O encontro “Ciencia en femenino” acontece on-line no dia 24 de agosto às 11h, no Instituto Cervantes São Paulo, dentro de sua proposta cultural Canoa São Paulo, e os Consulados do Uruguai e Argentina apresentam uma programação multidisciplinar durante o período de 19 de agosto a outubro de 2022. As atividades acontecerão nos formatos virtual e presencial na sede do Instituto Cervantes São Paulo, e contarão com conferências, exposições e exibição de filmes. Entre os eventos está a mesa redonda “Ciencia en femenino” um encontro de mulheres cientistas que debaterá as mudanças climáticas no Uruguai e a gestão da água no Brasil e Venezuela. O evento é gratuito.
Programa
Canoa Uruguai (24 de agosto – 11h on-line)
Mesa Redonda: Ciencia en femenino
Tema: Mudanças Climáticas no Uruguai
Os eventos climáticos extremos são os que têm maior impacto na sociedade e na economia de um país. A economia do Uruguai, como vários países do Mercosul, é dependente do clima. Que eventos extremos podemos esperar no Uruguai? Estamos preparados? Quais são as projeções futuras em relação a eventos extremos? Esta palestra abordará todas essas questões.
Palestrante: Madeleine Reno. Lic. Ciências Meteorológicas. Doutora em Ciências Atmosféricas e Oceânicas. É professora, pesquisadora e meteorologista uruguaia. É a primeira Licenciada em Ciências Meteorológicas pela Universidade da República. Especializou-se na Universidade de Buenos Aires obtendo seu Doutorado em Ciências Atmosféricas e Oceânicas. Foi presidente do Instituto Uruguaio de Meteorologia (INUMET). É atualmente presidente do capítulo Uruguai da Organização para Mulheres na Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (OWSD).
Tema: Gestão da água nos processos de produção no Brasil e Venezuela
A disponibilidade de recursos hídricos tem impacto direto na economia de um país e no desenvolvimento dos principais processos produtivos, desde a agricultura, irrigação e produção de alimentos, até a geração de energia e abastecimento de água. O desenvolvimento econômico e social regional é influenciado pela gestão adequada dos recursos hídricos, pois estimula a economia por meio da expansão e da multiplicidade de usos, impactando diretamente na geração de emprego e na melhoria da qualidade de vida da população. No encontro serão apresentados dados sobre a disponibilidade de recursos hídricos na Venezuela e no Brasil, bem como os desafios recentes na gestão da água e a importância da participação das mulheres nesses processos.
Palestrante: Maria Alessandra Moreno. Engenheira Agrônoma (Recursos Hidráulicos) e Doutora em Ciências (Engenharia de Sistemas Agrícolas) ESALQ-USP. Seu escopo de atuação é a gestão sustentável da água nos processos produtivos. Hidráulica, Hidrologia e Engenharia Hídrica. É Pesquisadora e professora da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de São Paulo.
Colaboram para o evento a Unesco-Uruguay e a Universidade de São Paulo.
Deixe seu comentário