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UCK abre 2023 com Kouhaku presencial e… vitória da equipe vermelha!!

Contando com a participação de 52 pares de cantores, ou 104 no total, o 5º Shinnen Kouhaku Utagassen, realizado pela União Central de Karaokê (UCK), na sede da ACEAS Suzano (Rua Dibe Tanus, 535 Chácara Reunidas, Guaió – Suzano, SP), no dia 29 de janeiro, foi coroado de pleno sucesso, visto que contou com um público também de simpatizantes, que não cantam.

Mesmo com o tempo instável e tempestade até de granizo, o nosso evento transcorreu de forma perfeitamente normal, dentro do cronograma e para a satisfação geral conforme constatamos”, afirmou Takahata Shoji, coordenador dos apresentadores, confirmando o sucesso alcançado.
Os apresentadores deste ano foram, além do próprio, Mayumi Takahashi, Artur Takayama (vereador de Suzano), Cláudia Midori e Yoshiaki Shinde (convidado da Regional Sudoeste).

Mayumi Takahashi, também uma das apresentadoras, complementou a afirmação de Takahata. “Foi além da expectativa.  Pois como o presencial está voltando aos poucos e por ser um lugar afastado, tivemos muitos participantes que ficaram do início ao final”. E finalizando… “Pra mim, quem ganha ou perde não tem importância; pra mim, o importante é ver todos cantarem e saírem satisfeitos e felizes porque o karaokê (pra mim) é diversão e um momento pra curtir os amigos”, finalizou satisfeita.
Artur Takayama, ex-presidente da ACEAS Suzano, e atual vereador do município, e que foi um dos prejudicados pelo temporal ocorrido no dia, e também um dos apresentadores, fez questão de parabenizar a UCK e comissão pelo sucesso obtido, além de agradecer pelo convite para a missão de apresentar os cantores da equipe branca em um dos blocos. Como atual diretor da ACEAS, aproveitou para convidar os leitores a participarem das 4 etapas do campeonato de Tênis de Mesa que será realizada na associação, sendo a primeira delas em 19 de março próximo.
O Shinnen Kouhaku da UCK tem o objetivo de confraternizar e celebrar o ano que se inicia. É planejado e preparado pensando nos cantores, criando um clima diferente de concurso”, assim o descreveu, Cláudia Midori que foi também diretora e coordenadora do evento. “Pretendíamos que os cantores dessem seus shows e sentissem o prazer de cantar junto aos amigos de karaokê, o que acreditamos ter conseguido. Passamos um domingo agradável, descontraído e divertido”, garantiu. “A UCK agradece a todos os cantores, professores e amigos que estiveram conosco, tanto presencialmente como virtualmente na transmissão ao vivo. Obrigada”, concluiu.
Para Yoshiaki Shinde que, como sempre, traz também humor em suas falas… “os eventos presenciais estão começando a voltar com tudo… mas tem muita gente ainda tremendo nas bases na hora de cantar…”, gracejou. “Mas o bom também é que pude assistir alguns senseis cantando pela primeira vez… (Reiko Watanabe, Tamie Aoyagui… rs)” e o formato de transmitir via Internet alcança muita gente, é bem legal… mas é bem complicado de levar… e os apresentadores esquecem de ‘interagir’ com o público”, justificou sua preferência pelos eventos presenciais.
Kiyomi Kodama, que é músico, professora de karaokê e uma das tecladistas da Banda Cosmos, que fez parte do corpo de jurados, também deu seu depoimento. “O Kouhaku de UCK foi um evento cheio e alegrias e emoções. Depois de tanto tempo sem eventos presenciais , foi emocionante participar desse, ainda mais como jurada”, afirmou com satisfação. “Por isso pude ver no rosto de cada pessoa uma alegria que vinha da alma. Parabéns a todos os envolvidos no mesmo (cantores, apresentadores, comissão organizadora, turma da cozinha… enfim, todos!)”, complementou. “E… obrigada por nele ter podido contribuir”, concluiu agradecida.
O vereador de Mogi das Cruzes, Mauro Yokoyama, que também é ótimo cantor de karaokê e muito participativo nos concursos afins, dessa vez fez o papel de jurado. “Não pude cantar porque vou passar por uma cirurgia nas cordas vocais”, justificou. “Mas ser jurado foi também gratificante. Todos cantaram com emoção. Gostei demais de ver os amigos cantando com prazer”, demonstrando querer ter estado também no palco. E parabéns à UCK e comissão pela realização desse maravilhoso evento”, finalizou.
Dentre os cantores estava um que se reapresentou depois de longo período sem cantar, apesar de integrante de simpática família ligada à música, cujo pai, Kendi, é baterista da Banda Cosmos e a mãe, Keiko, extraordinária cantora de karaokê. Seu nome Douglas Massaki Ikeda (35). “Depois de mais de 10 anos sem subir ao palco aceitei novamente o desafio, mesmo achando que não teria condições de fazer uma apresentação à altura do evento. Aceitei cantar para homenagear minha família que ali estaria presente”. Justificou. “Foi muito desafiador e prazeroso, ao mesmo tempo, estar no palco novamente depois de tanto tempo. Um misto de nervosismo e satisfação ao ver o sorriso de todos que ali estavam para prestigiar o evento, principalmente, de minha família”, concluiu emocionado tendo em vista que sua mãe, em plena recuperação de saúde, também assistia à sua apresentação.

