, realizado no dia 25 de junho de 2023, no auditório da Associação Província de Shizuoka, sito à Rua Vergueiro, 193 – Liberdade, SP, para a satisfação geral de seus participantes e simpatizantes da música ao vivo.

O formato desse evento é com bandas diferentes de música, que trazem respectivos cantores para participarem da disputa onde são classificados por categorias baseadas nos torneios de karaokê pela União Paulista de Karaokê – UPK. No desse foram inscritos 126 cantores. Na edição deste ano, três bandas participaram, em ordem alfabética: Cosmos (50 cantores), The Friends (39) e 415 UMT (37).

O último anterior foi realizado em 14 de abril de 2019, no mesmo auditório da Associação Shizuoka, contou com a participação de quatro bandas simultaneamente, fato raro em edições anteriores.
A satisfação geral pelo retorno do evento e do… para ficar!, está bem refletido nos depoimentos de seus principais protagonista, conforme abaixo:
O Zenpaku, é a entidade mais antiga de concurso musical”, afirmou o Coordenador Geral, Paulo Miyamoto.  “É muito trabalhoso realizá-lo, pelo fato de ser música ao vivo envolvendo músicos, cantores e muitos ensaios”, explicou.Para se ter uma ideia, nessa 68º edição, as bandas  iniciaram seus ensaios em fevereiro para o evento a ser realizado em junho. Tudo isso por pretendermos manter a tradição”, justificou. “E quando vemos a presença do público lotando o auditório do Shizuoka, chegamos à conclusão de que VALEU A PENA!”, garantiu satisfeito pelo objetivo alcançado.
Para o presidente do evento e líder da banda The Friends, Tadao Ebihara, também não há dúvidas. “Tendo, finalmente, conseguido realizarmos o 68º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa (Zenpaku), graças aos apoios dos cantores, bandas, jurados, staff e patrocinadores (em especial da Sakura Soy Sauce), o evento ficou lotado do começo ao fim. Obrigado a Todos do fundo do meu coração. O nível das bandas melhorou muito, e foi um conteúdo perfeito. Além disso, os cantores se apresentaram de forma maravilhosa que não nos deram a impressão de falta de ensaios. Também fiquei muito gratificado com a recepção do almoço pela equipe do ‘settai’. Muito obrigado a todos vocês. Agora, o que prezo muito é poder me reencontrar com todos vocês no próximo ano!
(ようやく68回目の全伯大会を開催する事が出来、歌手の皆さんをはじめ、バンド、審査員、スタッフの皆さんとスポンサー(特にさくら醤油)によるご支援のおかげで、初めから終わりまで会場満員の大会となりました。心から御礼申し上げます。楽団のレベルも大変向上し、申し分のない内容でした。また歌手の皆さんも練習不足を感じさせない見事な歌を披露されました。また裏方のスタッフによる昼食の接待にも頭が下がる思いでした。皆さん大変有り難うございました。どうか来年も皆さん全員と元気にお会い出来る事を衷心より祈ります。)
Igualmente satisfeito por essa realização ficou Tadashi Watanabe, excelente cantor e líder da Banda Cosmos. “Terminado a 68* edição do Zenpaku 2023 para nós, do Cosmos Gakudan, ficou aquele sabor de ‘Quero mais’ devido ao ambiente de fraternidade entre os membros das bandas e o fato de podermos nos reencontrar com amigos, depois de muito tempo sem nos vermos. Como líder da banda só tenho a agradecer a todos nossos músicos que em nenhum momento deixaram de vir aos ensaios, deixando seus afazeres para doarem seus tempos à banda. Senti que melhoramos muito nossa performance em relação ao último Zenpaku e, por isso, foi gratificante recebermos elogios dos nossos cantores por nossa conduta da banda. Isso não tem preço!!! Gratidão a todos os envolvidos neste grande evento e prometemos que, sempre que convidados, honrarmos o nome desta Banda tão tradicional no meio musical que é o nosso Cosmos Gakudan. Sinto-me lisonjeado por fazer parte dela. Gratidão a todos, até a próxima edição!!!!
Hideo Hirose, formado em música no Japão, professor e jurado em concursos de karaokê, também mostrou muita satisfação por essa realização, mas incluindo elogios à parte e uma advertência, construtiva. “Após quatro anos interrompidos, o Zenpaku, Concurso de Música Popular Japonesa, voltou a seri realizado na Associação da Província de Shizuoka. Naquela ocasião, em 2019, também atuei como jurado. Os cantores e bandas que também voltaram a participar desse evento responderam com performances tão excelentes que nem pareceu terem parados todo esse período. Trata-se de uma competição com bandas ao vivo, mas o nível dos cantores foi alto e, por isso para nós, jurados, o julgamento foi bastante difícil. Como dessa vez houve apenas um grupo de jurados, foi um dia cansativo até o final, mas ficamos muito atentos. Ressalto que os recém-chegados, Caio Suzuki e Nobuhiro Hirata, mesmo com pouca experiência em julgar acompanhamentos com bandas, saíram-se muito bem fazendo julgamentos sólidos e bons. O evento transcorreu muito bem desde a manhã e achei bom o sistema de som porque tivemos menos problemas do que o normal. Apenas uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato de parte das bandas estarem muito próximos dos jurados, às vezes atrapalhando o julgamento. Afora isso, até 2019, havia uma disposição esplêndida, mas por várias circunstâncias, não foi possível repeti-la. No geral, foi um concurso agradável de se participar, incluindo o delicioso almoço com curry”.
(4年ぶりの全伯歌謡唱歌コンクールが静岡県人会で開催され私も4年ぶりに審査員を務めさせて頂きました。出演した歌手もバンドも3年のブランクを感じさせない熱演ぶりでそれに答えるように.会場に詰めかけた人達の応援も熱く久しぶりの楽しく熱い一日でした。やはり生バンドならでの大会ということですが歌手達のレベルも高く審査もなかなか難しく感じました。審査員のグループが一つしかなく終わりまで気が抜けず休みがない一日でしたが、その代わり審査員のレベルが一定していてとても良い審査が出来たと思います。特に新しく参加した鈴木氏と平田氏の両審査員はバンド伴奏の審査の経験は少ないと思いますがしっかりした良い審査をしてくれました。大会の進行は朝からとてもスムーズで音響もいつもより問題が少なく良かったと思います。少し気になったのはコミッソンの席と審査員の席が近く時々ですがうるさくて審査の邪魔になったこと。それと2019年迄は立派なプログラムがあったのに色々な事情があったでしょうがなかった事などといったところでしょうか。美味しいカレーの昼めしなど全体的には楽しい大会でした。
広瀬秀雄審査員)

