CAPA Empresas & Economia

“Buffet Colonial” cinquentão em pleno exercício, muitas festas e histórias para contar…

Recepção com mulheres vestidas de kimonos.

Organizar uma festa com sucesso não é uma tarefa muito fácil, requer planejamento e organização. Mas a Família Yoshikawa tira isso de letra, pois trouxe do outro lado do mundo, da província de Osaka no Japão, a tradição, o requinte e a sutileza oriental para a capital paulista. Quando Iwano Yoshikawa, uma mulher empreendedora, muito à frente de sua época, vendia obentô (marmitas) na estrada em Osaka após a I Guerra Mundial para oficiais e civis que ali transitavam. O negócio da família foi crescendo, ela comprou uma casa na mesma rodovia e fez um restaurante Hatomiya (Casa de Pombo).

 

Inauguração do Restaurante Hatomiya (Casa de Pombo) em Osaka

 

Inauguração com mulheres para servir vestidas de kimonos

 

Durante anos um oficial do exército japonês frequentava o restaurante queria dar uma festa, solicitou a senhora Iwano se poderia ser em seu restaurante, ela não hesitou, a partir daí nasceu o Salão de Festas da família Yoshikawa naquela localidade. Mas com a chegada de II Guerra Mundial o movimento caiu. Para atrair os clientes e dar mais movimento e credibilidade ao local, Yoshikawa que antes só tinha garçons para servir, contratou mulheres para servir vestidas de kimonos, o negócio alavancou e está até hoje em Osaka.

 

Vendia obentô (marmitas) na estrada em Osaka após a I Guerra Mundial para oficiais e civis.

 

Faixada do Restaurante Hatomiya (Casa de Pombo)

 

 

Após a Segunda Guerra a família Yoshikawa decidiu expandir os negócios, e veio para o Brasil na década de 1960. Com a ajuda do amigo Hirofumi Ikesaki conseguiu comprar a marca Buffet Colonial de uma família italiana no bairro de Moema.  O Buffet Colonial tem mais de meio século fazendo festas e muitas histórias para contar desde a sua inauguração em 1968 sob o comando do neto Takashi Yoshikawa.

 

Enfeites e homenagens para inauguração do Restaurante Hatomiya (Casa de Pombo).

 

Equipe de trabalho em Osaka

 

 

Durante as décadas de 70 e 80 o Buffet Colonial começou a atender festas para japoneses, brasileiro e público no modo geral em São Paulo. Em 2000 o negócio foi expandindo com busca constantemente de aliar tradição à modernidade, com elegância e requinte. Atualmente o Buffet Colonial tem 50 funcionários diretos, sob administração de Takashi Yoshikawa e do filho Ricardo Yoshikawa (bisneto de Iwano Yoshikawa). O Buffet gera empregos nas áreas Governança, Coordenação de Eventos, Padaria, Produção de Sorvetes e Chocolates, Produção de Massas Artesanais, Lavanderia Industrial, Spa da Noiva, Serviço de Entrega de Produtos de Alta Gastronomia para pequenos eventos. Terceirizando produção de gastronomia para outras empresas exemplo; Fit  e Saladas. Com contratação de terceiros na decoração, som e luz.

 

 

Familia Yoshikawa em Osaka

 

Takashi Yoshikawa no escritório do Buffet Colonial no Brasil

 

Atualmente o Buffet Colonial promove mais de 20 festas por mês, entre eventos sociais, casamentos e corporativos, com Espaço de Eventos & Buffet além de  Banqueteria Interna e Externa. O Buffet oferece ao cliente a liberdade de montar o evento como ele desejar, com quem ele quiser da forma que sempre sonhou. Afinal são mais de cinco décadas acompanhando e realizando sonhos. Para isso, cada detalhe é planejado para tornar o evento um dia único e especial.

 

Do Obentô aos Sushis, Sashimis, Caldos, Massas, Salgados e Doces Gourmet

 

O Buffet Colonial tem mais de meio século fazendo festas e muitas histórias para contar desde a sua inauguração em 1968 sob o comando do neto Takashi Yoshikawa e filho Ricardo Yoshikawa (bisneto de Iwano Yoshikawa).

 

Da província de Osaka no Japão, a tradição, o requinte e a sutileza oriental para a capital paulista.

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Trabalhei no Buffet colonial em 1990 a 1993 fui recepcionista auxiliar de almoxarifado e garçom fiquei muito triste em saber que a empresa fechou foi muito bom trabalhar nessa empresa. desejo sorte a todos

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