Mesmo tendo encerrado o período obrigatório da pandemia, só após um recesso de 5 anos, o Departamento de Karaokê do Cooper Clube voltou a realizar seu tradicional karaokê taikai, o 37º Karaokê Taikai Cooper Clube, no dia 29 de setembro de 2024, como sempre, no salão social que contou com o excelente número de 365 cantores previamente inscritos, repetindo sucessos anteriores.
O presidente do clube, Hirokazu Nitta, ficou muito empolgado com essa realização, demonstrando isso em suas falas durante o próprio evento e também à reportagem. “Muito obrigado por terem vindo ao nosso clube, para participarem do nosso 37º Karaoke Taikai. Cumprimentos a União Paulista de Karaokê pela realização. Agradecimentos a diretoria do Karaokê do Cooper e todos os voluntários que trabalharam na organização deste evento. Os jurados que compuseram a mesa, o pessoal de contagem das notas, fizeram o papel importante para que esta realização fosse um sucesso”, foi só gratidão. “Para os cantores, foi um dia muito especial porque puderam mostrar, ao público, sua musicalidade, bela voz, afinação… enfim, o talento musical. Palco rodeado de flores, som e jurados de altíssima qualidade”, complementou. “Aguardamos todos vocês novamente”, concluiu.
Para o presidente da Comissão Organizadora, experiente nessas realizações e campeoníssimo cantor, Carlos Miyamoto, a satisfação pelo sucesso obtido foi enorme. “Após 5 anos de paralização, realizamos o nosso concurso de karaokê com grande sucesso. Conseguimos 367 inscrições, de diversas entidades nikkeis de São Paulo e de cidades vizinhas e até uma pessoa de outro estado (Mato Grosso do Sul) veio para nos prestigiar”, afirmou. “Conseguimos reunir 20 crianças distribuídas nas categorias Doyo e Tibiko, coisa que nunca tínhamos conseguido antes. Foi um incentivo a mais, pois as crianças são o nosso futuro, para que possamos preservar a cultura japonesa. Tivemos um público recorde, tendo que por diversas vezes aumentar as quantidades de cadeiras para que pudessem ter o conforto para assistir as apresentações dos cantores, que brilharam mostrando todo o seu talento”, revelou. “Agradecemos principalmente aos patrocinadores que deram o suporte financeiro para o evento, e aos participantes e público que compareceram animando o evento”, reconheceu. “Aguardamos todos vocês para o nosso próximo taikai que já está marcado para ser realizado no dia 28 de setembro de 2025. Muito Obrigado!”, concluiu.
O Coordenador Geral da Comissão Organizadora, Toshihiko Uemura, foi mais técnico e realista em relação à realização dessa 37ª edição. “Retomando o Karaokê Taikai após 5 anos, devido à pandemia foi uma enorme satisfação retomarmos o taikai no clube”, afirmou de início. “Acho que, para o departamento de karaokê do clube, esse tipo de realização é importante porque traz muita motivação e reativação do mesmo. Digamos assim, de participação efetiva do grupo, de contribuição ao trabalho, porque se ficarmos sem nenhuma realização, como sem. kouhaku utagassen ou karakoe taikai, a impressão é de mesma rotina, todo mês igual, nada diferente. Por isso, esses eventos ajudam a fortalecer a união do grupo”, justificou. “Graças a Deus esse taikai mostrou bem a força de vontade do grupo, pela liderança Miyamoto-san, que tem esse dom e que, realmente, foi uma pessoa que dedicou com toda necessidade de preparação, de meses trabalhando muito”, estendeu sua gratidão a toda a Comissão também. “Por isso tudo, acho que o taikai foi um sucesso, não perfeito porque todos cometemos falhas, erros que observamos para os corrigirmos para melhorarmos ainda mais o próximo”, refletiu. “A propósito, foi uma realização do departamento de karaokê, mas percebemos que houve participação de outros setores também. Ou seja, esse evento serviu também para fortalecimento do karaokê como um todo, no clube”, complementou. “Parece que tivemos boa aceitação pelo público como um todo e por todos os cantores participantes, o que nos dá mais motivação para melhorarmos cada vez mais”, concluiu satisfeito.
O evento
Apesar do longo recesso ao Taikai, o departamento de karaokê contou com membros experientes em sua Comissão Organizadora o que possibilitou, mesmo com a participação de 365 cantores inscritos previamente, iniciar o evento conforme programado às 8h e encerrá-lo igualmente dentro do programado, próximo das 19h.
A Comissão Julgadora foi composta por Yasue Kitsuwa (presidente), Cláudio Tsutiya e Fusako Hara, todos associados da União Paulista de Karaokê.
Os cantores foram apresentados ao público por uma também seleta equipe responsável: Flora Saito, Tsugiko Hongo, Ayako Miyasaki, Toshihiko Uemura, Márcia Komati e Kozo Kawabata.
A Sonoplastia ficou sob a responsabilidade da Kitsuwa Som (Akira Kitsuwa e Kevin Kuwahara) e a Contagem, à cargo da Kaho Informática (Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita).
À Abertura Oficial compuseram a mesa, Hirokazu Nitta, diretor presidente do Cooper Clube; Carlos Miyamoto, diretor do Departamento de Karaokê; Toshihiko Uemura, coordenador geral; Tiyomi Takase, presidente da União Paulista de Karaokê (UPK); Yasue Kitsuwa, presidente do Júri; Marta Kashimoto, presidente da Regional Nishi; mais as assessoras Daniela Negreiro (Aurélio Nomura) e George Hato. Foi aproveitado o ensejo para homenagearem postumamente os colegas vinculados ao karaokê do Cooper falecidos nesse período dos cinco anos, com um minuto de silêncio.
