Uma das mais tradicionais festas da Alta Paulista, a “Festa do Ovo” aconteceu de 13 à 17 de julho, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, em Bastos no interior paulista. Em sua 61ª edição, o evento contou com atrações musicais com grandes nomes como Nobo. Apresentação de taikô, Bon Odori, karaokê e muitas outras atrações.
O organizador da feira agro avícola, Francisco Oura, confirma que a feira de produtos e negócios da Festa do Ovo, a mais antiga do país em relação à postura comercial, está em processo de organização. “A Festa do Ovo de Bastos volta a acontecer com a mesma força e disposição das edições anteriores, que a consagraram como um dos eventos mais importantes do calendário da postura brasileira”, confirma Oura. “Tivemos menos expositores”, comenta o coordenador da feira agro avícola. Isso porque, segundo ele, há empresas com restrições quanto à participação de suas equipes em eventos presenciais. “Por outro lado, há muitas empresas que, todos os anos, buscam participar da Festa do Ovo e não conseguem pois os espaços de estandes esgotam sempre rapidamente”, diz ele.
Francisco também indica que os valores para comercialização dos estandes permaneceram estáveis, sem aumentos de preço, o que também pode auxiliar as empresas fornecedoras nesse momento de crise por que passa a avicultura. “Não reajustamos os valores dos estandes justamente pensando nesse cenário, buscando dar margem para que mais empresas pudessem participar”, avalia Oura
O prefeito Manoel Rosa, de Bastos, também disse que outro evento tradicional do período, a Jornada Técnica, realizada pelo Sindicato Rural de Bastos, também aconteceu este ano dentro da programação da Festa do Ovo. Rosa confirmou que o Sindicato Rural também já procurou a Prefeitura para acerto de datas. Assim, a Jornada Técnica 2022 aconteceu no dia 15 de julho, no período da manhã, como é da tradição da Festa.
A festa contou com a presença do Cel. Kiyono, Professor Ii-sei Watanabe, Dra. Nize Yamaguchi, Delegada Raquel Kobashi Gallinati, Yulicka Julie e Dirce Ikeuti da Associação doas Ex-Combatentes do Brasil Secção de São Paulo.
A Festa do Ovo nasceu em 1948, quando a colônia japonesa local comemorava o 20º aniversário de Bastos. No início era chamada de Nyushokussai e concentrava-se no dia 18 de junho, dia oficial da fundação do município, sendo realizada a cada cinco anos. Com o passar do tempo a festa foi ficando muito conhecida em nossa região e ainda nacionalmente, passando a ser realizada anualmente.
Deixe seu comentário