“Antes de tudo queria agradecer a Deus e à minha família que sempre me apoia e contar que minha história nos Paulistões foi de vitórias e derrotas e que, assim, aprendi que é também como se supera os obstáculos da vida. Por isso quero agradecer também ao público, regionais, jurados e, principalmente, à UPK por tudo que faz ao concurso por todo Estado. Ganhar um Grand Prix é emoção única! Por isso, ficou um pouquinho tarde, mas acordei para perceber que quando se ganha um, e se torna professor, tem de deixar esse gostinho aos outros cantores também. É a razão de este Paulistão ter se tornado especial para mim, independentemente da classificação, porque seria meu último, conforme já tinha revelado a alguns professores. Por isso, queria apenas fazer uma belíssima apresentação para que o público se lembrasse, sempre, de mim. A partir de agora quero trabalhar como professor, jurado e ajudando a UPK nesse sentido, além de incentivar as pessoas de São Paulo e do Brasil, através da música japonesa, para que consigam cantar belíssimas canções. Fiz cursos relacionados à música e educação musical para isso. Muito obrigado a todos”, assim Nobuhiro Hirata revelou à reportagem como será seu futuro a partir de agora, após supera os dezessete cantores classificados, cada um em sua categoria, à disputa do Grand Prix do XXV Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo realizado na cidade de Ribeirão Preto, nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2019. Suas conquistas anteriores foram em Presidente Prudente (1998), Ribeirão Preto (2005) e São Caetano do Sul (2015).
O 25º Paulistão, dia 15 de fevereiro
Um dia antes, conforme consta até do Regulamento, Representantes Regionais, Diretoria Executiva da UPK, Membros do Corpo de Jurados e Coordenadores da Comissão Organizadora participaram de um congresso técnico para as providências finais à sua realização, bem como para esclarecerem quaisquer dúvidas. Foi realizado em duas etapas, sendo que na primeira com participação de todos e na segunda, subdividindo em grupos, como o do Corpo de Jurados, do administrativo e dos apresentadores para os detalhes finais.
O 25º Paulistão, dia 16 de fevereiro
No primeiro dia, em respeito à programação e ao público para que evento se iniciasse pontualmente às 8h, o presidente da União Paulista de Karaokê (UPK), Pedro Mizutani, saudou os presentes às 7h50. Assim, o evento começou pela categoria E2, de cantores acima de 86 anos, depois categoria E1. Em seguida entrou a seção das crianças, do Infantil A ao E, com 86 crianças de 2 a 12 anos, até se interromper devido à Abertura Oficial, que se iniciou pouco após o meio-dia.
Abertura Oficial
Contando com as presenças do Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, do Cônsul geral do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, e da Secretária da Cultura do Município, Isabella Carvalho Pessotti, dos anfitriões Pedro Mizutani, presidente da UPK, e Elzo Sigueta, presidente de honra da UPK, além de representantes das principais entidades relacionadas à música e ao karaokê, como Akemi Nishimori, presidente da ABRAC e Julia Yoshimi Kitagawa, presidente da INB/Nak, a Abertura Oficial teve início pouco antes do horário programado.
Dentre as autoridades que subiram à mesa estiveram o ex-deputado federal Walter Ihoshi, mais Hiroyuki Minami e Luís Yabiku, secretários de São Bernardo do Campo e Campinas, respectivamente, além de outros representantes de associações vinculadas ao karaokê.
A Abertura teve início, conforme já se tornou tradicional, com o desfile das bandeiras do Brasil, Japão, Estado de São Paulo, Prefeitura de Ribeirão Preto e da UPK, seguidas dos representantes de todas as regionais, com respectivas bandeiras para se perfilarem à frente do palco de frente ao público.
A seguir, de praxe, foram cantados os hinos do Brasil e do Japão e, neste ano, especialmente, à comemoração do Jublileu de Prata, o coral Kitsuwa cantou o hino da UPK.