Um dos pontos altos do taikai, como o presidente da comissão, Carlos Miyamoto, afirmou, foi a participação em massa de doyôs e tibikos, num total de 20 crianças inscritas quando apenas uma se ausentou. Assim, nos momentos de suas apresentações os pais, bem como avós, das respectivas crianças, se deleitavam, gravando-as ou tirando muitas fotos. E mesmo as crianças, antes ou depois de suas próprias apresentações, se aglomeravam à frente do palco sentadas no chão. Na hora das premiações essas cenas se repetiram.
Confiram, depois das seguintes fotos a Lista dos Campeões por Categorias, Músicas e Quantidade de cantores por categoria.
Lista dos Campeões por Categoria, Música e Quantidade de cantores por categoria
Categoria | Nome | Música | Quant |
B8 e 7 | SEIJO KAMIYA | ITAKO GASA | 4 |
A8 | YURIKO BANDO | TINDO MONOGATARI | 4 |
A7 | MINEKO TSUMURA | SHINOBU AME | 3 |
ESP 9 | HOZUMI MATSUDA | OTOKO NO ISSHO | 3 |
ESP 8 | HARUE KAWATO IKEDA | OTOKO BUNE | 3 |
ESP 7 | EMILIA KOIKE | ONNA HITORI TABI | 13 |
EXT 9 | HEIKO SAITO | YUKI TSUBAKI | 2 |
EXT 8 | NOBUKO KIYOHARA | ANATA NI SAITA HANA DA KARA | 15 |
EXT 7 G2 | YOLANDA YUKI | DOUSE SUTENEKO | 11 |
EXT 7 G1 | TADASHI HIRAI | KOOGUEN NO YADO | 9 |
SEXT 9 | HAKUYA MINOMO | KAGUEO SHITAITE | 3 |
SEXT 8 | SIZUKO ITO | INOTI SHIRZAN NO WATARIDORI | 3 |
SEXT 7 | RURIKO OSAKO | FUYU DONARI | 5 |
SHINJIN | FERNANDO YOKOTA | KITAGUNI NO HARU | 5 |
OMOIDE B | MIYULY SAKURAI | HITOMI | 5 |
OMOIDE A | KARIN HIRAI | AI NO ZANGUE DYA NAI KEREDO | 8 |
OMOIDE ESP G2 | MINAKO UEHARA | KEN HITOSUJI | 15 |
OMOIDE EXT G3 | KEIKO OGAWA | MINATO MATI CAFÉ | 16 |
OMOIDE EXT G2 | ALICE NISHIDA | TENSHI NO YUUWAKU | 14 |
OMOIDE SEXT | OLGA ITO | LAST SHIN | 7 |
DOYO C | ISABELA TAMURA | CHOHCHOH | 3 |
DOYO B | LETICIA GUNJI | TYURIPPU | 8 |
DOYO A | ALICE MIKA YOSHIMURA | KAMOME NO SUIHEISAN | 4 |
TIBIKO | YUDI MORITA | KITA NO RYOUBA | 3 |
B6 e 5 | WAGNER KAWAKAMI | YANAGASE BLUES | 7 |
A6 | RUTH OKUBO KINO | SAKE NO YADO | 5 |
ESPECIAL 6 | SUMIE KATI | FUTARI NO HARU | 13 |
EXTRA 6 G2 | FLORA SAITO | KAERENAI YORU NO BALLAD | 5 |
EXTRA 6 G1 | YOSHIO NAKANO | OTOKO NO USO | 13 |
SEXTRA 6 | MARIO KOBA | TOKIWA NAGARETE | 9 |
OMOIDE ESP G1 | DALTON ARIMORI | FUYU NO HIMAWARI | 9 |
OMOIDE EXT G1 | MAKOTO YOSHIOKA | AI NO OWARI NI | 8 |
A5 | KEIKO KARASAWA | KANASHII NEGAI | 3 |
ESP 5 | SATIE ONODA | ANATAGA SOBANI | 9 |
EXT 5 | KENJI TSUJI | SOEMONTYO BLUES | 7 |
A4 e 3 | MIKI ASAEDA | HANA NI NARE | 5 |
ESP 4 | ELISA WADA | YARAZU NO AME | 5 |
EXT 4 | FABIO TOMA | HANA NO TOKI AI NO TOKI | 4 |
SEXT 5 e 4 | MARIO HIDESHIMA | YUKI NO HANA | 6 |
ESP 3 | CARLOS YAMASHITA | OMOIDE MAIGO | 3 |
EXT 3 | MAKOTO YOSHIOKA | KOSHI NO MIYAKO | 5 |
B3 e 2 | TATIANE MIDORI N. HIROMI | SHOWA SAIGO NO AKI NO KOTO | 4 |
B1 | MIYULY SAKURAI | YAPPARI OSAKA | 5 |
A1 | KARIN HIRAI | AI NO ZANGUE DYA NAI KEREDO | 4 |
ESP 2 e 1 | KATIA TSUCHIYA | NAMIDA UTA | 4 |
EXT 2 e 1 | MELISSA UEHARA | YUME YABURETE | 2 |
SEXT 3 e 2 | MASAHITI SHIMADA | SHIZUKU | 1 |
POP | YONDYUS FOR EVER | GIVE ME A SHAKE | 2 |
INTERNACIONAL | MELISSA UEHARA | NEVER ENOUGH | 6 |
(Texto: Silvio Sano – Fotos: do próprio e de Yugi Takamoto)
Deixe seu comentário