Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Vida social intensa é a… fonte da juventude!

Foto: Silvio Sano

Já escrevi milhares de artigos que, atualmente, os chamo de krônicas porque no contexto não deixam de sê-las, e com letra “k” para caracterizar o vínculo com a comunidade nikkei… ou com o Japão. A letra é coisa minha até porque está presente em várias outras línguas quando representadas por caracteres romanos.
O fato é que, por ter escrito tantas e considerar que tenho autocrítica, posso afirmar que gosto mais de umas do que de outras, e que algumas sempre me chamam mais a atenção.
Uma dessas, muito antiga, da primeira fase de quando ainda escrevia ao extinto São Paulo Shimbun, começava assim: “Quando criança, achava que padre não pecava, professor sabia de tudo, médico curava qualquer doença, policial não roubava, correio cuidava apenas de correspondências, padaria fazia apenas pão, barbeiro apenas barba e cabelo, etc., etc. Até que um dia eu cresci!…
Mas ainda antes de crescer, e até há pouco tempo, também achava que nossos pais, a partir de certa idade, ou apenas cuidariam dos netinhos… ou caducariam… rs… até que chegou a era da alta tecnologia e da comunicação.
Pois é, minha convivência cada vez mais forte com a comunidade nikkei, devido aos livros, krônicas, karaokê, etc., aos poucos, foi mudando minha maneira de pensar também em relação a eles.
O que mais me chamou a atenção foi a presença enorme de idosos… sozinhos… em seus eventos, não de forma passiva, mas como protagonistas!
E não como simples protagonistas! Nunca imaginei minha saudosa mãe, vaidosa como essas senhoras. E não apenas elas! Os homens igualmente!… para se apresentarem nos karaokês ou para irem a bailes.
Com isso, e fazendo muitos amigos, como já abordei anteriormente, muitos desses idosos nem mais querem que os filhos venham busca-los aos domingos para os levarem a algum passeio porque já têm seus próprios compromissos.
Como se não bastasse, a vivacidade (jovialidade?… rs) com que nos proporcionam nos diálogos é admirável! Acho que até por isso alguns estão se saindo muito bem, inclusive eu… rs, nos eventos virtuais e de forma invejável a muitos jovens. Né, não?!

 

 

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