No dia 15/09, às 20h, o Centro Cultural São Paulo sediará o lançamento do livro fotográfico “Eu tenho uma história que se parece com a minha”, de Tetembua Dandara, fotógrafa, performer e produtora cultural. A obra concebida por Tetembua Dandara, reúne histórias de quatro mulheres negras, de diferentes gerações, que trazem à tona a ancestralidade através da subjetividade.
A obra e os ingressos serão distribuídos gratuitamente, uma hora antes da sessão. Os interessados deverão se dirigir até a bilheteria do local. “A ideia do livro é falar sobre subjetividades que ultrapassam as primeiras referências quando se fala de ancestralidade negra. Narrativas de diferentes gerações, que falam sobre histórias não contadas”, explica Tetembua. O ensaio visual mescla fotos de diferentes tempos, de 1940 a 2022.
Construído em espaços em branco e preto, as imagens fotográficas se estabelecem como um diálogo, com poucas palavras, entre uma neta e sua avó Dirce Poli, de 94 anos, com interferências de sua mãe, Neuza Poli, e de sua irmã, Mafoane Odara.
Na ocasião, o público terá acesso a uma performance, que remete a uma casa com quatro cômodos. Em cada um desses espaços, estarão essas mulheres negras, que dialogam sobre suas vidas. Segundo a artista, os visitantes poderão transitar por estes ambientes o tempo que desejarem. “A proposta é materializar, nestes cômodos, o que não cabe em uma foto, em um tempo espiralado, não linear”.
A performance também contará com comidas, que serão preparadas por Tetembua, onde a artista convida o público para vivenciar essa experiência reconstruída pelas vozes, sabores e olhares presentes “Essa casa que recebia tantas festas e que agora, por meio dessa performance, atravessa o tempo e gera outros encontros”, finaliza a artista.
Este projeto foi contemplado pela 2ª EDIÇÃO DO EDITAL DE APOIO À CULTURA NEGRA para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.
Informação Extra
O Itaú Cultural foi o primeiro espaço a realizar a performance que complementa o livro fotográfico. A intervenção aconteceu no início do mês de setembro e mais de 150 pessoas passaram pelo local. “Esse projeto começou a se desenhar no formato de pesquisa fotográfica e discutia uma ancestralidade vivificada no presente, em 2018, no Itaú Cultural. Em 2022, esse mesmo espaço abriu as portas para que a pesquisa tomasse o formato de uma instalação/performance trazendo o público, adulto e infantil, como parte fundamental para construção dessa festa”, declara Tetembua Dandara.
SERVIÇO
Lançamento do livro, e performance, “eu tenho uma história que se parece com a minha”
Com Tetembua Dandara, Dirce Poli, Neuza Poli e Mafoane Odara.
Local : Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, São Paulo – SP – próximo a estação Vergueiro do metrô.
Horário : 20h15
Duração : até 90 minutos
Classificação etária : Livre
Ingressos Gratuitos
Deixe seu comentário