Que tal reunir a família e amigos para apreciar o “Encontro das Estrelas ou Tanabata Matsuri” nos dias 9 e 10 de julho, no centro de São Paulo. Em sua 43ª edição do maior festival japonês de rua do mundo: o Tanabata Matsuri, realizado pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, desde a década de 70, o evento acontecerá no tradicional bairro mais oriental da capital paulista, a Liberdade. Com uma programação cultural intensa das 10h30 às 18h repleta de apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia e outros atrativos típicos.
Conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, o Tanabata Matsuri é uma tradição oriental do século XI e que, na capital paulista, atrai visitantes de todo o país para fazerem seus pedidos através de fitas coloridas de desejos que simbolizam uma história de amor milenar.
Diz a lenda japonesa, criada há mais de quatro mil anos, que Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, certo dia, diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens.
Porém, em matrimônio e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, permitindo que o casal se reencontrasse apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.
Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega e o rapaz pela estrela Altair, que fica do lado oposto na galáxia –duas estrelas que realmente só se encontram uma vez por ano. Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nessa época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem. O festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades, sendo que o de Miyagui é o mais tradicional, com festividades realizadas em agosto para aproveitar as férias de verão das escolas.
Nos dois dias de evento, as principais ruas do bairro da Liberdade são enfeitadas com varões e galhos de bambus são estendidas as flores de papeis coloridos, e nos galhos são amarrados os pedidos através dos “tanzakos” tiras de papel coloridos são confeccionados, sendo cada cor representa um pedido (ex. branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus), no final da festa os tanzakos são queimados e a fumaça elevadas aos céus e os desejos são alcançados, através da história de amor milenar. Conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, o Tanabata Matsuri é uma tradição oriental da província de Miyagi no Japão do século XI e que, na capital paulista, atrai milhares de visitantes de todo o país.
Os organizadores garantem uma programação para toda a família com show de taiko, animê, apresentação de artes marciais, dança tradicional japonesa, além dos principais shows dos cantores da comunidade japonesa em São Paulo. Você não pode deixar de degustar as delícias do corredor gastronômico do evento e concomitantemente a feira de artesanato que será mantida na praça.
Ao final da celebração, os bilhetes passam por uma cerimônia xintoísta e são queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda, possam realizar os pedidos. Toda a programação cultural é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade.
Serviço
Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas
Dias 9 e 10 de julho de 2022
Horário: das 10h30 às 18h
Programação gratuita
Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo – SP
Acesso a portadores de necessidades especiais
Facebook: @acalliberdadeoficial
Instagram: @acalliberdade
YouTube: Acal Liberdade
Deixe seu comentário