“Olhar para trás para constatar apenas o quanto evoluiu”
Muito se destaca em relação à evolução do mundo moderno, das tecnologias, dos produtos. Mas acredito ser também ser necessária uma reflexão quanto à evolução em nós como pessoas, como seres humanos.
Passamos por momentos difíceis nos últimos dois anos, o que para muitos foi também um ponto importante para reflexão, para valorizar o que realmente importa, de entender melhor o próximo, de respeitar mais, de ter mais empatia. Por outro lado, também parece ter aflorado mais pensamentos egoístas e mais separatistas em muitas pessoas.
No processo de evolução, é necessário que cada um olhe para si mesmo e encontre os pontos “fracos”, ser humilde suficiente para reconhecer tais necessidades de evolução, e a partir de então, trabalhar duramente para se atingir tais objetivos. Lembre-se que a primeira coisa a fazer (reconhecer) é que a culpa não é das outras pessoas, não é da situação, não é de nenhum fator que não seja você mesmo.
No Budo (Caminho Marcial) todo treinamento é em busca de evolução, tecnicamente, mentalmente e espiritualmente. Um praticante deve buscar a perfeição, mesmo que possa parecer impossível de ser alcançada. Um praticante deve ter em mente que o objetivo deve ser sempre se tornar um ser humano melhor, um cidadão útil para sua sociedade.
No nosso dia a dia não é diferente e devemos buscar sempre esta melhoria, esta evolução. Não devemos aceitar as coisas “erradas” simplesmente com a desculpa “é assim mesmo”. Não, não é e não deve ser, devemos sim buscar o que é correto, sermos mais gentis, sermos mais “educados”, sermos pessoas melhores.
GANBARIMASHOU!!!!!
Deixe seu comentário