Notícias

I FIB ABC quer cidadão nikkei transformando as associações

Palestrantes: Fernando Matsumoto - Silvio Sano -Yasushi Noguchi (Foto: Silvio Sano)

A conscientização do como transformar as associações da comunidade da região foi o que a comissão organizadora já pôde incutir aos seus cidadãos nikkeis presentes nesse 1º Fórum de Integração Bunkyo do ABC 2019, idealizado pelo Rengo Kai SBC, realizado na Associação Recreativa da Vila Paulicéia (ACREPA), em São Bernardo do Campo, no dia 4 de agosto passado.

 

Recepção (Foto: Silvio Sano)

 

A ideia inicial era um FIB SBC, mas antevendo público não suficiente somado à nossa boa relação com os vizinhos resolvemos ser mais abrangente para estendê-la a todo ABC”, revelou Kunime Iwamoto, presidente da Rengo Kai SBC (Bunka SBC, ACREPA, Rudge Ramos e Mizuho). “Daí, conseguimos envolver Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e, já ao próximo, também Diadema. Com a orientação do Fernando Matsumoto, que nos deu a palestra motivacional, definimos o tema, Jun Ochiai como líder da comissão, e outros jovens mais para funções de tesoureiro, divulgação, infra, etc.”, complementou.

 

Jun Ochiai, líder Comissão (Foto: Silvio Sano)

 

Abertura Oficial (Foto: Silvio Sano)

 

 

Pela satisfação geral ao final do mesmo, pode-se afirmar que o objetivo, baseado no lema definido, “Cidadão Nikkei, transformando associações”, foi alcançado. “Quero agradecer a todos, principalmente pela participação plena nas oficinas até o final do dia, bem como à nossa extraordinária comissão organizadora, com todos dando tudo de si desde quando cogitamos realizá-lo ”, muito emocionado, assim, Jun Ochiai, encerrou o evento.

 

Público (Foto: Silvio Sano)

 

Nem fomos ao Brasileirão de Karaokê em Curitiba, devido ao fórum”, contou Adriana Saito, principal incentivadora à realização do mesmo, cujas três filhas, além dela própria, estavam classificadas para aquele concurso. “Com o ímpeto e colaboração de todos esses jovens, desde a primeira reunião já tinha a certeza de que o fórum sairia”, emendou, igualmente emocionada pelo resultado obtido.

 

Dinâmica Inicial (Foto: Silvio Sano)

 

O fórum

Muito bem organizado, desde a recepção dos participantes, café da manhã, dinâmicas, palestras, painéis, etc., até o final, justificou plenamente o encerramento dentro do programado.

 

Encenação Polemica -Adriana Saito

 

Encenação Polemica -publico

 

À Abertura Oficial, estiveram presentes as principais autoridades nipo-brasileiras e políticos locais, mais Roberto Yoshihiro Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka, representando o Bunkyô-SP, e Orídio Shimizu, ao ver. Aurélio Nomura.

 

Kunime Iwamoto – presidente Rengo Kai SBC (Foto: Silvio Sano)

 

Logo após, como forma de se “quebrar o gelo”, foi realizada a Dinâmica Inicial pela brincadeira da troca de crachás, com recolhimento e redistribuição aleatória das mesmas para que cada um ficasse ao lado de “si mesmo”.

 

 

Roberto Nishio – representante Bunkyo SP (Foto: Silvio Sano)

 

A seguir, palestra motivacional de Fernando Matsumoto, instigando o nikkei à tomada de atitude como busca do objeto do desejo e que há que se gostar do que faz para agilizar e tornar mais prazerosa suas conquistas; depois, a de Silvio Sano, com Konfrontos & Konflitos Nikkeis que, conforme título, abordou sobre introspecção, timidez e não demonstração de indignação, inerentes no nikkei, além de clamar já ter passado a hora de o nikkei romper a casca  do ovo e “mostrar sua cara”, verdadeiramente.

 

Palestrantes: Fernando Matsumoto – Silvio Sano -Yasushi Noguchi (Foto: Silvio Sano)

 

Depois, o grupo A Patota, fechou a primeira parte do fórum encenando A Jornada de Tarô, um peixinho em busca da felicidade que sempre esteve a seu alcance. Um momento para reflexão que emocionou alguns presentes.

 

Grupo Patota -Jornada De Tarô (Foto: Silvio Sano)

 

Ao almoço, os assentos às mesas só poderiam ser ocupados de acordo com a cor da pulseirinha que cada um recebera na recepção, ao chegar ao evento, como parte da integração aos participantes, bem como à já formação dos respectivos grupos às atividades por vir.

 

Almoço (Foto: Silvio Sano)

 

Em sua vez como palestrante, o cônsul japonês, Yasushi Noguchi, discorreu sobre o Japão atual, com ênfase à nova era imperial Reiwa, expectativa em relação às Olimpíadas e fechamento dos recentes acordos entre os governos do Japão e Brasil, finalizando com votos de sucesso ao fórum em questão.

 

Dinâmica – bolinha canaleta PVC (Foto: Silvio Sano)

 

Dinâmica – bolinha canaleta PVC (Foto: Silvio Sano)

 

Prosseguindo, nova dinâmica por um exercício interessante para realização de trabalho em equipe e sincronizado (levar bolinha de ping-pong em canaletas de pvc até um alvo); depois, painel do professor de shodô, Shozo Honda, sobre a história e desenvolvimento da escrita japonesa; encenação de uma situação atual nos kaikans para justificar a escolha do lema, que gerou grande e polêmico debate; e, por fim, o testemunho do jovem, Henrique Fukai, do taikô, por sua satisfação em frequentar seu kaikan. “Não consigo mais me ver sem estar lá todos os finais de semanas”, afirmou.

 

Shozo Honda – prof Shodô

 

Henrique Fukai – taikô -testemunho Favorável

 

Conclusão

Para finalizar, brainstorming por Caio Ito, visando a conclusão plena aos objetivos buscados pelo fórum a partir das questões: 1. Como seu grupo imagina a associação que irá atender o nikkei do futuro?; e, 2. O que a associação do futuro deverá fazer para atender o nikkei do futuro?

 

Caio Ito – Brainstorming (Foto: Silvio Sano)

 

A participação foi intensa e atenta com todos querendo contribuir com sugestões.

À primeira questão, renovação, interação entre antigos e novo, integração com outras associações, acessível a novos membros, receptiva às outras descendências étnicas, inclusive à preocupação com sustentabilidade e até à quebra de feudos, etc.

 

Jun Ochiai – encerrando (Foto: Silvio Sano)

 

À segunda, eventos abertos focados em problemas locais, ao público em geral, com festas, palestras e workshops; preparo das próximas gerações; participações em eventos não nikkeis, assim como apresentações em escolas de bairros, criação intermitente de novas lideranças; inclusão tecnológica; local físico condizente e, finalmente, interação entre kaikans.

 

Tripe 1º FIB abc -Jun – Adriana – Kunime (Foto: Silvio Sano)

 

Como tínhamos, também no nosso, coordenadores do FIB Bunkyô-SP, cuja 11ª edição ocorrerá nos dias 5 e 6 de outubro, já estão de posse desses dados”, revelou Ochiai, à reportagem.

 

I FIB ABC

 

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