Foi realizado no dia 05 de Maio de 2019, o 7º Festival de Música Kitsuwa, no auditório da Associação Shizuoka Kenjin do Brasil, localizado na Rua Vergueiro, 190 – Liberdade, São Paulo.
Diferentemente dos concursos de karaokês, trata-se de um evento em que os cantores cantam ao vivo, acompanhados da Banda Kitsuwa, o que implicaria em vários ensaios prévios com todos os cem cantores dessa edição. Mas não. De tão harmônica é a banda, composta apenas por membros da família Kitsuwa, oito ao todo, que apenas um ensaio foi suficiente para todos.
Por isso, alguns cantores que não puderam vir ao único ensaio, mas por conhecerem a banda, não se preocuparam com isso. “Sensei. Não poderei ir ao ensaio, mas vou cantar no Ongakusai. Com essa maravilhosa banda nota 1000 da família Kitsuwa, vou cantar sem ensaio mesmo!”, foi o que um dos cantores postou no grupo whatsapp da banda.
Após o último ensaio, à noite, a própria profª Yasue Kitsuwa publicou, exausta, que tinham ensaiado, nesses dois dias, os quase cem cantores. Uma proeza!
O Festival
Por não se tratar de concurso não havia comissão de jurados, mas Setsuko Kawai, Tereza Kato, Haruko Uchida, Reiko Watanabe, Takahata Shoji, Fusako Hara, prestigiaram o evento. “Hoje estou muito feliz por essa realização, principalmente pela presença de jurados amigos, visto que não se trata de um evento de competição, e também porque consigo exaltar aqui meus principais valores que são os alunos e os amigos”, afirmou Kitsuwa, agradecida.
Segundo a programação, o evento foi dividido em seis blocos de cantores, mais apresentações de alunos de teclado da profª Sanae Kitsuwa, assim como do Coral Kitsuwa.
Nos primeiro e segundo blocos foram quinze cantores em cada, todos adultos.
No terceiro, coincidentemente, foi também com quinze, mas apenas crianças.
À Abertura Oficial subiram ao palco, além das professoras Yasue e Sanae, Eiji Ito e Joji Izumi, representando a UPK, as professoras Setsuko Kawai, Tereza Kato e os coordenadores do evento, Mauro e Miriam Nakai.
Após o almoço, foi a vez da apresentação dos alunos de teclados.
“Nossa escola já tem dez anos, onde ensinamos teclado, mas também partitura. 100% dos nossos alunos sabem lê-la”, revelou, Kitsuwa
A seguir, veio o Show dos Professores, com Tadashi Watanabe, Reiko Watanabe e Tereza Kato.
E dando sequência à programação, dezesseis cantores do Bloco 4.
Depois, foi a vez da Apresentação do Coral Kitsuwa.
Como estímulo, o evento abriu possibilidade para quatro cantoras se apresentarem com CDs com uma seção especial de karaokê.
Homenagem à profª Kikuti Etsuko
Logo após a seção de karaokê, um momento de emoção pela homenagem póstuma da Banda Kitsuwa à profª Kikuti Etsuko, que fora muito ligada à mesma, principalmente à profª Yasue, além de muito amiga de quase todos os presentes nesse dia. Para isso, convidou o saxofonista Takayuki Hayashi, seu marido, para tocar uma música, de sua escolha, para homenageá-la com a banda, que optou por “Sen no kaze ni natte”. Emocionou a todos, desde o diálogo entre ambos até o auge quando finalizou sua apresentação.
Prosseguindo, em sequência, cantaram os demais cantores dos Blocos 5 e 6, encerrando assim o evento.
Mas preocupada com a boa repercussão que seu Festival está tendo, tornando-se cada vez mais atraente aos que gostam de cantar, a profª Yasue fez questão de ressaltar que… “como o Festival nasceu mais para poder apresentar seus alunos ao público, sem muita confiança no início, tendo receio de convidar cantores de fora, torcia para que eles se convidassem”, revelou sorrindo. “Por isso, conto com a compreensão dos que dele ainda não participaram, para que se convidem ao próximo”, concluiu com seu conhecido e simpático sorriso.
Deixe seu comentário