Nos dias 15, 16 e 17 de março, as comunidades okinawanas de Vila Carrão, Liberdade, Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde, Tucuruvi, Santa Maria, Vila Matilde, também das cidades de Araraquara, Brasília, Goiânia participaram do tradicional Festival da Cultura Okinawa em Caldas Novas, no estado de Goiás. O evento promoveu socialização entre as comunidades, com ginástica, caminhada, passeio de tremzinho, city tour, apresentação de sanshin, dança e karaokê. Além de aquecer o comércio local e fomentar a cultura de Okinawa entre os hóspedes do Taiyo Thermas Hotel, os uchinanchus trouxeram também a simpatia e a alegria de ser.
A décima quinta edição trouxe mais de 280 pessoas ao município de Caldas Novas para apreciarem as apresentações de danças de Okinawa, concerto com música com o tradicional sanshin comandado pela sensei Yukie Nakandakare, Marcos Oshiro e Raphael Kamia. Também teve uma performance diferente e divertida dos okinawanos Luis Nakamasu, Eizo Kanashiro, Celso Kawakame e mais dois voluntários que deixaram a timidez de lado, se vestiram de mulher, fizeram o maior sucesso dançando e cantando interagindo com a plateia os grandes sucessos de Okinawa. Os responsáveis pela grande festa foram Luis Nakanamassu, Akeo Yogui e sua esposa Maria Yogui, Jiniti Takara, Família Nakandakare.
Na ocasião o gerente do Taiyo Thermas Hotel, João Saito homenageou os idosos acima de oitenta anos, Sadako Uehara (86), Gisei Oshiro (94) e Shizue Oshiro (90). Cantou também parabéns para os aniversariantes do mês de março, com direito a bolo e velinhas. O hotel fez homenageou Jiniti Takara, Luis Nakamasu, sensei Kazue Shiroma, Maria Iroko U. Yogui, Marcos Oshiro e Raphael Kamia e Akeo Yogui e Yoshie Toma por suas contribuições socioculturais a comunidade okinawana.
Deixe seu comentário