O evento:
Com início às 9 horas, conforme programado, essa 68ª edição do Zenpaku contou com 126 cantores inscritos e apenas cinco não compareceram. Mas em virtude de se tratar de apresentações com bandas que, dependendo dos cantores, têm de se revezarem com os músicos tendo de se posicionar diante de seus instrumentos à cada vez, a fim de ficarem em condições de atenderam às performances dos cantores, sem contar a questão de som, com sistemas individuais a cada banda, pode-se considerar que o fato de o evento ter se encerrado com quase uma hora de atraso em relação ao programado não foi comprometedor ao sucesso alcançado conforme descrito pelos depoentes acima.
Os tarimbados jurados à essa 68ª edição foram: Katsuyuki Sano (presidente), Elsa Fuchimi, Hideo Hirose, Kiyomi Kanashiro, Solange Miyagui, Caio Suzuki e Nobuhiro Hirata.

Os apresentadores que encaminharam os cantores ao palco para suas apresentações ao exigente público presente foram: Kazuyoshi Kitagawa, Kazue Takahira e Takahata Shoji.

À Abertura Oficial compuseram a mesa, conforme ordem da esquerda para a direita na imagem abaixo, o vice-presidente do evento, Décio Kawazoe; o presidente do júri, Katsuyuki Sano; a presidente da UPK, Tiyomi Takase; o presidente de Honra, Elzo Sigueta; o assessor do vereador Aurélio Nomura, Tomio Katsuragawa; e o presidente do Zenpaku, Tadao Ebihara.

A eficiente comissão organizadora que levou de forma normal, sem incidentes, mais essa edição do Zenpaku, consta na lista abaixo e em algumas imagens a seguir. A Contagem ficou sob a responsabilidade da KaHo Informática (Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita) e a Sonoplastia a cargo da The Friends Som (Tadao Ebihara).
Os músicos das respectivas bandas foram, conforme lista abaixo:
A lista do campeões, por categoria e banda, estão logo após a última imagem de cantores.

Lista dos Campeões por Categoria e Banda

CATEGORIA CANTOR BANDA MÚSICA
GOLD E NOBUKO KIYOHARA 415 ANATA NI SAITA HANA DAKARA
GOLD D G1 YUTARO KIMURA Cosmos KOKORO BANA
GOLD D G2 MARCIA MATSUO Friends LOVE DAKISHIMETE
DIAMOND E G1 CLAUDIO YOSHIDA Cosmos UKIYO GASA
DIAMOND E G2 SETSUYO TSUDA 415 NAGISA NO ONNA
DIAMOND D MITSUE KINA 415 AISHUU HATOBA
SILVER C MAYUMI NISHIMURA Cosmos JOUEN
GOLD C G1 LINCON HAYASHI 415 UMI NI DAKARE NI
GOLD C G2 SHIGEAKI OZONO Cosmos OTOKO GAWA
DIAMOND C G1 MÁRIO TANAKA Cosmos JINSEI NANTE NE
DIAMOND C G2 CARLOS MIYAMOTO Friends JINSEI NO BANKA
TIBIKO INFANTIL B YUJI MORITA Friends MATSURI
DOYO SHOKA INF e JUV MIKA NEGUISHI Cosmos HOSHI NO SEKAI
SILVER B MAKOTO YOSHIOKA Cosmos SANGA
GOLD B G1 ROBERTO ANRAKU Cosmos KOI
GOLD B G2 PAULO MIYAMOTO Friends GOGATSU NO BARA
DIAMOND B G1 SERGIO TANIGAWA 415 MIHATENU YUME
DIAMOND B G2 KAZUKO KAWAI Friends ORE DE IINOKA
SILVER A LEONARDO KUBOTA Friends JINSEI NO TAKARAMONO
GOLD A SANDRO BARROS 415 ADORO
DIAMOND A HARUMI MIYAMURA Friends ABARE DAIKO
JUVENIL B e A LIVIA FUGICE Friends WASURETE WA IKENAI MONO

(texto e fotos: Silvio Sano)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