Espaços de bem-estar que valorizam a integração do homem com a natureza, com a fauna e com a flora marcam os 18 ambientes da exposição, na qual tendências e soluções são apresentadas com muita criatividade e total respeito à sustentabilidade. A Mostra é uma das atrações da Expoflora, que será realizada no período de 2 a 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira, aproveitando o feriado da Independência do Brasil), sempre das 9h às 19h, em Holambra, no interior de São Paulo.
Paisagistas, arquitetos, decoradores e engenheiros agrônomos, entre outros profissionais, se inspiraram nas origens da natureza e do homem ao colocar todo o seu talento e imaginação na criação dos 18 ambientes que compõem a Mostra de Paisagismo e Decoração, uma das muitas atrações da Expoflora 2022. São espaços que reverenciam o amor – a origem de tudo – e a relação do homem com a natureza, em meio a milhares de flores e plantas, das mais variadas espécies, tamanhos, cores e perfumes, muitas delas lançamentos desta edição do evento.
A Expoflora chega em sua 39ª edição. Trata-se da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que acontece no período de 2 a 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira, aproveitando o feriado da Independência do Brasil), sempre das 9h às 19h, em Holambra, no interior de São Paulo. Na busca pelas origens, os profissionais resgataram histórias e memórias individuais ou familiares, conectando-as à natureza e à vida, criando ambientes de bem-estar a partir da utilização de plantas e flores que purificam o ar, contribuem para curas, atraem pássaros, acalmam a alma e alegram os olhos.
O Jardim do Éden simboliza a natureza original. O Jardim Italiano, o Jardim Oriental e a Fazenda fazem uma conexão com imigrantes que foram fundamentais para o Brasil e, também, com nossos antepassados, estimulando as lembranças. Outros ambientes são um convite à integração com a natureza, à rotina saudável e à força interior que leva o ser humano a enfrentar as dificuldades, a celebrar o amor e a vida. Conforto e aconchego estão presentes em todos os espaços, com inovações e tendências.
Os espaços também celebram o amor em sua essência e apresentam soluções criativas para ambientes internos e externos, independentemente do tamanho, aplicáveis em casas com ou sem jardim ou apartamentos. Os ambientes incorporam materiais utilizados no dia a dia, transformados em móveis, utensílios e objetos de decoração em nome da sustentabilidade, outra preocupação constante dos idealizadores. O uso consciente da água e de materiais não poluentes, o aproveitamento sem desperdício dos recursos naturais e a utilização de recicláveis também se destacam na exposição. Não faltam locais “instagramáveis” para os visitantes eternizarem a visita em fotos.
SOBRE OS AMBIENTES
Ambiente 1 – Jardim do Éden – Jussara Schultz Bauermann (arquiteta e urbanista, coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp, campus Engenheiro Coelho), Margot Karklin Wolter (paisagista), Glaucia Miriã Mischiatti Souza (arquiteta e urbanista), prof. Mayara Christy Tavares de Lima Faria (arquiteta e urbanista) e Pollyana Ribeiro Prado Mamedes (designer gráfica).
Criado e executado por professoras e estudantes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, o ambiente convida o visitante a experimentar a história do jardim original sob o conceito do entrelaçamento da origem humana com a de um jardim. Cada elemento é criado, lembrado e adicionado, proporcionando as condições perfeitas para que o jardim se sustente. Luz, água, pressão, temperatura, ambiente, tudo é oferecido para que o jardim se torne completo, belo e perfeito, objeto de atenção e responsabilidade e não apenas o habitat humano. Tudo foi pensado de forma a proporcionar a aproximação do público com o jardim original. Para isso, propõe-se ao visitante uma experiência sensitiva por meio do contato com diferentes tipos de vegetação, como árvores, arbustos, gramíneas, herbáceas e forrações. Ao caminhar pelo ambiente, o visitante encontrará alguns dos principais elementos descritos na Bíblia sobre o Jardim do Éden: árvores majestosas, flores, plantas variadas, elementos que representam o Sol, a Lua e as estrelas, água e pedras preciosas, destacando-se a árvore da vida, no centro do ambiente. Quase duas centenas de flores e plantas foram utilizadas no espaço, com ênfase para espécies exóticas e raras, em especial a centenária oliveira. Minipitanga, sete copas africanas, esponja de ouro (Dracena), manacás da serra, palmeira pescoço marrom, clúsia gigante, palmeirinha-azul, jabuticabeira, buquê-de-noiva e barba de Moisés entre outras. Foram escolhidas plantas e flores de diferentes portes, texturas e cores que remetem à riqueza do Jardim do Éden, com predominância dos tons verdes e avermelhados. Também se destacam no ambiente enormes painéis artísticos, cujas pinturas apresentam a história da criação, segundo a narrativa bíblica. O ambiente conta, ainda, com mobiliários de madeira de demolição, cedidos pelo Unasp, oferecendo um espaço de estar aos visitantes.
Serviço
39ª Expoflora
Data: de 2 a 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira, aproveitando o feriado da Independência do Brasil)
Horário: das 9h às 19h
Local: Parque da Expoflora – entrada pelo estacionamento em frete ao Moinho dos Povos
Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)
Informações: no site www.expoflora.com.br, pelo telefone (19) 3802-1499 ou pelo e-mail centraldereservas@expoflora.com.br
Patrocinador: Coca-Cola FEMSA Brasil por meio das marcas Coca-Cola Sem Açúcar, e das cervejas premium Estrella Galicia e Teresópolis
Apoio: Ultragaz e Prefeitura da Estância Turística de Holambra
Deixe seu comentário