Exatamente.
Na primeira edição pós pandemia, em 2022, foram 293 os cantores inscritos; na segunda, em 2023, já foram 306; e, agora, este 26º Karaokê Taikai da MIZUHO, realizado no dia 13 de outubro de 2024, no auditório de sua sede localizada na Praça Tokuyama 2 – Bairro Cooperativa, em São Bernardo do Campo, foram 320 os cantores inscritos.
A satisfação por essa realização e ainda com sucesso é bem refletida nas manifestações de seus principais responsáveis, como o presidente da própria associação, Mitsugi Onoda. “A todas as associações que nos encaminharam seus cantores ao nosso XXVI Karaokê Taikai Mizuho, ao Patrocinadores, à Regional ABCD e Baixada Santista, quero expressar minha imensa e profunda gratidão em nome da Associação Cultural de Mizuho pelo enorme sucesso alcançado ao nosso evento”, foi inteiramente gratidão. “Desejo muita saúde a todos e espero revê-los em 2025, no nosso próximo Taikai”, concluiu já estendendo convite à 27ª edição desse taikai.
Como o coordenador geral, Francisco Inoue, teve problemas ligados à saúde justo no período de preparação do taikai, solicitou à reportagem para que ouvisse Nilson Kazuo Kabuki que, na lista da Comissão Organizadora consta como responsável pela contagem de pontos, mas que naquele período preparatório, como sempre, foi quem o supervisionou. “O XXVI Karaokê Taikai Mizuho, com 318 cantores inscritos, foi realizado em 13/10/24 com muito sucesso e com uma torcida bem animada. O evento iniciou às 8h00min e encerrou se às 19h00min; a competição foi subdividida em 38 categorias”, começou animado. “Computamos, neste ano, 36 Associações que nos enviaram os seus competentíssimos cantores desde 4 até 93 anos de idade”, prosseguiu. “Quero registrar o nosso agradecimento a Noboru Inoue San, um dos nossos associados que postou no nosso grupo de ‘WhatsApp’ que vale a pena ser compartilhado: ‘Obrigado por nos ter oferecido um dia muito agradável. Encontrar velhos amigos que não via há muito tempo”, revelou. “A Associação Cultural de Mizuho é filiada à Regional ABCD/Baixada Santista, no entanto, para realizar o Taikai dependemos também de outras Regionais e de Patrocinadores”, acrescentou. “Na minha humilde opinião, todos nós precisamos incentivar a presença de mais cantores, começando pelas categorias Doyo, Tibiko e dos Jovens em nossos Taikais. Noto que várias Associações deixaram de participar nestes últimos anos”, sugeriu. “Como o Karaokê faz parte da cultura nikkei a nossa missão é preservá-la. Os Taikais nos proporcionam sempre um ambiente agradável e muita amizade”, concluiu com reflexão.
O evento
Apesar do problema energia ocorrido nesse final de semana com sério risco de comprometer o taikai, rapidamente providenciaram um gerador (que poderá afetar as despesas vinculadas ao evento), a tempo de poderem começar conforme o programado. E contando com uma Comissão Organizadora composta por pessoas experimentadas e que, praticamente, participaram das três edições pós pandemia, tudo acabou transcorrendo sem incidentes.
A Comissão Julgadora foi composta por Yasue Kitsuwa (presidente), Tsugiko Hongo e Douglas Nishikawa.
Os apresentadores do dia foram praticamente os mesmos nas três edições, o que facilita ao cumprimento do cronograma, Foram: Francisco Inoue, Makoto Yoshioka, Elizete Inoue, Tomio Missu e Kimico Hirai.
A Sonoplastia foi da responsabilidade da Sasaki Som (Fernando Sasaki e Paul Ismério) e a Contagem a cargo de Taniguchi Informática (Kimiko Taniguchi).
A Abertura Oficial, que teve início pouco após o meio-dia com a mesa composta por Mitsugi Onoda, presidente da AC Mizuho; Masahiro Nishikawa, presidente da Regional ABCD Bx Santista; Tiyomi Takase, presidente da UPK; e, Hiroyuki Minami, vereador de SBC.
Após a participação do último cantor do dia e antes da última premiação foi oferecido ao público presente as apresentações-shows de Emílio Goto e Douglas Nishikawa.
Durante o evento, em respectivas categorias duas cantoras foram homenageadas por terem mais de 90 anos.
Após as imagens do dia, a seguir, confira a Lista dos Campeões por categorias e músicas.
Lista dos Campeões por categoria e música.
(Texto: Silvio Sano – fotos: do próprio e de Yugi Takamoto)
Deixe seu comentário