“Almejar algo sem se esforçar para isso é um mal a ser combatido”
Nos dias atuais é comum pessoas desejarem algo (de preferência para ontem), mas que não estão dispostas a cumprir com o esforço necessário. Isto se torna ainda mais grave, pois este mau exemplo, está sendo transmitindo e já refletindo nas crianças. É comum hoje as crianças estarem jogando um determinado jogo no celular e após uma ou duas tentativas que não conseguem passar pela fase, ela simplesmente desinstala o jogo e procura outro. Talvez, a uma primeira vista, possa ser inofensiva esta decisão, mas isso pode se tornar um mau hábito e em tudo que se deparar com um obstáculo, pode-se criar sempre a saída pela desistência.
No Budo (Caminho Marcial) o esforço é a fonte para o resultado. A isso se adiciona muita disciplina e perseverança, de forma que o praticante entenda que o fator de “vencer a si mesmo” é uma sina constante, introspectiva e muito pessoal.
É preciso preparar as crianças e os jovens para um futuro onde eles saibam a lhe dar com os percalços da vida, e não utopicamente acreditar que não existirão problemas, ou que, como no celular, será possível simplesmente desinstalar um problema e baixar uma situação melhor.
Se todos nós, cada um faze a sua parte, nossa sociedade pode se tornar um lugar muito melhor, mais fácil de se conviver e mais justa para com todos.
GANBARIMASHOU!!!!!
Deixe seu comentário