Não?! Pois deveriam conhecer!!
Trata-se da Associação Nipo-Brasileira de Letras e Artes – ANBLA, presidida, em sua primeira gestão, por Célia Sakurai (doutora em Ciências Sociais e Prêmio Jabuti), atualmente, fundida com a cinquentenária a ACL Nikkei Bungaku do Brasil, promotora do Concurso Literário Yoshio Takemoto (36ª edição, neste ano).
A ANBLA nasceu, obviamente, com o intuito de agregar, apoiar e divulgar os escritores e artistas nikkeis (descendentes de japoneses) e não nikkeis simpatizantes da cultura japonesa. A fusão veio a calhar porque, apesar de seus mais de cinquenta anos de riquíssima existência, a Nikkei prenunciava um final infeliz, injusto, mesmo tendo praticantes da Literatura, idosos, mas ainda fervorosos e vibrantes.
No auge, décadas 70/80, a Nikkei chegou a ter mais de 400 associados, inclusive no Japão. E publicava, anualmente, três edições da revista Brasil Nikkei Bungaku, onde constava obras de seus associados, dos gêneros contos, poesias, haiku (haicai) e traduções, mesmos dos premiados no famoso concurso literário.
Por isso a fusão veio em boa hora porque contribuirá para manter viva a tradicional entidade e ainda apoiará os escritores que já de algum tempo escrevem em língua portuguesa. Aliás, até já vinha ocorrendo na mesma devido às dificuldades de sobrevivência que já despontavam, mas também pela necessidade de maior integração entre escritores de ambas as línguas. A fusão também garantirá a continuidade da revista.
E melhor ainda, porque passou a ser extensivo a artistas de todas as áreas. Por isso um grupo de atores do Coletivo Oriente-se já aderiu à ANBLA – Nikkey Bungaku; assim como um de danças tradicionais japonesas (Guinken Shibu); além de novos escritores.
E você, que é escritor ou artista nato… ou faz parte de algum grupo afim, não estaria interessado em se relacionar com essa entidade para maior visibilidade às suas obras? Entre em contato com a mesma que se localiza na Rua Vergueiro, 819 – sala 2, São Paulo (SP), ou pelo email kondoandre@yahoo.com, a André Kondo, vice-presidente da entidade.
Deixe seu comentário