CCBB São Paulo realiza com entrada franca o IV SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas
De 10 a 12 de abril, quarta a sexta, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta o IV SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas com duas apresentações diárias, às 13h e às 18h, tendo músicos interpretando em harpas clássica, koto (japonesa) e céltica. Os eventos acontecem no teatro com entrada franca.
Destaque para a argentina Soledad Yaya que se apresenta com a soprano Juliana Starling. Soledad viajou em turnê pela OSESP pela Europa, Estados Unidos e países sul-americanos. Juliana é mestre e doutora em canto pela Unesp, tendo se formado na Unicamp. O espetáculo Recordas traz canções brasileiras e argentinas e surgiu da ideia de realizar um duo de harpa e voz em alusão às cordas dos dois instrumentos. A soprano brasileira Juliana Starling e a harpista argentina Soledad Yaya se uniram neste projeto que valoriza a música brasileira e a argentina, apresentando um repertório composto de canções de compositores nativos de ambos os países. O tema, como o título do espetáculo sugere – Recordas [Recuerdas], trata das lembranças de amores, tempos, lugares e sentimentos, como num desejo de relembrar, recordar um passado que já não existe mais.
O Grupo Seiha Brasil de Koto tem como objetivo difundir a música do Japão. Vários músicos interpretam obras na harpa japonesa koto: Tamie Kitahara, Marcia Abe, Daisuke Takai, Alejandro Barrios, Alvaro Nishikawa e Alexander Iwami Petzhold, no shakuhachi, instrumento tradicional do Japão em sopro. Tamie Kitahara nasceu no Japão e veio para o Brasil em 1955. Na sua infância estudou koto no estilo Ikuta-Ryu e desde 1982 dedica-se ao estilo Ikuta-Seiha.
O Vento Celta se uniu em 2012 e vai interpretar músicas celtas, medievais e irlandesas. O argentino Dario Andino toca na harpa clássica com Dennis Crepaldi na flauta, Fabio Britto e Débora Ruba ao violino, Fabricio Rinaldi ao violão, Natalia Bueno, violoncelo e Eduarda Rimkievickz, na percussão.
O Duo Floratta vai interpretar trilhas sonoras de filmes de desenhos com a harpa clássica de Tatiana Henna e a flauta de Letícia Castro.
Nando Araújo fará um Concerto Meditativo por meio da harpa céltica promovendo uma vivência estética e terapêutica em um encontro entre as propriedades da harpa e da meditação. Vários estudos científicos indicam os benéficos efeitos psicossomáticos da meditação, principalmente decorrentes do estresse e da ansiedade. A harpa, como instrumento terapêutico, e a música, com propósitos de cura é utilizada desde a antiguidade em culturas ancestrais como a egípcia, a mesopotâmica , grega e chinesa. Recentemente vários estudos e práticas têm resgatado a harpa como um instrumento no combate ao estresse físico e emocional, tais como ansiedade, medo, dores crônicas e depressão.
Jonathan Faganello tocará rock. Já se apresentou na Itália e Argentina. Atuou com a Orquestra Filarmônica e Sinfônica de Piracicaba, Sinfônica de Rio Claro e Banda Sinfônica de Limeira.
Programação:
IV SPHarpFestival – CCBB-SP
De 10 a 12 de abril, quarta à sexta, duas apresentações, às 13h e às 18h.
Dia 10 de abril, quarta-feira
13h – Duo Floratta (Tatiana Henna, harpa clássica e Leticia Castro, flauta) – trilha sonora de filmes e desenhos
18h – Grupo Seiha Brasil de Koto (Tamie Kitahara, Marcia Abe, Daisuke Takai, Alejandro Barrios, Alvaro Nishikawa, koto e Alexander Iwami Petzhold, shakuhachi) – músicas japonesas
Dia 11 de abril, quinta-feira
13h – Vento Celta (Dario Andino, harpa, Dennis Crepaldi, flauta, Fabio Britto e Débora Ruba, violino, Fabricio Rinaldi, violão, Natalia Bueno, violoncelo e Eduarda Rimkievickz, percussão) – músicas celtas, medievais e irlandesas
18h – Recordas (Juliana Starling e Sandro Bodilon, canto, Soledad Yaya, harpa) – canções e poesias brasileiras e argentinas
Dia 12 de abril, sexta-feira
13h – Nando Araujo, harpa céltica – Concerto Meditativo
18h – Jonathan Faganello, harpa – rock
Currículos:
Duo Floratta
Tatiana Henna é intérprete e compositora. É bacharela em Harpa formada pela Faculdade Santa Marcelina e já atuou em orquestras sinfônicas, bandas de rock, projetos audiovisuais e eventos diversos.
