No passado os óculos eram artigos raros e caros, que simbolizavam erudição, cultura, nobreza e status. Hoje além de necessários para a saúde da visão, usar óculos virou sinônimo de estilo. Para o design paulistano Robson Tomoki Hamasaki, habilidoso artesão em madeira desenvolveu mais de 30 modelos de óculos de madeira de reflorestamento, assim seus óculos unem saúde à moda, além de exclusivos são ecologicamente corretos. O que lhe rendeu o terceiro lugar no 33º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira em São Paulo.
Em entrevista no seu ateliê na Aclimação, o artesão de óculos, Tomoki declara que sua inspiração do trabalho em madeira foi uma influência de seus pais. “Minha mãe sempre me incentivou a trabalhar com madeira. Por outro lado, meu pai teve a iniciativa de mostrar os programas e conteúdos japoneses com trabalhos de madeiras”, confessa.
“Comecei a trabalhar com madeira produzindo mobiliário infantil com a técnica milenar japonesa de construção em madeira, conhecida como ‘wafu’, para escolas como mesas, cadeiras com tendência muito particular”, afirma. Conforme Tomoki, suas habilidades com a madeira foram evoluindo, entusiasmado com arquitetura japonesa, decidiu desenvolver óculos de madeira, criou a marca Lunethier (inspirado em madeira – “o artesão de óculos”).
Os óculos desenvolvidos por Tomoki, além de estilosos são pura arte, são delicados e ecologicamente corretos. Pois as madeiras utilizadas para a produção dos óculos são madeiras específicas e de reflorestamento como as brasileiras “Embuia”, “Nogueira”, “Roxinho”. O artesão também utiliza a madeira importada dos Estados Unidos “Maple”, os materiais como parafusos, tintas, cola, maquinário e instrumentos de manuseio com a madeira vem da China e Japão.
“O design que desenvolvo é personalizado, demoro uma semana para confeccionar um óculos. Não é apenas um instrumento de auxílio visual, mas também um acessório de moda. Por exemplo, um óculos com bom caimento no rosto oriental, como também no ocidental. É leve, diversas cores ou natural, são resistentes e à prova d’água”, conclui Tomoki.
Yuki Hamasaki, irmão de Tomoki trabalha na Ótica Aclimação da família e administra a marca Lunethier explica que, “a madeira é atemporal, ele é clássico. É um material interessante para se ter como opção de acessório para compor o look”, define o administrador.
Aos clientes, Tomoki exibe um fantástico mostruário de óculos com modelos arrojados e delicados, com variedades em cores, unindo necessidade à moda. Sua assinatura tem características marcantes, ideal para incorporar ao estilo moderno e esportivo, e traços tradicionais que podem agradar às clássicas e às básicas.
Deixe seu comentário