Com um título adequado (Música é a minha vida) que retrata bem o perfil do cantor Nobuhiro Hirata conforme tem demonstrado desde o início de sua carreira quando ainda criança, foi realizado no dia 19 de Fevereiro de 2023, no auditório da ACAE de Presidente Prudente (Av. José Campo de Amaral, s/nº), o 3º Karaokê Taikai Nobuhiro Hirata Kayou Kyoushitsu, sendo o primeiro dele no formato presencial!
Como o primeiro foi realizado ainda no auge da pandemia, teve de se valer pelo formato virtual que já se transformara quase num boom no meio da comunidade nipo-brasileira. Assim como o segundo, no ano seguinte, mas ainda em plena pandemia. Foi um grande aprendizado ao manejo da tecnologia, mas ambos alcançaram bastante sucesso, como é de seu feitio, por se tratar de um cantor carismático e muito querido no meio.
Ao desse não poderia ser diferente. Por isso, mesmo sendo presencial e numa localidade a mais de 550 km de São Paulo, pode contar com 212 cantores inscritos de 30 associações participantes, de várias regiões do Estado de São Paulo e do Paraná. Também por isso, por ter muitos alunos na região e em todo o estado, pode contar com o apoio de todos e com alguns até colaborando, literalmente, na infraestrutura para o bom cumprimento da programação.
“Por isso, agradeço aos meus alunos e amigos que sempre estão ao meu lado me incentivando e apoiando, mas principalmente à minha mãezinha querida, Nobuko Hirata, e igualmente à querida irmã, Maureen, que sempre fizeram de tudo para que meus sonhos se tornassem realidade,” fez questão de enfatizar, Nobuhiro. “Bem como agradecer a todos os patrocinadores e apoiadores que tornaram possível a realização deste evento que tem um significado valioso para mim”, concluiu, muito agradecido.
Mas há quem tem dúvidas sobre qual formato seja o ideal. “Pensava que o presencial fosse mais tranquilo do que o virtual. Pelo contrário! No nosso primeiro, que foi virtual, mesmo com 1.006 inscritos, foi bem menos trabalhoso” começou a justificar, sorrindo, Maureen Hirata, irmã de Nobuhiro e coordenadora geral de todos os três taikais. “Neste, presencial, tudo que preparamos foi pensando em cada pessoa que viria prestigiar nosso evento, para que passassem um dia agradável e descontraído, reencontrando amigos e fazendo novas amizades… e também deixando uma recordação em suas memórias. Tudo muito simples e humilde, mas preparado com muito carinho para que todos se sentissem acolhidos por nós”, prosseguiu. “Claro que queremos fazer o melhor, mas nem sempre é do jeito que imaginamos. Falhas ocorrem, ninguém é perfeito, e já nos esforçaremos em corrigir ao próximo”, complementou.
E fez questão de acrescentar que… “O Nobuhiro é uma bola de surpresa, sempre nos surpreendendo com sua criatividade, antes e durante o evento… e nós, de última hora, precisamos nos virar para fazer acontecer. Foram meses nos organizando para a realização deste Taikai no formato presencial, mas muito gratificante em poder ver o resultado”, prosseguiu. “De modo geral, sem citar nomes para evitar esquecimento de alguém, agradecemos aos cantores, acompanhantes, associações, colaboradores, apoiadores, patrocinadores, alunos, amigos e familiares que, direta ou indiretamente, nos apoiaram e torceram para realização desse Taikai”, mostrou-se realizada. “Agradecimento especial a nossa amiga Eliana Nakamura por toda dedicação voltada para realização desse evento e à minha mãe Nobuko Hirata por apoiar nossas loucuras, quer dizer… das do Nobuhiro kkk…” encerrou, com largo sorriso.