Grupo Seiha Brasil
Tamie Kitahara lidara o Grupo Seiha Brasil. Ela asceu no Japão e veio para o Brasil em 1955. Na sua infância estudou koto no estilo Ikuta-Ryu e desde 1982 dedica-se ao estilo Ikuta-Seiha. A partir de 1982 viajou várias vezes ao Japão para aperfeiçoamento nas técnicas dos instrumentos koto e shamisen. Em 1982 ganhou concurso de Minyo (música folclórica japonesa) indo para o Japão e cantando no teatro Budo kan em Tokyo. Em 1996 foi aprovada em exame de aperfeiçoamento, tornando-se mestra e recebendo então o nome artístico Utahito, da escola Ikuta Seiha do Japão. Entre 1995 a 2011 esteve no Chile, na Venezuela, no Paraguai, na Bolívia a convite das respectivas Embaixadas para apresentar músicas tradicionais japonesas. Em 2003 e em 2013 foi ao Japão para participar das apresentações em comemoração dos 90 e 100 anos de fundação da escola Seiha do Japão. No Brasil tem se apresentado com vários músicos e artistas brasileiros de renome como Camilo Carrara, Shen Ribeiro, Gabriel Levy, Ângela Nagai, Valéria Zaidan, Paulo Tatit e com o grupo Mawaca. Atualmente é representante do grupo Seiha Brasil de Koto com 30 membros que realiza, anualmente, apresentações para difundir a cultura japonesa.
Jonathan Faganello nasceu em Rio Claro, interior de São Paulo. Em 1997 iniciou seus estudos com Harpa Paraguaia, sob a orientação do Argentino José Antônio Britez e desde então desenvolveu seu repertório com músicas típicas da América Latina. Aos 15 anos confeccionou seu primeiro instrumento com o auxílio de seu professor. Em 2004 ingressou como aluno bolsista na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (EMPEM) onde estudou Harpa Sinfônica, sob a orientação da harpista Angélica Vianna. E desenvolveu um repertório mais específico para música erudita. Participou do II, III e IV Festival “Vale do Café” onde teve o privilégio e oportunidade de aprender com renomados harpistas internacionais, como Helga Storck (Alemanha), Maristela Gonzales (Venezuela), Carol Mclaughling (USA) e Marcelo Penido (Brasil), entre outros. Participou também do 6º Encontro Latino Americano de Harpas. Desde 2010 representa o Brasil no Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro – RioHarpFestival. Já se apresentou na Itália e Argentina. Atuou com a Orquestra Filarmônica e Sinfônica de Piracicaba, Sinfônica de Rio Claro e Banda Sinfônica de Limeira.
Nando Araujo é filósofo, músico, compositor, escritor e produtor artístico. Sócio-proprietário da Pense Música Produções: arte e educação. Graduado em Filosofia, mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM), Rio de Janeiro. Professor de Filosofia, Filosofia da Música e Ética na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Idealizador e apresentador do programa de televisão “Conversa Afinada”, exibido pela TV Universitária. Docente de Filosofia e Música na Escola Waldorf de Ribeirão Preto. Participa de Congressos de Musicologia, como o IASPM-AL (Havana – Cuba), tem dois livros editados: “Quando as Musas Usam Máscaras: ídolos e ideologias em Música” e “Flores Carnívoras: ensaios sobre a estupidez contemporânea”. Tem dois Cd`s gravados: “No Return” música instrumental autoral e DUO (Harpa e violão). Apresentou-se com a harpa céltica em vários palcos, tais como: Sesc Ribeirão, Sesc Santos, Sesc Vila Mariana, Fnac Ribeirão, Feira Nacional do livro de Ribeirão Preto, teatro Minaz de Ribeirão Preto, Rio Harp Festival (Festival Internacional de Harpa), Festival Fiato al Brasile ( Faenza, Itália). Nando desenvolve vários projetos envolvendo a harpa: 1) “Celtic Brasil”; 2) “Celtic Beatles” (quarteto de cordas https://youtu.be/Tj4vR52lWEc); 3) “DUO” (harpa e violão https://youtu.be/qVFfO65lxp0); 4) “Pelas Trilhas dos Celtas” http://youtu.be/ZY45Hxi5lJI); 5) projeto “harpa e voz” (https://youtu.be/IsEVftPO7R4). Na área da educação musical desenvolve um projeto pioneiro no Brasil de ensino de harpa céltica para o Ensino Fundamental da escola Waldorf de Ribeirão Preto.
Espetáculo Recordas
Juliana Starling é mestre e doutora em Música/Canto, ambos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, e bacharel em Música/Canto, pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Recebeu orientação vocal das professoras: Hermínia Russo; Martha Herr; Vânia Pajares, Elvira B. Crimi (Academia de Santa Cecília – Roma/Itália); Rita Patané e Maria Luisa Cioni, em Milão/Itália. Apresentou-se em diversos teatros e espaços como: Sala São Paulo; Theatro Municipal de São Paulo; Teatro Colón de Buenos Aires/Argentina; Kurhaus de Wiesbaden, Bad Schwalbach e Limburg (Alemanha), São Goar/Alemanha e no Palácio Foz (Lisboa/Portugal). Desde 2008 integra o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.
