“O melhor ensinamento é e sempre será o bom exemplo”
Bons modos, educação, respeito, cortesia, empatia, honestidade, humildade e tantos outros valores, são frutos do ensinamento diário, dos pais na prática e não do discurso. Atualmente parece ter se tornado “comum” pessoas pregarem tais valores, sem ter a responsabilidade de seguir o que dizem. Se eximir da culpa sempre dando “justificativas” ou responsabilizando terceiros parece ser uma manobra “normal” nos dias de hoje e fortemente defendida, como sendo algo “bom e correto”.
Vivemos dias onde pessoas estão intolerantes, irritadas e que acreditam que suas razões justificam suas ações. Mas que ao serem questionadas sobre valores, pregam exatamente o oposto.
No Budo (Caminho Marcial) a teoria existe como forma de entender e explicar a prática. Sem a prática, a teoria se torna vazia e sem sentido. O praticante não “diz” que é humilde, perseverante, disciplinado, respeitoso. Ele precisa se esforçar para “ser”, ele precisa “praticar” muito e sempre. Ele precisa “SER” o exemplo.
No nosso dia a dia também precisa ser assim. Pessoas irão lhe tratar mal às vezes, pessoas mentirão, pessoas serão deseducadas e deselegantes, mas qual o exemplo que queremos dar a nossos filhos? O nosso ou destas pessoas?
GANBARIMASHOU!!!!!
Deixe seu comentário