Também devido à Pandemia, somado a outras razões burocráticas mais, consequências da mesma, finalmente, o XXI Karaokê Taikai do Bunka Kyokai de São Caetano do Sul foi realizado, no dia 24 de março de 2024, em sua sede sito à Rua Luiz Louzã, 170, em São Caetano do Sul, em grande estilo, contando com a participação de 443 cantores previamente inscritos.
Não à toa a diretora do Departamento de Karaokê, Alice Ito, ficou imensamente satisfeita pelo sucesso obtido nesse retorno ao formato presencial. “o nosso XXI Karaokê Taikai do Bunka SCS, realizado no dia 24/03/24, foi muito além de minhas expectativas porque correu tudo otimamente bem, com 443 cantores cantando num ambiente muito alegre e descontraído. Mas para nós, depois de quatro anos sem o realizarmos, encontrar os amigos de várias regionais, bater papo com eles, isso foi da maior satisfação. Eu acho que o sucesso do nosso taikai, o que falou mais alto foi a amizade mesmo. Todos estavam prontos para colaborar e participar. Acho que esse foi o grande motivo”
Igualmente satisfeito por esse retorno ao formato presencial e realização foi também o presidente da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul, Akio Ohira, pela realização na sede da entidade. “Como presidente desta associação, e em nome da diretoria, parabenizo a todos por esse grandioso XXI Karaokê Taikai do Bunka Kyokai de São Caetano do Sul. Neste palco, todos tiveram a oportunidade de brilhar e mostrar ao mundo o que os torna únicos. Cada nota, cada palavra cantada foi uma expressão da sua arte e sua conexão com a música. Não se trata apenas de competição, mas sim de compartilhar momentos de alegria, emoção e união através da música. Parabenizo também, os membros da equipe que trabalharam incansavelmente para tornar este evento possível. Seu comprometimento e dedicação foram fundamentais para o sucesso deste Taikai. Muito obrigado!”
O evento
Devido ao surpreendente grande número de inscritos, a Comissão Organizadora, resolveu iniciar a competição às 7h30 e com extrema eficiência fê-la transcorrer de maneira normal, apesar até de um adiantamento no período da manhã. Mas com agilidade a normalizou para encerrá-la dentro do programado para a satisfação geral.
Os cantores foram julgados por uma um júri composto pelos professores Yasue Kitsuwa (presidente), Irene Sacayemura, Claudio Tsutiya e Douglas Nishikawa.
Foram apresentados ao público às suas performances por Paulo Watari, Hideyuki Matsumoto, Tomio Missu e Tadashi Funabashi.
A Sonoplastia ficou sob a responsabilidade da Sasaki Som (Fernando Sasaki e Paul Ismério) e a Contagem a cargo da IBP Informática (Kimiko Taniguchi, apoiado por Paulino Takahara).
O Taikai seguiu sem decorrência de anormalidades, com muita tranquilidade e conforto aos presentes até a Abertura Oficial.
À Abertura Oficial compuseram a mesa, Alice Ito, Diretora do Departamento de Karaokê; Masahiro Nishikawa, presidente da Regional ABCD Bx Santista; Eduardo Banno, vice-presidente do Bunka SCS, representando o presidente Akio Ohira; Tiyom Takase, presidente da UPK; e, Yasue Kitsuwa, presidente do júri.
Em seguida o taikai transcorreu normalmente, inclusive com as premiações sendo realizadas no próprio palco principal.
Após as imagens seguintes, confira a Lista dos Campeões por Categoria e Música.
Lista dos Campeões por Categoria e Música
(Texto: Silvio Sano – Fotos do próprio, de Yugi Takamoto e de Paulino Takahara)
O Karaokê funciona normalmente ao público em geral ou é um evento fechado ???
Para assisti-lo é, normalmente aberto ao público em geral, mas para participar dele é necessário fazer parte de alguma associação das muitas que tem por toda São Paulo e Grande São Paulo. Desse, por exemplo, participaram 443 cantores de 54 associações.