A cidade de São Bernardo do Campo comemorou seu 467º aniversário no dia 20 de agosto de 2020. Aproveitando o ensejo e a impossibilidade, devido à pandemia, de se também comemorar o 112º da imigração japonesa no Brasil, conforme comunidade nipo-brasileira local realiza todos os anos na cidade, por iniciativa do vereador Hiroyuki Minami, a Câmara Municipal aprovou a realização de uma comemoração mútua com plantios das árvores simbólicas do Brasil-ipê e do Japão-sakura, na Praça Kasato Maru, localizado na Rua Joaquim Nabuco, do mesmo município.
Para isso, convidou representantes de todas as associações e entidades nipo-brasileira local, além de algumas personalidades, por realizações significativas ao município ou à própria comunidade. A solenidade teve transmissão ao vivo, via Facebook e lá permanece (página do vereador).
Dentro da programação, houve também apresentações de dois grupos conhecidos de taikô local, o Kiendaiko de São Bernardo do Campo e o Mizuho Wadaiko, da associação Mizuho.
Veja o significado dessa solenidade no texto, abaixo, de Kunime Iwamoto, presidente da Rengokai – União as Associações Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo.
Pano de Fundo
A comunidade Nipo-Brasileira de São Bernardo está representada por uma entidade denominada União das Associações Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo – Rengo-Kai, que agrupa quatro associações Culturais locais (Acrepa, Bunka SBC, Grêmio Rudge Ramos e Mizuho) cuja missão é promover, entre seus associados, atividades culturais, recreativas e esportivas com intuito de preservar e divulgar os valores e a tradição da cultura japonesa.
Em épocas normais, a entidade promove eventos regulares com essa finalidade de promover e divulgar a cultura japonesa: em Junho, mês de comemoração da imigração japonesa no Brasil, promove o Festival denominado Japão em São Bernardo, que em 2020, caso fosse realizado, estaria a sua 38ª Edição.
No mesmo mês, por iniciativa do Vereador Hiroyuki Minami, através de decreto legislativo, um personagem da comunidade nipo-brasileira é homenageado, com a outorga da Medalha João Ramalho, honraria destinada às pessoas que contribuem ou contribuíram significativamente com o município.
A homenagem, normalmente, seria realizada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em Sessão Solene. Para o ano 2020, o homenageado escolhido tinha sido o Sr. José Uematsu, empresário, há muitos anos radicado no município, contribuindo ativamente com ações empreendedoras e comunitárias em São Bernardo do Campo. No corrente ano, esse e outros eventos foram cancelados.
Outros eventos realizados pela Rengokai, em anos normais, para o grande público são o Undokai e Bon-Odori, Em 2019, foi realizado o 1º FIB – Forum de Integração Bunkyo, evento liderado pelos jovens da comunidade visando a busca de identidade nikkey e compreensão dos valores da cultura japonesa. Estes eventos também foram ou serão cancelados no ano corrente.
Em São Bernardo existem três locais físicos relacionados à comunidade Nipo-brasileira: Pavilhão Japonês na Cidade das Crianças, hoje um tanto abandonado, a Praça dos Meninos cujo paisagismo foi inspirado em um jardim japonês, com luminárias tyotins, lago de carpas e ponte típicas, local onde foi realizado o Bon-Odori da cidade. E a praça Kasato Maru, onde em 2008, centenário da imigração foi levantado este portal com formato de um navio, que representa o Kasato Maru.
A solenidade do plantio
Num ano atípico, onde praticamente todos os eventos públicos foram cancelados, para não passar em branco a homenagem aos 112 anos de imigração japonesa, o vereador Hiroyuki Minami promoveu esse da plantação de 10 pés de Sakura e 10 de ipê, simbolizando, através das árvores típicas do Japão e do Brasil, a forte integração entre os dois povos cujo início ocorreu em 1.908 com um grupo de imigrantes japoneses trazidos por este navio que dá nome à praça e muito bem representado pelo portal com o formato dessa embarcação.
As 20 árvores foram plantadas, uma a uma, pela autoridade municipal, Valter Moura Jr., Secretário de Desenvolvimento Econômico, representando o Prefeito Orlando Morando; pelo Vereador Hiroyuki Minami; pelos representantes de entidades locais, como as associações culturais nipo-brasileiras (Rengo-kai, Acrepa, Bunka SBC, Grêmio Rudge Ramos, Mizuho); Escola Harmonia; Seitas religiosas Seicho-no-Ie e Sukyo Mahikari; grupos esportivos de Tênis de Mesa e Gateball; além de cultura representada pela presidente da Regional de Karaokê, da União Paulista de Karaokê (UPK). Também participaram no plantio algumas personalidades como o homenageado do ano com a Medalha João Ramalho; Sr. José Uematsu, a arquiteta que projetou e construiu o portal Kasato Maru, Sra. Noeli Satiko Yasuhara; e, representando o Grupo Jovem do Rengo-kai de São Bernardo, Sr. Alexandre Ochiai.
As árvores foram gentilmente doadas pela Expo Plantas Ogata (Sr. Paulo Ogata), que também cuidará da manutenção das mesmas.
(texto: Kunime Iwamoto – fotos: da transmissão ao vivo)
Só uma correção: o nome do grupo de taiko da Associação Cultural de Mizuho é Mizuho Wadaiko!