Acontece neste final de semana, 19 e 20 agosto, o Festival do Japão do Rio Grande do Sul que comemora os 50 anos de irmandade entre as cidades de Porto Alegre e Kanazawa, na Academia de Polícia da Brigada Militar, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Mesmo com a distância de 18.830km entre as cidades-irmãs, elas se tornam próximas por meio da promoção de projetos interculturais e do compartilhamento de conhecimentos e experiências, estabelecendo laços mais próximos.
Kanazawa significa “Pântano de Ouro” e está localizado na província de Ishikawa, no litoral do Mar do Japão. A cidade é conhecida pela produção de folhas de ouro tradicional no Japão. As folhas de ouro são utilizadas no artesanato japonês desde o século XVI, especialmente para decorar objetos em laca ou cerâmica, a técnica de decoração virou símbolo da região. A principal atração de Kanazawa é o Kenrokuen, um dos Três Grandes Jardins do Japão e por muitos considerados o mais belo. Além disso, a cidade irmã de Porto Alegre tem uma vasta riqueza histórica, gastronômica e cultural o que desejamos apresentar na sexta edição do maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul.
Em Kanazawa existe um parque que homenageia as suas cidades-irmãs e para representar Porto Alegre há uma réplica do Laçador, um dos cartões-postais da Capital dos gaúchos. Para registrar o cinquentenário do tratado de irmandade, o governo de Kanazawa presenteou Porto Alegre com um Kotoji Toro, espécie de lanterna de pedra típica da região que embeleza o Kenrokuen, um dos Três Grandes Jardins do Japão, localizado na cidade japonesa. O monumento estará disponível no parque Moinhos de Vento.
O Festival do Japão na sua sexta edição promove a cultura japonesa como manifestação dos descendentes que vivem na região e desejam preservar a sua origem e descendência para demais gerações e ao público que frequenta o evento. Nos dois dias do evento serão apresentados os costumes, a arte, a culinária e os lazeres típicos dos japoneses. No palco principal teremos apresentações artísticas de cantores de música popular japonesa como Mariko Nakahira e Zenkyu Ogawa, apresentação do grupo de Taikô do Paraguai, Kotaro, dupla Vinicius Sadao e Yukiye Yassunaga tocando o instrumento Shamisen com músicas folclóricas minyo e é claro Karaokê com canções japonesas.
No evento teremos dança folclórica de Kanazawa, Hyakumangoku-ondo, demonstrações da cerimônia do chá, shodô, bonsai, origami, ikebana, artes marciais, exposição da miniatura de Kotoji-Touro presente dado a Porto Alegre e apresentação virtual sobre cidade Kanazawa. E ainda explanação de Kin-Paku, símbolo de Kanazawa (técnica de produção de folha de ouro e produto decorado com folha de ouro) e Yuuzen-Zome técnica de pintura para seda para fazer Kimono.
Para viver essa experiência oriental o ingresso é um quilo de alimento não perecível que nessa edição contará com a parceria Banco de Alimentos de Porto Alegre para coleta e distribuição dos alimentos à entidades assistenciais.
6º Nihon Matsuri – Festival do Japão RS
Data: 19 e 20 de agosto
Local: Academia de Polícia da Brigada Militar (Avenida Aparício Borges, 2001)
Horário: 10 às 17 horas
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Luci! Que bom foi tê-la conosco no nosso Festival! Nos vemos no ano que vem! Um abração! Maris Stella