E após o minuto de silêncio em homenagem póstuma a algumas pessoas vinculadas ao karaokê e à própria entidade UPK que se foram nesse período dentre os dois eventos, teve início aos discursos de saudações ao público por parte de algumas pessoas da mesa, a começar pelo presidente da Associação Nipo Brasileiro de Ribeirão Preto, Silvio Sakamoto.
A seguir, Pedro Mizutani dando boas vindas a todos; Tiyomi Takase, presidente da Comissão Organizadora; Tadao Ebihara, presidente do Conselho de Jurados; Elzo Sigueta, Akemi Nishimori, Yukie Kakinoki (representando os patrocinadores), Walter Ihoshi, Isabella C. Pessotti, Hiroyuki Minami; e , finalmente, Yasushi Noguchi e Duarte Nogueira.
Aproveitando o ensejo, a UPK realizou algumas homenagens especiais como ao Cônsul Japonês Noguchi, ao Coronel Nakamura pela viabilização física das obras do evento e ao tio-avô de Pedro, Noboru Mizutani, cidadão ribeirão-pretano que se dedicou muito em prol da comunidade local.
De volta ao evento
Encerradas essas formalidades, o evento prosseguiu com mais 42 crianças (tibiko A a C) para, imediatamente, realizar as respectivas premiações delas que, além das normais, teve duas especiais, em dinheiro. Uma a Akira Iamaguti (Regional Sudoeste) pela melhor nota dentre os infantis e a Laís Shiba (Regional Leste), dentre os tibiko.
Na sequência, conforme programação, teve início aos únicos três yosens do evento (veteranos C2, C1 e B), mais a categoria Pop.
Apesar do horário tardio de encerramento nesse dia, pouco depois das 23h, público numeroso permaneceu até o final devido à categoria Pop, a mais animada e produzida do evento e porque o Grand Prix do ano passado, Jurassic Pop (Dyody Sasaki), veio dela.
O 25º Paulistão, dia 17 de fevereiro
No dia seguinte, beneficiado pelo fim do Horário de Verão, sem anormalidades, o evento se iniciou às 8h a partir da categoria D2 (76 a 80 anos) e prosseguiu dentro da programação até o momento das premiações, devido a imprevistos dessa seção que sempre causa algum atraso. Mas sem reflexo no humor do público pela interação que provoca com os cantores, por suas torcidas.
Nesse dia houve também premiações especiais, como a Zenko Higa, da Regional Leste, que obteve a melhor nota dentre os cantores das categorias E1, E2, D1 e D2, além de a Nobuhiro Hirata, da Regional Sorocabana, pela conquista do Grand Prix.
Houve também premiações à melhor pontuação por equipes (Dantai Sen), à Regional Leste; e de melhor torcida à Regional Centro.
Os cantores classificados ao Grand Prix foram, por ordem de apresentação: Noriko Kurimoto (Sul 2, vetD1), Kimio Suzuki (Oeste, Pop), Zenko Higa (Leste, vetE2), Akemi Ito (Centro-Oeste, adultoA), Yoshio Iwakura (Oeste, vetD2), Enzo Zakimi (Leste, juvA), Akira Ikawa (Central, vetD2), Kenji Kunitake (Centro-Oeste, vetC1), Hideo Tanaka (Leste, vetB), Tadashi Ando (ABCDBxSant, vetE1), Felipe Ikeda (Sul 2, AdultoA), Nobuhiro Hirata (Sorocabana, vetA), Sayuri Ohashi (Sul 1, adultoB), Mitsue Kina (Centro, vetD1), Paula Hirama (Centro-Oeste, JuvB), Rafael Yassunaga (Centro-Oeste, juvB), Sérgio Taninaga (Sudoeste, vetB) e Sayoko Morioka (Sudoeste, vetC2).
O ponto alto ao deste ano, muito comentado nas redes sociais e até pelos apresentadores, foram as imagens por trás dos cantores, a maioria, com temas associados às respectivas músicas, elaboradas por Flávio Ishizuka, responsável pela BKC Produções e Eventos. “Por minha própria conta, passei muitos dias pesquisando na Internet”, revelou.
