“Ter educação e respeito é essencial para uma sociedade do bem”
Pode ser impressão, mas atualmente parece haver um crescente número de pessoas que acreditam que tratar mal seu semelhante, faltar com respeito e ser arrogante, é sinal de “superioridade” ou “não se sentir inferior” ao outro. Educação parece ser algo que muitos tentam evitar, demonstrando que acreditam ser melhor viver de forma individual e sem interesses com o bem estar do próximo.
Em um país onde se “prega” dizer não à desigualdade social, ao racismo, às inúmera fobias, é no mínimo estranho o quadro de intransigência e desrespeito que acompanhamos diariamente e em “todos” os meios e lugares.
Falam-me o tempo todo de como temos “sorte” de nossos filhos serem educados, respeitosos com todos e terem suas responsabilidades. Vejo e ouço isso com orgulho, pois educação é algo que os pais, “sim os pais” tem OBRIGAÇÃO de dar a seus filhos. Uns se dedicam e se esforçam e conseguem, outros transferem a responsabilidade e a culpa a terceiros.
No Budo (Caminho Marcial) a técnica é exaustivamente treinada, mas no final, o que importa é a “pessoa”, de como se evoluiu, de como se tornou um cidadão de bem e útil à sua sociedade.
No nosso dia a dia também é assim, educação é motivo de orgulho, pois é o princípio do respeito, tanto para ser respeitoso para com os outros, tanto para TER este respeito dos outros.
Educando é que haverá bons resultados no futuro.
GANBARIMASHOU!!!!!
Deixe seu comentário