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Apesar do público pequeno, Melodias Imortais mantém a ótima qualidade de sempre!

Mesmo sem a divulgação adequada devido às incertezas iniciais sobre sua realização, o 21º Melodias Imortais (Niponjin no Kokoro no Uta) acabou acontecendo no local de sempre, no grande auditório do Bunkyô-SP, na Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, no dia 18 de agosto de 2024, mesmo com pouco público, mas mantendo a qualidade técnica dos anos anteriores.

Ou seja, o diferencial, em relação aos anos anteriores, ficou por conta do pouco público e da ausência do insubstituível charme do saudoso apresentador Koji Michi. Muitos cantores afirmaram que uma das razões de os fazerem vir cantar no evento era devido à sua narração introdutória das músicas que sensibilizava os idosos presentes, no auditório, fazendo-os chorarem e, inclusive, a eles próprios, cantores.
Sérgio Tanigawa, que participa todos os anos e sempre se apresenta com alguma novidade representativa, dessa vez, em plena performance, agradeceu ao apresentador. “Na verdade, o que falei lá foi mais para retratar o que o Michi-san representava ao Niponjin, que o tornava o show mais esperado do ano. Não apenas aos cantores, mas principalmente aos odiityáns e obaatyáns, que também o aguardavam todos os anos. O evento é muito importante para cultura japonesa e, por isso, acho que é preciso manter essa tradição do Niponjin”, justificou. “Falei também por gratidão, pela dedicação dele ao projeto, por suas pesquisas às narrativas, pois colocava o coração e a alma até nos ensaios. Por isso, na hora, falei de forma impensada, sem combinar, para agradecer por tudo que sentia em cada show que fazia no Niponjin, para mim, o melhor show do ano, de todos que fazia”, enfatizou. “O evento, em si, marcou muito a minha vida, principalmente nas saídas, após o encerramento, quando os odiityáns e obaatyáns ficavam na fila para nos cumprimentar, alguns chorando, agradecendo, apertando a mão da gente por termos feito lembrá-los de seus pais e avós. Para nós, cantores, foi importante porque sentíamos que tínhamos feito algo que tocou nos corações das pessoas”, concluiu.

Ao dessa edição, portanto, por conta da falta de divulgação, pelo atraso na confecção dos banners, que às edições anteriores, no mínimo, seis meses antes já estavam prontos e espalhados pelo bairro da Liberdade e bairros de prevalência da comunidade, a consequência foi a falta de público.
Mesmo assim, para Paulo Miyamoto, um dos coordenadores gerais, o resultado foi considerado satisfatório. “Encerrado o 21º Melodias Imortais, mais uma vez com o dever cumprido, notadamente com a satisfação do público presente, menor do que as edições anteriores, mas justificadas porque pós pandemia houve redução do público presencia que, aos poucos, irão retomar”, justificou. “Tudo compensado pela apresentação dos cantores que se dedicaram com afinco a fim de fazerem grandes apresentações, juntamente com os membros da Orquestra The Friends, que se abdicaram de seus finais de semana para se apresentarem com perfeição. E com tudo isso pudemos, juntamente com todo o staff e o público presente, ofertarmos os produtos recebidos como doação à entidade Ikoi no Sono”, complementou. Nossos agradecimentos a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso do evento e já os aguardamos para a 22ª edição”, concluiu.

O evento
Começou às 10h em ponto e tendo como membros da Comissão Organizadora, pessoas além de experimentadas, também simpáticas a essa realização, o evento transcorreu sem nenhum incidente para se encerrar também dentro do horário programado, às 17h.

Como tem ocorrido nos últimos eventos, os cantores têm sido acompanhados pela Banda Grupo Friends formada por: Tadao Ebihara (líder, sax alto e soprano), Fumio Omori (sax alto2), Aika Shimada (sax alto1), Ricardo Jinbara (sax tenor2), Sérgio Kuwahara (teclado), Roberto Kakishita (teclado e violão), Dior Marcelo (percussão), Koji Kozawa – Gombô (guitarra), Rogério Jinbara (contrabaixo) e Ramon R. de Andrade (violino).

A programação
Começou às 10h com Radio Taisô (profª Itsuko Ichida), com Abertura Oficial realizada pelo mestre de cerimônia Kazuyoshi Kitagawa.

Bloco 1, pelos apresentadores: Kazue Takahira e Makoto Yoshioka

Bloco 2, pelos apresentadores: Makoto Yoshioka e Mika Takahashi

Antes do reinício das apresentações a partir do bloco 3, houve a reapresentação do Grupo Acal Rizumu Taisô para anunciar o início da Abertura Oficial, cuja mesa foi composta por Elzo Sigueta, presidente de honra da Comissão Organizadora; Tadao Ebihara, presidente da Comissão Organizadora; Eiji Ito, representando a União Paulista de Karaokê (UPK); e, Sérgio Sato, assessor do vereador SP, Aurélio Nomura.

Bloco 3, pelos apresentadores: Fernando Asato e Harumi Miyamura

Bloco 4, pelos apresentadores: Emi Fujino e Edson Michida

Bloco 5, pelos apresentadores: azue Fernando Asato e Kazue Takahira

Bloco 5, pelos apresentadores: Kazuyoshi Kitagawa e Kazue Takahira

No final das apresentações dos cantores, o mestre de cerimônia Kazuyoshi Kiitagawa, de forma tradicional, solicitando a todos, cantores e público, para cantarem o Hotaru no Hikari, deu por encerrado oficialmente o evento.

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

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