Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Entretenimento Familia Karaokê Musica

A São Paulo Norte realiza mais um exemplar Festival Doyo, Tibiko e Juvenil!

Foi o 45º Festival Doyo, Tibiko e Juvenil, realizado no dia 6 de outubro de 2024, como sempre, no auditório da Associação Cultural Okinawa de Casa Verde, sito na Rua Ana Ribeiro, 89, e que superou as expectativas mesmo contando com 25 cantorezinhos inscritos previamente.

Esse evento foi idealizado com o intuito de manter as crianças mentalizadas na cultura japonesa a fim de garantir sua continuidade no meio da comunidade nipo-brasileira. Nesse caso, como sempre, contando com o apoio de nihongakkos da região, bem como por seus alunos. Atualmente, é promovido pela União Cultural e Esportiva São Paulo Norte – UCEESPN, cujo presidente é José Kanashiro, que também é um praticante do karaokê e incentivador de eventos como esse.
Mas o coordenador geral do evento foi o Diretor de Karaokê da mesma entidade, Nilson Mineo Morisava, outro assíduo praticante do karaokê e bastante empolgado com essa função que acaba de assumir e parece encará-la como missão.Assumi a diretoria do Karaokê da União São Paulo Norte este ano e já tivemos 2 eventos importantes: o nosso bingo anual, no dia 28 de setembro, e esse 45° Festival Doyo, tibiko e juvenil, em 05 de outubro”, justificou seu agradável apuro do momento. “Apesar do curto espaço de tempo, conseguimos realizar ambos os eventos com a ajuda de todos os colaboradores da entidade”, considerou. “Especificamente, com relação ao festival, foi um evento de muito orgulho, pois é muito importante dar continuidade a esse que é anual, para incentivar a criançada e jovens, para cantarem e se aprimorarem também na língua japonesa. Nesse, além disso, procuramos incentivar os jovens a também se desenvolverem em termos da desenvoltura ao se expressar e falar em público, o que fará muita diferença no futuro!”, justificou concluindo.
Por isso, uma das características de incentivo às desenvolturas das crianças foi mantida, que é a de se valer de apresentadores mirins, no caso, dos irmãos Nathan Matsudo Ifuku e Akari Matsudo Ifuku que, como também cantaram, cada um teve de apresentar o outro nas respectivas vezes. Foram introduzidos ao público pelo Mestre de Cerimônia, Jorge Suzuki.

Caio Suzuki que, além de jurado, é professor de karaokê, inclusive da própria talentosa esposa, Taís Iwano, esteve presente ao Festival com ela, porque também inscreveram o filho Yudi Suzuki, que já segue o caminho, de sucesso,de ambos fez questão de dar seu depoimento a respeito, mesmo sem ter sido jurado nessa edição. “Gostaria de enaltecer o grande trabalho que sr Nilson fez para realizar o 45 Taikai de doyou, tibikko e juvenil. Eu fiz questão de levar meu filho para participar pois esse tipo de evento deveria ser mais constante pois o karaokê depende das crianças para poder sobreviver! Espero que no próximo ano a UPK possa dar um suporte para eles e ajudem a divulgar esse belíssimo trabalho que como foi dito , começou a 48 anos atrás e nós temos a obrigação de não deixar acabar. Outro ponto muito positivo é que todos os participantes ganharam troféu. Meu filho sempre fala que todo lugar que canta ganha bombom e ele queria troféus pois vê os que eu e a mãe dele ganhamos e também queria!!!! Mais uma vez obrigado pelo convite e ano que vem vou me esforçar para ajudar a divulgar e também estar participando dessa maravilhosa festa!

O evento
Contando com uma Comissão Organizadora composta por voluntários voluntariosos o evento transcorreu sem anormalidades começando e terminando sem comprometimento nenhum de horário com o animado público presente.

E o Festival teve início a partir da Abertura Oficial porque, apesar de já ser a 45ª edição, sempre há, no público, pessoas vindas pela primeira vez, sendo necessário discorrer um pouco sobre sua história, papel incumbido ao Mestre de Cerimônia, Jorge Suzuki. Composta a mesa a partir do presidente da UCEESPN, José Kanashiro; do diretor de karaokê da mesma entidade e presidente da Comissão Organizadora Nilson Mineo Morisava; do presidente da Associação Okinawa da Casa Verde, Enkei Oshiro; do representante da UPK, Mário Hideshima; da presidente do Júri, Kiyomi Kanashiro; e da diretora cultural da SPN, Erika Sanae Aracava. Mas antes de dar as palavras aos convidados, aproveitando o momento, foi prestada homenagem póstuma à profª Yolanda Matsumoto que também tinha forte vínculo com a SPN e o próprio kaikan, com um minuto de silêncio.

Antes de dar início ao Festival, conforme citado acima, Jorge Suzuki apresentou ao público os irmãos Nathan e Akari, que se revezariam nas apresentações das crianças participantes.

O Corpo de Jurados, com todos trabalhando graciosamente, foi composto por Kiyomi Kanashiro (presidente), Tamie Aoyagui e Kazue Kakazu.

Em seguida, os cantores começaram a se apresentar um a um diante do júri e público de acordo com o programa distribuído a todos.

Encerradas as apresentações individuais, foi oferecido ao público um show do cantor mirim do momento, Yudi Morita que, inclusive, já vem participando, como convidado, de vários festivais do Japão que ocorrem por todo o estado de São Paulo. Ele também recebeu uma lembrança de agradecimento da Comissão.

Na sequência vieram as premiações quando, independentemente da classificação, todos receberam troféus diferenciados apenas no tamanho, além de guloseimas a todos.

Mapa Geral dos cantores no Festival

E para finalizar o Festival, assim como em todas as 44 edições anteriores, houve a confraternização entre todos, cantores, pais, jurados, comissão, diretorias e convidados, um evento exemplar, a ser seguido por outras associações foi a opinião geral.

(Texto e fotos: Silvio Sano)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