Que tal um rolê com a família, amigos e conhecer de perto a cultura japonesa? Vem aí o 50º Toyo Matsuri / Festival Oriental que será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, na Praça da Liberdade, no centro da capital paulista, promovido pela Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo. No dia 1 de dezembro (sábado), às 14h na cerimônia de abertura oficial, o Ministro do Xintoísmo, Kazuo Osaka caminha pela Rua Galvão Bueno para abençoar o comércio local.
Em sua quinquagésima edição especial, o evento traz meio século de tradição ao bairro mais oriental de São Paulo, a Liberdade, com ocupação da Rua Galvão Bueno, Rua dos estudantes e a Praça da Liberdade que serão enfeitadas com os tradicionais “noboris” (bandeira vertical) com estampa orientais dos comerciantes local. Além da famosa Feirinha de Artesanato, das lojinhas e restaurantes que compõem o bairro, o visitante poderá degustar das guloseimas no corredor gastronômico e comprar produtos orientais que serão expostos na extensão da Rua Galvão Bueno.
O festival terá como atrações as apresentações do Kenko Taissô, Radio Taissô, Artes Marciais, Hanayagui Kinryu Kai, Okinawa Goju -Ryu-Karatê do Hozonkai, Shan Shan Kasa Odori, Kitsume Yosakoi Soran e Tenryuu Wadaiko, Jya Odori. O público também apreciará shows dos cantores nikkeis Karen Ito, Joe Hirata, Ricardo Nakaze, Edson Saito, Diogo Miyahara. Destaque para o Desfile de Cosplay e Parada de Taikôs.
De acordo com diretores da Acal, Hisaji Akimura e Massayoshi Furuno, o Toyo Matsuri (que significa Festival Oriental), diferente da maioria dos eventos, não foi exatamente trazido do Japão, mas sim criado aqui na Liberdade, para reunir anualmente todos os visitantes e moradores para desfrutar da cultura japonesa de uma forma mais festiva e informal, criando laços e oportunidades para expandir a cultura. Os diretores são unânimes em dizer que, “o objetivo do evento é uma integração dos comerciantes e uma forma de agradecimento do ano que passou”.
Sobre Toyo Matsuri – No dia 27 de novembro de 1969, o bairro recebeu sua primeira festa organizada pela comunidade nipo-brasileira, com a apresentação de dança típica “Bon Odori”. No ano seguinte, em novembro, o viaduto da Rua Galvão Bueno foi batizado de Viaduto Osaka, uma homenagem ao convênio firmada um ano antes. No início de dezembro do ano de 1970, a Praça da Liberdade e parte da Galvão Bueno receberam mil galhos de salgueiro trazidos do Japão pelo vice-presidente da Associação de Confraternização da Liberdade (antigo nome da Associação) atual Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL, Tsuyoshi Mizumoto. Os galhos enfeitaram o bairro, que participou do concurso de decoração de ruas, que a prefeitura promovia anualmente.
A festa com o Bon Odori é realizada todos os anos, agora no início de dezembro. Surge no início da década de 1970, a ideia de transformar o bairro da Liberdade num bairro oriental, mais abrangente do que um bairro japonês, e a prefeitura adotou o nome de “Bairro Oriental da Liberdade”. Os enfeites do Toyo Matsuri são mantidos até o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.
Serviço
50º Toyo Matsuri – Festival Oriental
Local: Praça da Liberdade – São Paulo – SP
Data: 01 e 02 de Dezembro
Horario: dia 01 (sábado) das10h30 às 19h
dia 02 (domingo) das10h30 as 18h
Informações: (11) 3208.5090 e 3399.3000
E-mail: acalliberdade@terra.com.br
NOSSA, querida Luci san!!! Vai ser Festival MARAVILHOSO!!!
SUCESSO e ALEGRIAS a todos!!!