No dia 29/09/22, às 19 hs, o Boteco da Dona Tati, bar situado no bairro da Barra Funda, em São Paulo, realiza evento de lançamento do livro “A Formação das Sujeitas e dos Sujeitos Periféricos” escrito por Tiaraju Pablo D’Andrea. A obra retrata como a organização política, por meio da arte e da cultura nas periferias, foi uma das maneiras como a população se formou e resistiu aos ataques do neoliberalismo da década de 1990 até os dias de hoje. O evento, que é gratuito e aberto ao público, contará com a presença da pesquisadora Carolina Freitas e do Professor Dennis de Oliveira.
O livro, publicado pela Dandara Editora com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, também traz um capítulo dedicado à importância do grupo de rap Racionais MC’s para as periferias, ressaltando como este grupo formou politicamente toda uma geração, que passa a pensar as periferias de uma maneira diferente, propondo uma outra cidade e uma nova sociedade a partir das lutas antirracista, antipatriacal e anticapitalista. São sete capítulos e um posfácio sobre os dilemas das periferias contemporâneas e os desafios para o novo ciclo histórico.
De acordo com o autor, o livro tem dois propósitos: um sociológico e outro político. O propósito sociológico visa analisar as formas organizativas da classe trabalhadora moradora das periferias nos últimos trinta anos, principalmente ao redor da cultura. No entanto, ainda de acordo com o autor, essa busca de compreensão das formas organizativas passa necessariamente pela tentativa de entender as subjetividades periféricas e a formação de sujeitas e sujeitos periféricos nesse período, conceito que o autor analisa com profundidade na obra. Já o propósito político busca analisar os avanços e os limites dessas formas organizativas, compreendendo as potências, as derrotas e os desafios que se colocam no atual e no novo ciclo histórico que se inicia.
SERVIÇO
Lançamento do Livro “A Formação das Sujeitas e dos Sujeitos Periféricos”
Gratuito
LOCAL: Boteco da Dona Tati
DATA: 29/09/22
HORA: ÀS 19 hs
ENDEREÇO: R. Conselheiro Brotero, 506 – Barra Funda, São Paulo
Deixe seu comentário