“No Budo (Caminho Marcial) pensar e agir, necessariamente precisam ser uma coisa só”
O quanto nossa mente tem poder sobre nosso corpo? Ter tanta informação em um espaço mínimo de tempo torna nossa mente mais produtiva, melhor ou mais evoluída? Acredito que ter tanta informação, mas sem saber exatamente como lidar com ela, traz à mente, uma sobrecarga e ao invés de ajudar, traz expectativas não alcançadas, depressão, estresse, e com isso as diversas doenças tão “comuns” hoje em dia.
Na prática do Budo, o domínio da mente sobre o corpo é algo que se busca incansavelmente, não apenas pelo aspecto técnico, mas também porque um dia o corpo envelhece. Em termos práticos, de nada adiantaria ter uma técnica perfeita, se não houvesse a mente para dominar uma determinada situação (de controle sobre seus medos, aflições, hesitações, nervosismo, insegurança, etc) e aplica-la apenas no momento exato, pois para que esta técnica funcione, você precisa “estar lá”. Um Mestre diria que a mente pode realizar coisas inexplicáveis.
O ser humano parece ter evoluído neste último século, porém, sofre com problemas causados, talvez por má conduta do seu equipamento mais importante: sua mente. Ter domínio da situação e não se deixar levar pela “onda” pode ser um bom começo. Estar estressado não é “normal” e sim, causa problemas futuros de teor físico. Tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode parecer super produtivo, mas pode levar a uma situação de não conseguir mais “focar” em algo específico por um período longo.
Temos que ser produtivos e competitivos, mas temos que ter controle sobre nossa mente. Ser saudável mentalmente é tão importante quanto ser saudável fisicamente. Não há ganho nenhum na doença.
Nossa sociedade precisa de pessoas melhores e cada um deve fazer a sua parte!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!
Deixe seu comentário