Soledad Yaya nasceu na Argentina deu início a fase brasileira da sua carreira ao ser convidada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo para participar de turnês na Europa, Estados Unidos e Sul América. Apaixonada pela harpa, desde os oito anos de idade, formou-se no Conservatório de Música de Córdoba e na Orquestra Acadêmica do Teatro Colón. Logo foi reconhecida no I Concurso Nacional de Jovens Harpistas, conquistando o Primeiro Prêmio: uma Harpa Lyon&Healy. Continuou seus estudos com Oscar do Campo em Buenos Aires e Marielle Nordmann, em Paris. Formada na Faculdade Santa Marcelina, é Harpista da Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo, professora de Harpa do Instituto Baccarelli e Diretora Artística do São Paulo Harp Day, projeto pedagógico internacional para difundir o ensino de harpa no Brasil.
Sandro Bodilon é bacharel em Canto pela Faculdade de Música Carlos Gomes e Mestre em Música/Canto Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp. Seu repertório inclui óperas como: “Bastien und Bastienne”, “A Flauta Mágica”, “As Bodas de Fígaro” e “D. Giovanni” de W. A. Mozart, “O Barbeiro de Sevilha”, de G. Rossini, “Carmen” de G. Bizet, “O Telefone” e “A Médium” de G. Menotti, “Madama Butterfly” d Donizetti, entre outras; além dos musicais “Show Boat” de Kerns, “Candide” de L. Bernstein. É integrante do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, desde 1990, e membro do Núcleo Hespérides de Música das Américas.
O Vento Celta surgiu em 2012 em São Paulo, Brasil, quando dois músicos resolveram unir seus talentos em um belíssimo trabalho. Dario Andino (Argentino), Harpista Internacional, atualmente estudando na FASC. Dennis Crepaldi (Brasileiro), flautista formado pelo Conservatório Musical Villa Lobos, iniciaram assim o duo de Harpa e Flauta. Com o tempo se juntaram ao grupo, Fabio Britto (Brasileiro), violinista formado pela EMESP e pelo Instituto Bacarelli e Fabricio Rinaldi (Brasileiro), multi-instrumentista, cantor e produtor. Em 2015 entra para o grupo a presença feminina, com Natalia Bueno (Brasileira), Violoncelista atualmente estudando na Escola Municipal de Música em SP, Eduarda Rimkievickz (Brasileira) musicista de Percussão étnica e Débora Ruba (Brasileira), Violinista formada pela UNESP. Assim nasce a formação atual, composta de Harpa, Flauta, Violinos, Violão, Violoncelo e Percussão étnica, com lindas interpretações do repertorio celta, medieval e Irlandês.
Dario Andino é músico internacional, argentino. Arranjador, compositor e produtor fonográfico. Pesquisa e leciona a harpa paraguaia desde os 13 anos. Aos 16 anos, foi 1° lugar no festival de música Latino America. Em 1998, ganhou o troféu Tacho ´i como solista de harpa, no Festival de Takuare´e. Em 2004, gravou Harpa Índia; em 2005, Harpa de David; em 2007, Naturalmente Harpa, seu primeiro disco Independente. Recebeu o prêmio Quality Bandeirantes em 2009. Em 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016 participou do V, VI, VIII, X, XI RioHarpFestival junto à cantora Cinthia Almeida. O endereço eletrônico www.facebook.com/dario.andino.
RioHarpFestival
O RioHarpFestival está na sua décima quarta edição e é um evento promovido pelo projeto Música no Museu que enaltece a harpa, o instrumento mais antigo da humanidade – alguns acreditam que ela tenha surgido mil anos antes de Cristo – é envolto de uma vasta simbologia.
A ideia é privilegiar a música de boa qualidade colocando em evidência esse instrumento milenar, sem distinção de procedência, escola ou época; da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros e estrangeiros.
As apresentações destacam-se pela diversidade de gêneros e estilos musicais que esse instrumento possibilita: clássico, étnico, popular, rock, latino-americana e até o funk.
Consolidado na agenda cultural carioca e paulistana, o RioHarpFestival ganha, a cada ano, cada vez mais espaços, com apresentações ainda em Minas Gerais, Alagoas e no exterior – Portugal (Lisboa e Porto) e Espanha (Madri).
O festival contabiliza, só no Rio de Janeiro, 106 apresentações no total, envolvendo 36 músicos de 25 países e com um público de aproximadamente 25.000 pessoas.
Serviço:
IV SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas
Entrada gratuita, com retirada de senha a partir de 1 hora antes do início das apresentações.
De 10 a 12 de abril, quarta à sexta, duas apresentações, às 13h e às 18h.
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo -SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.
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Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
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