Tendo em vista que o beisebol ainda não é uma modalidade de esporte muito difundida no Brasil, apesar de já termos vários atletas, desde há mais de 20 anos, jogando profissionalmente nos grandes centros mundiais como nos EUA, México, Canadá, Republica Dominicana, Itália, Taiwan e, inclusive, no Japão, o SP Giants Beisebol e Softbol Clube e o Estádio Municipal Mie Nishi, conjuntamente, resolveram realizar um evento para promover ainda mais essa prática esportiva no país, dirigindo especialmente às crianças, ao qual deram o nome de Beisebol Day.
Aconteceu no dia 26 de março de 2023 no próprio estádio (Av. Pres Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro, São Paulo – SP), a partir das 8h, com a participação, por inscrição, de mais de 70 crianças, graças à divulgação em escolas e redes sociais, como no próprio site da entidade (www.giants.com.br) desde apenas duas semanas antes, pelo flyer, em anexo.
Acrescentado dos seguintes dizeres:
“Você sabia que o beisebol é o esporte mais popular no Japão, e o segundo mais popular nos Estados Unidos?
Você sabia que nas Olimpíadas de 2028 o beisebol voltará ser um esporte olímpico?
Você sabia que o Brasil tem dois campeões na Liga principal americana de beisebol, a maior liga do esporte no mundo?
O beisebol é praticado no Brasil há muito tempo, e queremos que você conheça um pouco mais sobre o esporte.
Para isso convidamos você e sua família a estar conosco no dia 26/03/2023, no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, a partir das 8h para o “Beisebol Day”.
Um dia que separamos para que crianças a partir de 5 anos, meninos até 12 anos e meninas até 14 anos possam vivenciar e até jogar beisebol.
Será uma manhã inteira recheada de atividades relacionadas ao esporte e no final vamos jogar beisebol.”
Por isso, simpatizantes desse esporte, como Alex Endo, membro do Conselho do Giants foi um dos incentivadores para que o evento ocorresse. “Com 76 anos de história, no Giants passou muita gente que chegou ao auge da modalidade. A essas pessoas pedimos ajuda. Não em prol à Giants, mas à modalidade, para nos ajudarem na divulgação da mesma”, justificou. “Assim, ao evento conseguimos a presença do André Rienzo, que foi arremessador por Atibaia, jogou na Major League americana (Chicago White Sox e Miami Marlins), na seleção brasileira, depois Liga Mexicana, na liga Republica Dominicana e também na liga da Itália. Um cara que, durante 20 anos dedicou sua carreira ao beisebol e, atualmente, está no Brasil e nos ajudando nessa promoção para a divulgação da modalidade”, prosseguiu. “Por isso o dia foi bastante especial, porque teve essa aproximação de um cara como ele que foi profissional do beisebol, que jogou com os maiores jogadores do mundo e estava lá presente, frente a frente, para tirar fotos, dar autógrafos e dicas para fomentar ainda mais o beisebol”, complementou sobre Rienzo.
E prosseguiu sobre outro veterano que se destacou no exterior, após ser eleito o melhor arremessador da Copa do Mundo de Beisebol, em 2003 (Cuba), e que também atendeu ao convite para participar evento. “Kleber Ojima foi jogador de Tozan Campinas, Mogi das Cruzes, seleção brasileira, campeão mundial junior e, depois, no Japão jogou no Shakai League, das empresas japonesas. O auge, como profissional, foi quando jogou na Liga Taiwanesa, no anos seguinte à sua conquista como melhor arremessador mundial, onde até se tornou ídolo local”, destacou. “Atualmente, também no Brasil, tem fomentado essa modalidade esportiva no país. É uma das pessoas que vê essa importância de realmente trazer suas experiências, sua vivência às novas gerações”, concluiu.
Mas Alex fez questão de destacar também o grande apoio recebido pelos vereadores Aurélio Nomura e George Hato para viabilização dessa realização, e que estiveram presentes nesse dia. “No que se refere à infraestrutura para o evento, tivemos muita ajuda de George Hato para esse evento ”, afirmou. “George abraça a bandeira dos esportes desde há muito e, neste ano, literalmente, mergulhou na modalidade do beisebol. Através dele conseguimos algumas demandas ao estádio, via prefeito Ricardo Nunes, como para iluminação por refletores que, muito provavelmente, nos possibilitará assistirmos a jogos noturnos, coisa que não se via há mais de 30 anos, além de outras obras mais como às arquibancadas. É quem mais tem se dedicado bastante nesse sentido. A bandeira dele é a prática esportiva em convivência com a família para o bem da saúde, pela prática esportiva reduzir o uso de medicamentos”, concluiu sobre ambos. “O Aurélio ressaltou muito essa raiz da cultura japonesa que, embora haja dificuldade, escassez não é um impeditivo porque a comunidade japonesa é muito colaborativa, e que a união de esforços em prol de um objetivo é uma característica muito forte na raiz japonesa que acaba se tornando uma grande lição, um valor transmitido para que seja enraizado nas novas gerações”, destacou.
O vereador Aurélio Nomura também fez questão de dar seu depoimento. “O Beisebol Day foi uma excelente ideia para apresentar, às famílias e futuros jogadores, o que é o beisebol. Nesse dia o público infantil não apenas pode ver um jogo de crianças, como também pode praticar um pouco, para familiarizarem com a bola, com o campo e com as regras básicas. Tenho a certeza de que a garotada tenha gostado. Os pais puderam acompanhar a aula e conhecerem um dos principais ingredientes dessa modalidade que é o baiten”, brincou… “que é onde, no lanche e almoço os pais ao ajudarem na confecção das refeições, são integrados à família do beisebol, fortalecendo cada vez mais os laços de amizade e percebem que a formação de seus filhos alicerçadas na perseverança, lealdade, respeito, foco e amizade, que fazem do beisebol um complemento da educação, com inteligência emocional tão necessária aos dias de hoje”. Concluiu.
O vereador George Hato também trouxe suas impressões do que viu nesse memorável dia. “O Beisebol Day foi uma iniciativa extraordinária porque, com a presença de atletas brasileiros renomados no cenário mundial, como o Kleber Ojima e o André Rienzo, incentiva prática dessa modalidade principalmente às crianças”, e até por ser um ambiente familiar, muito acolhedor”, enfatizou.
“Fiquei muito feliz por ver o estádio sendo ocupado por crianças e por ver que, com as reformas que estamos realizando no estádio, estamos conseguindo revitalizá-lo e, aguardem… principalmente para a prática também noturna, pelos refletores sendo instalados”… e destacou que o Placar Eletrônico também está encaminhado, além de outras reformas, como nas arquibancadas… “ para torná-lo não apenas o maior do Brasil, mas também o melhor a fim de podermos trazer equipes como dos EUA ou Japão, para atrair mais público ainda”, complementou.
Olavo Mitsuo Kimura, do Bradesco, que também esteve presente e contribuiu com as fotos para essa reportagem também gostou da iniciativa. “Achei muito legal. Além de divulgar esse esporte é uma forma de mostrar sobre as regras e objetivo do jogo, respeito, disciplina, e que muitas vezes tem que haver um sacrifício para que o companheiro avance, porque se trata de um jogo de equipe”, lembrou. “Vale para os pais também que estão fora do campo, pois tem de haver união e disciplina mútuas para que os atletas, dentro campo, tenha êxito”, garantiu
A seguir, algumas das imagens desse Beisebol cedidas por Olavo Mitsuo Kimura.
(Texto: Silvio Sano, com a colaboração de Alex Endo e Fabiano Shiokawa – Fotos: Olavo Mitsuo Kimura)
Deixe seu comentário