A União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo, popularmente chamada de Bunka São Bernardo, ou mais simplesmente, Bunka SBC, realizou no dia 15 de abril de 2023, em sua sede localizada na Rua Bragança, 15 – Vila Lusitânia, desse mesmo município, o seu 23º Festival de Temaki, “com público estimado de 400 participantes, entre convidados e comissão organizadora”, afirmou Morio Minami, vice-presidente da entidade, confirmando mais sucesso da entidade. “O Festival, no início, era realizado uma vez por ano, mas devido ao grande sucesso e a muitos pedidos passou a ser realizado semestralmente, continuando com a mesma repercussão”, revelou. “Entre se deliciar dos temakis feitos na hora, o público ainda pode se entreter com karaokê, por nossos cantores, e com taikô, pelo nosso Kien Daiko, grupo já renomado formado aqui mesmo no Bunka”, complementou.
O presidente do Bunka, Silvio Tadao Nakashima, e também da Rengokai SBC, concorda e acrescenta que… “já o temos (o Festival) como uma festa esperada pelo público, pela qualidade dos nossos Temaki, por nossa recepção aos convidados, pelo ambiente agradável e pelas apresentações de palco que oferecemos. Um preço muito justo por tudo que é oferecido”, sorriu. “O mais importante é que temos uma equipe muito unida aqui no Bunka, onde contamos com cerca de 100 colaboradores/voluntários para esse evento, o que nos deixa muito mais felizes por ser de forma espontânea”, enfatizou. “Vale ressaltar que somente na cozinha havia cerca de 30 senhoras, porque sem elas não seria possível essa realização, pela dedicação de há dias nos preparativos para que tudo saísse perfeito. Assim como todo o pessoal da estrutura e retaguarda”, reforçou. “Resumindo, o sucesso dos eventos do Bunka SBC é dedicação e alegria”, concluiu.
A presidente da UPK, Tiyomi Takase, que também é diretora do Departamento de Karaokê da entidade lembrou que… “em outubro faremos 24ª edição do Festival de Temaki, segunda deste ano, e que graças à ajuda de muitos voluntários dedicados é que tem sido possível estas realizações… e com sucesso!”, lembrou. “A união faz mesmo a força, mas o que me satisfaz mesmo é ver que quem nos ajuda o faz com alegria e boa vontade”, fez questão de lembrar. “Creio até que todos os associados querem participar destas realizações, tanto os jovens como os mais experientes, para torná-lo realmente uma festa!”, finalizou satisfeita.
O Festival
Apesar de anunciado um bingo, propositalmente, a comissão preferiu dar tempo para que os convidados usufruíssem à vontade do Temaki, prato principal do dia, para só depois de algum tempo apresentarem uma seção karaokê por cantores consagrados da associação, mas que, nesse dia, pela presença inesperada do renomado cantor Takeshi Nishimura, poderem também contemplar o público com uma apresentação dele.
Em seguida foi realizada a Abertura Oficial com as presenças de Hiroyuki Minami, secretário do Desenvolvimento Econômico do município, de Diogo Miyahara, assessor do vereador por São Paulo Aurélio Nomura e de Mitsugi Onoda, presidente da Associação Mizuho, além do presidente da entidade, Silvio Nakashima, e do Mestre de Cerimônia, Tetsuo Yoshimoto, que completaram a mesa.
Na sequência, o conhecido grupo Kien Daiko, que é “prata da casa”, fez vibrantes apresentações que empolgou o público. “Esse grupo foi formado, inicialmente por alunos do nihongako (escola japonesa) da entidade, em 2004, como atividade complementar, mas rapidamente se desenvolveu, aumentando o número de tocadores. Hoje conta com mais de 30 efetivos e passou a participar com frequência de eventos como festivais do Japão, onde haja possibilidade para divulgação da cultura japonesa”, explicou. “Participou também do filme ‘A Grande Vitória’ com os atores Caio Castro e Sabrina Sato”, complementou.
E o 23º Festival de Temaki se encerrou com 5 rodadas de Bingo com prêmios de qualidade, muita atenção nas cartelas e muita animação dos participantes.
Outras atividades oferecidas pelo Bunka
A entidade é estimuladora de atividades várias e por isso contemplada por simpatizantes em todas elas, conforme destaca Adriana Saito, secretária da diretoria do Bunka. “Em nosso kaikan temos Tênis de mesa e Vôlei, mas também Dança de Salão, Aikidô, Odori, Coral, Minyô, Shodô, Kenko Taisô e Karaokê, além de um sólido Rojinkai (departamento de senhoras), sem contar o Badminton, do qual meu marido e filhas são praticantes”, justificou.
Até por isso contou sobre o sucesso que essa modalidade tem alcançado recentemente até em torneios federados pelo Estado de São Paulo. “Tudo começou com o Sr. Otsubo, que já o praticava desde a mocidade no Japão. Após montar quadras para demonstração, ganhou um kit inicial com redes e raquetes da Federação de Badminton do Estado de São Paulo”, iniciou sua explicação. “Como tínhamos aulas de karaokê de sábado à tarde, meu marido começou a jogar e a montar as quadras no mesmo horário”, justificou. “Começamos sem orientação, mas buscamos o professor Alexandre Omura, que era técnico do Clube Pinheiros que vem nos ensinando. Com o passar do tempo, acabamos nos federando como clube e passamos a disputar os torneios federados. Fizemos parcerias com escolas da cidade e assim temos também renovações de atletas, além de intercâmbios com outros clubes, nikkeis, coreanos, etc.”, justificando a popularidade atual desse esporte na região.
(Texto e fotos de Silvio Sano)
Parabéns Silvio San!!! Sempre atento aos acontecimentos da comunidade nipo-brasileira. E muito obrigada!!!
Arigatou, Noriko-san, pelo prestígio!