A festa das comemorações
As comemorações começaram desde as premiações pelas categorias que definiriam os cantores que disputariam o Grand Prix porque contemplou de 7 a 10 cantores por categoria, com os troféus entregues um a um. Como cada qual representava alguma regional, a vibração crescia conforme chegavam às categorias de mais jovens.
O auge começou pelo anúncio da regional campeã do Dantai Sen, melhor aproveitamento de cantores que foi a Leste; depois da torcida campeã, Centro; e, finalmente, do campeão do Grand Prix, Nobuhiro Hirata.
Grupos de Jurados
Azul: Erika Kawahashi (coordenador), Irene Sacayemura, Kiyomi Kanashiro, Yukihiro Sakai, Kimiko Hirai, Orlando Shimada, Kiyomi Kodama e Noriaki Ejima; mais Toshiyuki Sano e Elisa Tomari;
Amarelo: Tereza Kato (coordenador), Cláudio Tsutiya, Koji Kuwahara, Solange Miyagui, Tsugiko Hongo, Fusako Hara, Armando Kono e Caio Suzuki; mais Misako Kuroki e Isao Kihara;
Vermelho: Yasue Kitsuwa (coordenador), Hideo Hirose, Satiko Ono, Tamie Aoyagui, Kozo Kawabata, Yaeko Hashimoto, Alexandre Hayafuji e Mary Hassunuma; mais Haruko Uchida e Kazue Kakazu;
Pop: Erika Kawahashi (coordenador), Yasue Kitsuwa, Elsa Fuchimi, Tereza Kato, Hideo Hirose, Cláudio Tsutiya, Satiko Ono e Alexandre Hayafuji;
Alguns Depoimentos
Pedro Mizutani, presidente da UPK: “Chegamos ao final de mais um Paulistão. Este evento foi muito especial porque comemoramos nosso Jubileu de Prata dos Paulistões, na calorosa cidade de Ribeirão Preto, por coincidência, minha terra natal, no clube onde casei e comecei a cantar”, revelou. “Tudo transcorreu com muita alegria, energia e união graças ao trabalho incessante da comissão organizadora e da participação efetiva e festiva da diretoria, professores, regionais, cantores, torcida e, especialmente, da comunidade do Nipo de Ribeirão Preto que tão bem nos acolheu”, prosseguiu. “Agora, todos juntos, rumo ao XXVI PAULISTÃO na cidade de São Bernardo do Campo, que com certeza será mais um grandioso evento!! Muito obrigado a todos…’hountoni arigatou gozaimashita’!”, concluiu.
Tiyomi Takase, presidente da Comissão Organizadora: “O XXV Paulistão foi um sucesso, mesmo com a chuva no sábado. A estrutura montada aos bazaristas, fora do kaikan, suportou-a bem; o mezanino à Comissão Julgadora, possibilitou perfeita utilização do mesmo; a climatização dos vestiários feminino e masculino foi boa; dentro do clube, com ar acondicionado, apesar do calor, estava agradável; os banheiros químicos foram suficientes e eficientes; o som impecável; as imagens no telão surpreendentes; e, o setor de alimentação funcionou bem. Outros locais estratégicos, como as salas da contagem de pontos, reunião e descanso dos jurados, estavam bem climatizados e funcionais. Enfim, graças à toda Comissão Organizadora, só posso dizer que foi um grande Paulistão.”
Mieko Nagayoshi, coordenadora geral: “Nossa mensagem é de agradecimento a todos: UPK, Regionais, Jurados, professores, apresentadores e imprensa em geral, pela oportunidade de sediarmos um evento tão importante à Comunidade Nipo-brasileira e ao universo do Karaokê. Obrigado pela presença, participação e colaboração de todos. Desculpe-nos por algumas falhas, mas tudo foi feito com muito amor e dedicação por todos nós. São os agradecimentos de toda a Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto e da Regional Mogiana.”
Deixe seu comentário