No dia 15 de setembro, das 7h30 as 13h, uma ação do Projeto RevitaLiba com mais de 350 voluntários limparão uma distância de 3km do bairro da Liberdade, entre praças, becos e ruas. Em sua segunda edição, será mais importante devido à ação global de limpeza chamada “Clean Up Day” e em homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Organizada pela JCI Brasil Japão, Consulado Geral do Japão em São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo.
A presidente da JCI Brasil Japão, Patricia Murakami quer conscientizar as pessoas frequentadoras do bairro com os valores da limpeza e organização dos japoneses que é tão cultivada e valorizada no Japão, mas não tanto no Brasil. Valores esses que foram reforçados no discurso do cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Nakamae e que foi apreciado pela maioria dos lojistas da região.
“A primeira edição teve início em 28/08/17 através do projeto RevitaLiba onde sua primeira ação foi mobilizar jovens para fazer um mutirão de limpeza no Bairro Liberdade e conscientizar toda a comunidade sobre a cultura do Oosouji (limpeza) do Japão”, comenta. “As ações de limpeza são apenas algumas das atividades que serão feitas para esse Projeto tão necessário para um bairro turístico e que muito representou a nossa comunidade oriental”, destaca a jovem Murakami.
O RevitaLiba faz parte de um programa de revitalização do bairro da Liberdade. O projeto foi idealizado pelo cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Nakamae com o objetivo de mobilizar jovens líderes da comunidade Nikkei a fazerem um mutirão de limpeza do bairro da Liberdade. Adicionalmente, um dos intuitos do projeto é de resgate da cultura japonesa no bairro da Liberdade que continua sendo um ícone da comunidade japonesa no Brasil, manifestada em vários aspectos: gastronomia, arquitetura, lojas japonesas, centros culturais, entre outros.
Outro objetivo proposto pelo cônsul é da criação de um legado para a comunidade de descendentes de japoneses ou não, principalmente para as pessoas que frequentam o bairro, pessoas que moram no bairro ou para turistas que vêm de diversas partes do Brasil para conhecer a fiel representação da cultura japonesa. A JCI Brasil Japão foi escolhida pelo cônsul para liderar o projeto com o apoio de mais duas entidades jovens, o Interkaikans e a Comissão de Jovens do Bunkyo. A cada dia que passa mais entidades e líderes têm declarado o apoio ao projeto.
Deixe seu comentário