O presidente da Hansoro, Regional Alta Sorocabana, Toshio Koketsu, gostou do que viu. “Essa terceira edição do Karaokê Taikai do Nobuhiro Hirata foi um grande sucesso!”, iniciou. “Foi realizada em parceria com ACAE. As duas primeiras ocorreram durante a pandemia no formato virtual, mas desta vez, sendo como presencial, superou todas as expectativas. Foi sem dúvida ‘o máximo’!”, emendou. “Parabéns Nobuhiro san por seu empenho coroado de êxito, porque você sabe planejar e organizar. Além do mais, sempre soube valorizar as pessoas que te ajudaram, te deram apoio no sucesso, tanto nas realizações quanto às suas ações porque reconhecem seu talento como cantor, bem como um grande apresentador”, prosseguiu. “Nas suas expressões você conclama o público da necessidade da união, da dedicação e amor pelo que faz! O seu comprometimento com associações e comunidades são as forças de legados que os antecessores pregaram”, enfatizou. “Portanto, vamos fazer bem à sociedade, pois há a recompensa incalculável , o reconhecimento e gratidão que são virtudes, te proporcionam a maior motivação e te deixam muito feliz!”, concluiu com satisfação.
O Taikai
… iniciou-se às 8h30, pelas categorias de Minyô (Kinju no Bu; Guinju no Bu; Koonen e Tyune no Bu; e, Seisounen no Bu) com cerca de 30 praticantes do estilo. Daí, seguindo o cronograma programado a partir da categoria Shinjin, prosseguiu normalmente. Mas não apenas devido ao Grand Prix que teve a participação de 20 cantores), como também pelos surpreendentes 33 cantores que se inscreveram às categorias Omoidê, o taikai acabou por se encerrar próximo das 21h.
A Abertura Oficial ocorreu conforme programado quando compuseram a mesa o próprio mentor e presidente do Taikai, Nobuhiro Hirata; Keiko Miazaki, representante da Asteca Hinomoto; Katsuyuki Sano, presidente do júri; Elsa Fuchimi, vice-presidente do júri; Pedro Gushiken, presidente da ACAE; Toshio Koketsu, presidente da Hansoro; Yoko Ueite, coordenadora de Karaokê da Regional Alta Sorocabana; Kendi Doi, presidente da ACEVI; Keido Yassunaga, Ryoiti Suwa, Emília Sato e Hiseko Yoshiara
A Comissão Julgadora foi composta pelos professores: Katsuyuki Sano (presidente), Elsa Fushimi (vice-presidente), Tamie Aoyagui, Eduardo Fujimori, Kazue Kakazu, Tadashi Watanabe, Luiz Miura, Susana Sano, Matiko Yoshigae (Minyô) e mais o jovem cantor Rafael Yassunaga (Internacional e Pop).
Os responsáveis por apresentar os cantores ao público eram quatro: Takahata Shoji (coordenador), Kazue Takahira, Emerson Iwami e Mika Yamassaki, mas Emerson, apresentador local, acometido por um problema de saúde repentino não pode cumprir essa tarefa.
A Sonoplastia fico a cargo da R L ProduSom (Melo) e a Contagem sob a reponsabilidade da KaHo Informática (Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita).
Conforme Nobuhiro afirmou, com uma comissão organizadora composta por amigos voluntários, mas também alunos seus, o taikai pode transcorrer sem incidentes para a satisfação geral tanto dos que do evento participaram efetivamente quanto dos que foram apenas para apreciar e aplaudir os protagonistas.
O Grand Prix foi vencido pela veteraníssima Hiseko Yoshiara, da Hiseko Yoshiara K.K., que teve de superar 19 outros campeões de outras categorias para levar um troféu em caráter definitivo.
Após as imagens abaixo, veja quem foram os campeões por categoria, desse evento.
Lista dos Campeões por categoria
(Texto: Silvio Sano – Fotos: Kazue Takahira, Leticia Yabiku e Patrícia Yassunaga)
Parabens a todos vcs que sempre acompanham e incentivam a continuidade da cultura japonesa no Brail