O Kouhaku
O evento teve início com Abertura Oficial, por pronunciamento do presidente da UCK, Akira Ikawa; devolução do troféu pela equipe feminina, que o conquistara no evento anterior, ao presidente e apresentação dos capitães deste ano, Gustavo Maekawa Harano, pela equipe branca e, Fumie Okamoto, pela vermelha.

A comissão julgadora foi composta por professores de karaokê, mas também por pessoas fortemente vinculadas ao canto em si, como Koji Kuwahara, Mauro Yokoyama, Paulo Aoyagui e Hiroshi Momose, pela equipe branca; e, Kiyomi Kodama, Sadaco Ikawa, Isabel Sakamoto e Maria Nakashima, pela vermelha.

O evento deste ano contou com uma equipe técnica extraordinária, cujo Som e contagem virtual ficou sob a responsabilidade de Roberto Anraku, que também o ofereceu ao vivo, via Youtube (https://youtu.be/lfOgkfEWe8s), e reforçado por espetacular cenário de fundo realizado pela equipe CCA Leds, enriquecendo todas as apresentações dos cantores, agradando plenamente ao público presente. Inclusive com uma trucagem híbrida, ao vivo e virtual, conforme abaixo.


Foi dividido em 4 blocos e, como sempre, nos intervalos, com alguma atração ou brincadeira para entreter o público enquanto os membros da comissão julgadora e equipe técnica também possam fazer uma pausa.
Dentre elas, a apresentação de Buyo Odori por uma dupla de senhoras do Nishikawa Ryu; uma brincadeira com dança Can Can por cinco homens travestidos de mulheres, Akira Ikawa, Shigueaki Ozono, Francisco Tashima, Fernando Asato e Leonardo Kubota, mais Kazue Takahira, “única estranha” no grupo; e, por fim,  o grupo taikô da profª Mary Nishimura.


Afora isso, destaque especial a alguns cantores que se apresentaram com figurinos específicos; a outros que trouxeram grupos para fazerem coreografias às suas apresentações; além do número grande de crianças participantes.

 
No que se refere à competição em si, a disputa foi acirrada conforme mostram os números fornecidos pelo responsável pela Apuração do Resultado, Roberto Anraku, que também foi o responsável pelo Som dos cantores.
O resultado final é que a equipe vermelha ganhou por uma diferença muito pequena. Utilizamos um sistema onde tem voto de jurados e voto público, onde os dos jurados tem peso de 70% e os dos voto público, 30%. Cada jurado ou público escolhe qual cantor foi melhor e registra o voto para esta equipe”, começou a explicação. “As parciais apresentadas sempre foram do voto público. A primeira parcial indicava vitória parcial da equipe branca com 55% dos votos. Na segunda parcial, a equipe vermelha virou e liderava com 59%”, prosseguiu. “Mas no final, com o critério dos percentuais adotados, o resultado final foi de 51% para equipe vermelha e 49% para equipe branca. E a festa ficou pra equipe vermelha , mas com vitória muito apertada”, acrescentou. “Se não fosse o voto popular, era para ser vitória da equipe branca. Mas como sempre prestigiamos quem nos acompanham, acho justo que o público também tenha participação nos resultados, não acha?”, justificou, concluindo.
Dessa forma, a equipe feminina, vermelha, saiu-se como a vitoriosa desse 5º Shinnen Kouhaku Utagassen da UPK 2023, cuja capitã Fumie Okamoto recebendo o troféu das mãos da coordenadora geral do evento, Cláudia Midori. Com esse resultado, depois de cinco edições, o placar geral ficou 3 a 2, ainda a favor da equipe branca, apesar da vitória anterior também ter sido da equipe feminina.


Ao final, perfilaram-se no palco “para as fotos”, toda comissão, jurados, cantores e convidados que ainda estavam presentes.

Após o encerramento houve o jantar de confraternização realizado no esquema “motiyori“ (sistema americano) onde cada participante trouxe um prato de salgado, doce ou frutas.

(Texto: Silvio Sano – fotos: Shigueaki Ozono)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

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