Todo ano o bairro da Liberdade no centro da capital paulista se enfeita à moda japonesa com os tradicionais Noboris coloridas para agradecer o bom ano que passou e desejar boas festas aos visitantes. Desde 2020 que não é realizado no dia 31 de dezembro o tradicional Moti Tsuki Matsuri ou Festival do Bolinho da Prosperidade devido à covid-19. Esse ano não será diferente, os casos de covid-19 têm aumentado, e a Comissão Organização por motivos de segurança resolveu cancelar o evento.
Em entrevista, o vice-presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL Tamaki Yamamoto fala sobre a importância do evento para o bairro e para a cidade, mas 0 cancelamento se faz necessário. “O Moti Tsuki Matsuri é uma festa milenar no Japão, e meio século no Brasil, um legado dos nossos antepassados. A festa atrai centenas de pessoas de todas as regiões de São Paulo, inclusive do interior para o bairro da Liberdade. Porém temos a responsabilidade de não aglomerar, e os voluntários são em sua maioria pessoas idosas”, diz. “O evento tem como objetivo comemorar a passagem do ano, agradecer aos Deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano, abençoando a prosperidade e fartura do ano que está terminando, desejando muita saúde, paz e harmonia. Geralmente eram distribuídos cerca de 20 mil saquinhos contendo dois motis cada um, além de três mil tigelas de sopas de ozoonis”, destaca Yamamoto.
De acordo com Yamamoto, o bairro foi enfeitado à moda japonesa diferente dos outros anos que os enfeites se limitavam até o Torii. Desta vez as Ruas da Glória, Tomaz Gonzaga e a Galvão Bueno até o número 425 tiveram as tradicionais Noboris coloridos. “A Acal comprometida com a comunidade e o fortalecimento, a saúde de todos lamenta o cancelamento do Moti Tsuki Matsuri”, conclui o vice-presidente, e promete o ano que vem se tudo ocorrer bem, o festival está garantido.
Deixe seu comentário